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De olho no futuro

A Nissan destacou no Salão do Automóvel de Xangai 2023 dois conceitos. O esportivo conversível Max-Out, que fez sua estreia na China, e o Arizon SUV. Além deles, o X-Trail e-Power – também mostrado na feira e cotado para o mercado brasileiro – começou a ser pré-vendido no mercado oriental. O novíssimo crossover é resultado de uma das reformulações de um dos modelos mais abrangentes da história da Nissan. Apresentando tecnologias de ponta, como o trem de força elétrico e-Power de segunda geração e e-4Orce, o X-Trail promete uma experiência de direção poderosa, silenciosa, suave e estável. “Na Nissan, estamos trabalhando para criar um futuro no qual os carros sejam eletrificados e perfeitamente conectados ao mundo ao seu redor. Um futuro além da mobilidade, em que os veículos são uma solução para questões energéticas e sociais”, afirma Ashwani Gupta, diretor-executivo de Operações e diretor de Performance da Nissan. 

C3 de família

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O novo Citroën C3 Aircross está prestes a ser revelado ao mercado brasileiro. E a marca francesa pertencente à Stellantis divulgou uma primeira imagem de detalhe da frente do veículo. O modelo será produzido em Porto Real (RJ) e terá um comprimento maior em comparação ao novo C3, lançado no ano passado e também fabricado no sul fluminense. O C3 Aircross terá configuração para sete pessoas e poderá ter versões com o motor 1.6 16V EC5 e com o 1.0 turbo T200, o mesmo que equipa variantes dos Fiat Pulse e Fastback. O primeiro propulsor deve ser reservado para as configurações de entrada do C3 Aircross, com 113 cavalos de potência e 15,5 kgfm de torque com gasolina e 120 cavalos com etanol. As topo de linha terão o motor 1.0 turbo de 125 cavalos a gasolina e de 130 cavalos com etanol, com torque de 20,5 kgfm. O C3 Aircross será equipado com o câmbio manual de 6 marchas ou o automático tipo CVT com 7 marchas simuladas. 

Superelétrico por aluguel

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A Audi do Brasil anuncia a entrada do RS e-Tron GT no Audi Luxury Signature, o programa de assinaturas de veículos da marca, disponível na rede com mais de 40 concessionárias espalhadas por 37 cidades em todas as regiões no país. É o primeiro RS a ser disponibilizado no programa, que oferece agora 15 modelos do portfólio da marca das quatro argolas. O primeiro superesportivo elétrico da fabricante é ofertado em versão única e com mensalidades a partir de R$ 22.385, no plano de 36 meses. O preço do carro no Brasil parte de R$ 1,103 milhão. O modelo precisa somente de 3,3 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, com velocidade máxima de 250 km/h. O motor elétrico no eixo dianteiro libera 175 kW de potência, enquanto o traseiro entrega 335 kW. A potência total é 440 kW (600 cavalos) e o torque, de 83,5 kgfm. Nessa configuração, a autonomia fica em 433 quilômetros. No modo “Boost”, a potência aumenta para 475 kW ou 646 cavalos. 

Nova picape a caminho

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A Ford informa que iniciou os testes de fábrica da nova Ranger em Pacheco, na Argentina, em preparação para o seu lançamento nos mercados da América do Sul, no segundo semestre. A picape é totalmente nova, com processos de fabricação conectados 4.0, visando entregar um novo padrão de qualidade. “A nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões, aplicado em grande parte na transformação completa da fábrica de Pacheco, para se equiparar às unidades mais modernas da Ford no mundo, não só em termos de qualidade e eficiência mas também de ergonomia para os operadores. A sustentabilidade também foi prioridade com utilização de energia 100% renovável”, revela Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina. Construída em uma área com mais de um milhão de metros quadrados, a fábrica compreende todas as etapas do processo de manufatura, incluindo estamparia, carroceria, pintura e montagem final, além de uma unidade de motores e áreas administrativas. 

