Cento a hidrogênio

            Sem revelar os nomes dos clientes, a Nikola, fabricante americana de caminhões elétricos, acaba de anunciar que recebeu cem pedidos de compra de seu modelo Tre movido a células de combustível. As entregas dos caminhões a hidrogênio estão agendadas para os últimos meses de 2023. A Nikola informou que seu caminhão movido a célula de combustível em autonomia de 800 quilômetros e um tempo estimado de reabastecimento de 20 minutos. Destinado a cargas rodoviárias industriais, o Nikola Tre tem um motor elétrico com potência equivalente a 645 cavalos e torque linear e instantâneo, característico de veículos elétricos. Os veículos movidos a células de combustível são essencialmente elétricos e utilizam o hidrogênio para a geração de sua energia. O sistema usa o hidrogênio abastecido no tanque e o oxigênio que está no ar. O hidrogênio entra em contato com a membrana da célula de combustível no polo negativo, enquanto o oxigênio alimenta o polo positivo. Quando isso acontece, ocorre uma reação química fazendo as moléculas de hidrogênio liberarem seus elétrons, gerando uma corrente elétrica, que pode alimentar diretamente o motor ou ser usada para carregar uma bateria auxiliar. O sistema utiliza um tanque de hidrogênio com capacidade para 70 quilos. Além da eletricidade gerada pelas células de combustível, o caminhão armazena, em uma pequena bateria auxiliar, a energia que vem dos esforços de frenagem, pois o motor elétrico, quando invertido na desaceleração, se transforma em um gerador. Toda a operação emite quantidade zero de gases poluentes. O produto das reações das células é a água, já que os átomos de oxigênio e de hidrogênio se combinam, formando H2O. A Nikola não divulgou o preço final do Tre, mas o mercado especula que cada unidade deva custar em torno de US$ 1 milhão. (colaborou Leo Doca/Transporta Brasil)

Acerto no Grupo

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            O Grupo Brasileiro, operador de transportes com sede em Salvador e atuação em Itabuna e Eunápolis, no Estado da Bahia, acaba de receber 12 ônibus Marcopolo Paradiso G8 1350 de um total de 54 unidades compradas. Os veículos da encarroçadora gaúcha serão utilizados pelas empresas Rota Transportes, Cidade Sol e Brasileiro, para transporte interestadual e intermunicipal. Os 12 ônibus Paradiso G8 1350 têm capacidade para 42 passageiros, com poltronas semileito com cinto de segurança individual, tomadas USB, porta-copos e porta-revistas. São equipados com sistema de ar-condicionado, elevador e, para maior conforto e segurança, contam com porta-pacotes, bebedouros e cortina de separação entre as poltronas. O Grupo Brasileiro (Rota, Brasileiro, Cidade Sol, Viametro e Cidade Real) conta com uma frota com cerca de 900 ônibus e atua no setor de transporte de passageiros e cargas na região Nordeste e outros Estados.

Nas rotas maranhenses

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       A Viação Porto Rico adquiriu seis Vissta Buss 400 com chassi Volvo 6×2. O ônibus da encarroçadora catarinense Busscar serão agregados à frota de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual da empresa, que fica localizada em Timon, no Maranhão. Os veículos estão equipados com 48 poltronas Class Superpullman com tomada USB no porta-pacotes para cada passageiro. Além disso, o Vissta Buss 400 tem sanitário, ar-condicionado, elevador, itinerário, roteador Wi-Fi e display de mensagem com relógio no salão.

O agro é negócio

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       A Usina Alta Mogiana adquiriu cinco midi-ônibus do modelo Foz versão F2500, da marca Caio, destinados para o transporte de operadores rurais, na região de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo. A empresa atua há aproximadamente 40 anos na produção de açúcar, etanol e energia elétrica. Com chassis Mercedes-Benz OF-1519, os veículos adquiridos têm 10,90 metros de comprimento e capacidade para acomodar até 42 passageiros. Com porta de embarque central do tipo sedan e janelas do tipo bandeira, o F2500 tem iluminação em leds nos degraus, facilitando a visualização para os passageiros no embarque ou desembarque em períodos noturnos. Os modelos contam ainda com preparação para instalação de rádio comunicador, FM/USB e preparação para instalação de relógio de ponto, próximo ao anteparo do motorista. As poltronas são revestidas com vinil e os encostos de cabeça são estofados, facilitando a limpeza. Todas as poltronas contam com cintos de três pontos.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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