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Depois de quatro anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada de 11 a 14 de abril no Rio de Janeiro a décima terceira edição da LAAD Defense & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina. O evento realizado no Riocentro, na Zona Oeste carioca, é restrito a autoridades e integrantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, dos bombeiros e da polícia civil de todos os Estados do Brasil e empresas do setor. Este ano, recebeu delegações de mais de 130 países. Além de servir de vitrine para armamentos de todos os tipos – de pistolas e fuzis até canhões e mísseis –, equipamentos de segurança, aviões, navios, drones e até sistemas de radar, entre os mais de 500 expositores da LAAD 2023 também estavam fabricantes de veículos e empresas de blindagem. Afinal, o evento é comercialmente estratégico para empresas do setor automotivo que produzem modelos adaptados para utilização por forças militares, policiais e de segurança particular. 

Destaques da indústria automotiva na LAAD 2023

Iveco Defense Vehicles

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          A Iveco Defense Vehicles (IDV), divisão de veículos de defesa do Iveco Group, produz em sua fábrica na cidade mineira de Sete Lagoas modelos blindados como o Guarani 6×6 UT30, o Guarani 6×6 Export e o LMV 4×4 Remax, usados pelo Exército Brasileiro. Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, tem tração 6×6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia. Apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta a localização por inimigos). A plataforma do modelo pode ser usada como base para uma família de blindados de várias configurações, dentre elas viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância. O blindado conta com o motor Cursor 9 Euro 3, da FPT Industrial, configurado para entregar 380 cavalos. Veículo tático para missões especiais com alto nível de proteção balística e antiminas, a viatura blindada leve multitarefas LMV-BR já foi adotada por países que fazem parte da Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega, e já esteve em campo em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade. A geração atual do LMV tem um motor FTP de até 220 cavalos de potência e transmissão automática. Também estava no estande uma miniatura do Centauro 2, um blindado 8×8 com sistema de armas principais equipado com um canhão de calibre de 120 milímetros utilizado para missões de reconhecimento e com capacidade de fogo para combater carros inimigos pesados. O motor é um Vector V8 de 20,0 litros com 750 cavalos, com transmissão automática de 7 velocidades.

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Ford

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          A Transit ambulância mostrada pela Ford na LAAD 2023 foi montada em um furgão longo com teto alto. Segue os requisitos do novo descritivo do SAMU, com dois bancos de atendentes voltados para frente com cinto de segurança de três pontos, maca biarticulada de alumínio e sistema de monitoramento com câmeras internas e externas que permite gravação, acesso remoto e telemetria. Já a nova Transit Chassi, que chega ao mercado no segundo semestre de 2023, apareceu no evento equipada como centro de comando móvel, com toda a estrutura de uma unidade de inteligência para suporte da polícia. Ela tem um mastro telescópico com faróis de leds e câmera móvel com visão de 360 graus, visão noturna e estabilização de imagem. Há também três câmeras nas laterais e na frente do veículo. O baú, totalmente em alumínio, tem interior do tipo escritório, com mesas, quatro cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café e frigobar. “A Transit Chassi chegará ao mercado pronta para receber vários tipos de implementos, que estamos desenvolvendo em parceria com modificadores para atender a diferentes tipos de aplicação”, avisa Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. 

Mitsubishi

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          A marca japonesa exibiu dois protótipos da picape L200 Triton GLS automática com adaptação para atender a vários órgãos de segurança pública. Os modelos foram totalmente adaptados na fábrica da companhia em Catalão (GO), de acordo com as necessidades dos órgãos atendidos, incluindo Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Eles contam com a inclusão de sinalizador, estribo, caçamba com capota e cela e radiotransmissor. A fábrica da Mitsubishi Motors em Goiás produz modelos adaptados a uma série de outras necessidades, como turismo, mineradoras e até automobilismo. 

Combat Armor Defense

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            A Combat Armor Defense, empresa especializada em blindagem, apresentou na LAAD 2023 a picape Nissan Patrol V-BOT, um veículo para operações táticas policiais com nível 3 de proteção balística, que protege de munições mais pesadas como fuzis e granadas. Com padrão VBL (Veículo Blindado Leve), é projetada para chegar em locais de difícil acesso e espaços limitados. A picape contém câmeras, megafone, cintas, run flats e outras ferramentas necessárias durante as operações. As seteiras permitem o armazenamento e manuseio das armas de fogo diretamente do veículo, sem expor os policiais ao perigo. Mas o destaque do estande era o V-Raptor, um veículo em monobloco de uso militar com produção nacional – a fábrica da Combat fica na cidade paulista de Indaiatuba. Com duas opções de motor turbodiesel – de 220 e 365 cavalos –, foi criado para atender a demandas extremas dentro e fora da estrada, com sistema de suspensão independente e boa manobrabilidade em qualquer tipo de superfície. Seu fundo em formato de “V” sob a carroceria oferece maior proteção balística, proporcionando segurança à tripulação em casos de explosão. Apesar de ser extremamente forte, é o primeiro veículo de padrão VBL com menos de cinco toneladas, chegando a 4,5 toneladas. “O V-Raptor vem para consolidar a Combat Armor Defense não só como uma empresa de blindagem mas também como indústria de carros blindados”, promete Maurício Junot, CEO da Combat. 

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BYD

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          A marca chinesa apresentou na LAAD 2023 o Song Plus DM-i caracterizado como viatura policial. O modelo híbrido estava exposto no estande da Flash Engenharia, de Sorocaba (SP), que desenvolveu o projeto em parceria com a BYD. O veículo foi implementado com luzes estroboscópicas e cela no porta-malas, estando pronto para o policiamento ostensivo e demais atividades de prevenção. A ideia é disponibilizar o modelo para avaliação e teste a vários órgãos e secretarias de segurança pelo Brasil. O Song Plus DM-i tem dois motores, um a gasolina de ciclo Atkinson e outro elétrico, produzindo uma potência combinada de 235 cavalos e torque máximo de 40,7 kgfm. Segundo dados do Inmetro, divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, obteve a marca de38,4 km/l na cidade e28,1 km/lna estrada.  “Este é um segmento muito importante do mercado brasileiro, que a BYD está entrando com muita intensidade e força total. Temos tanto a proposta de veículos elétricos, como o D1 EV, quanto híbridos, como o Song Plus DM-i”, antecipa Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD no Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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