Carro de batalha chinês

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A chinesa Dongfeng apresentou recentemente o Mengshi M-Terrain EV, um superSUV inspirado no Hummer M1. Inicialmente mostrado como carro-conceito, o M-Terrain chegará ao mercado chinês ainda este ano. Os dados definitivos do M-Terrain EV ainda não foram divulgados. Por ocasião da apresentação do conceito, a Dongfeng revelou que o carro será vendido com a marca Mengshi (“guerreiro”) e seria dotado de quatro motores elétricos com bateria de 140 kWh, gerando mais de mil cavalos de potência e com autonomia de até 500 quilômetros. Também está prevista uma versão com autonomia de 800 quilômetros, possível com a combinação de bateria de 65,88 kWh e um gerador a combustão. Outros destaques do modelo são a suspensão pneumática de três níveis com capacidade de elevação de 15 centímetros e nove modos de condução. A plataforma do M-Terrain dará origem a outros veículos todo-terreno com diferentes tipos de carroceria e de trens de força. No momento, não há previsão de chegada do M-Terrain ao Brasil. A Dongfeng é uma das maiores investidoras da Seres, marca chinesa de veículos elétricos que está começando a oferecer seus produtos no mercado brasileiro. 

Para encurtar distâncias

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A GWM acaba de anunciar o lançamento da nova versão do seu site, com mais funcionalidades destinadas à venda da linha Haval H6 e suporte ao cliente. Entre os principais recursos, estão o localizador de concessionárias e o configurador de veículos com visão de 720 graus. No localizador, é possível encontrar os 44 pontos autorizados da GWM Brasil, que estão em processo de abertura mas já aptos para fazer a venda dos modelos H6 Premium HEV, H6 Premium e H6 GT, os dois últimos PHEV (plug-in), com preços promocionais de R$ 209 mil, de R$ 269 mil e de R$ 299 mil, respectivamente. Os valores são os mesmos para qualquer Estado, independentemente do frete ou da cor escolhida. Ao acessar o www.gwmmotors.com.br, o cliente só precisa indicar seu CEP para descobrir qual será a concessionária que poderá atendê-lo. Segundo a GWM, o sistema permite ao cliente de qualquer município do Brasil receber atendimento personalizado, podendo comprar um veículo da marca mesmo que não exista uma concessionária em sua região.  

Alívio no bolso

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Para tentar ajudar o motorista a economizar com o combustível, a Zapay – empresa de tecnologia e pagamento de débitos veiculares – recomenda algumas atitudes:
Manter o veículo em boas condições – Um carro com má conservação pode consumir até 50% mais de combustível. Por isso, é importante verificar regularmente o nível do óleo, a pressão dos pneus, os freios e os níveis do fluido da transmissão.
Reduzir (se possível) o uso do ar-condicionado – O equipamento pode aumentar o consumo de combustível em até 10%.
Manter uma velocidade constante – Dirigir de forma irregular, com acelerações e frenagens bruscas, pode aumentar o consumo em até 33%.
Desligar o motor se precisar parar por mais de alguns minutos – Desligar o motor em breves paradas ajuda a economizar combustível e ainda reduz emissões de gases poluentes.
Escolher uma rota com menos trânsito e semáforos – Para isso, é fundamental considerar a hora do dia e da semana e checar os sites de trânsito em tempo real.
Evitar transportar objetos pesados – O excesso de peso no veículo exige um esforço maior do motor. É importante que o motorista faça uma limpa no carro, evitando transportar itens desnecessários e mantendo o veículo o mais leve possível.
Encher o tanque ou abastecer aos poucos? – Não existe uma resposta conclusiva para esta questão. Há quem argumente que é melhor encher o tanque completamente para maximizar o uso do espaço disponível no compartimento evitando a entrada de ar. Por outro lado, alguns afirmam que abastecer aos poucos é melhor, pois evita a formação de bolhas de ar no combustível, podendo afetar a eficiência do motor. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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