A Suzuki GSX-S1000 original foi apresentada em 2015, com uma proposta nada modesta – levar a pilotagem esportiva para os pilotos nas ruas. Desenvolvida a partir da arquitetura herdada da superesportiva GSX-R1000, lançada mundialmente em 2001, a naked GSX-S1000 chega agora ao Brasil em sua nova versão, que se habilita a entregar mais agilidade e controlabilidade. Na renovada GSX-S1000, que chegou aos mercados do Hemisfério Norte em 2021, o motor originário da GSX-R1000 foi combinado com um chassi mais compacto e leve – e novas tecnologias foram agregadas. Segundo a J Toledo, representante da marca japonesa no Brasil, a nova GSX-S1000 está disponível em todas as concessionárias autorizadas nas cores Metallic Triton Blue (azul), Glass Sparkle Black (preta) e Glass Mat Mechanical Gray (cinza) pelo preço público sugerido a partir de R$ 79.600 (fora o custo do frete).
Reeditando o característico design leve e com poucas carenagens das nakeds, a GSX-S1000 ficou mais moderna ao incorporar mais linhas retas e cortes angulares. O farol de leds duplo com uma pequena carenagem dá uma identidade visual singular à frente do modelo. O novo painel de LCD digital completo exibe velocímetro, tacômetro, hodômetro parcial duplo, posição de marcha, temperatura de água e autonomia, entre outras informações para gerenciamento da moto.
Com 150 cavalos de potência a 11 mil rpm e torque de 10,8 kgfm a 9.250 rpm e compartilhado com a superesportiva GSX-R1000, o motor de quatro cilindros em linha de 999 cm³ com arrefecimento a líquido da nova GSX-S1000 teve alterações na estrutura interna, para dar um melhor equilíbrio entre a resposta do acelerador em marcha lenta e as características de saída de potência. A nova versão da GSX-S1000 incorpora os sistemas eletrônicos avançados do Suzuki Intelligent Ride System (SIRS) para que o piloto possa otimizar a performance de acordo com suas necessidades e seu nível de experiência. Dentre as tecnologias para tornar a performance da naked agressiva estão o Suzuki Drive Mode Selector, a embreagem assistida e deslizante, o controle de tração, o “quick shift” bidirecional, o assistente em baixas rotações, o sistema de partida fácil – basta apertar um botão para ligar – e o Suzuki Clutch Assist System.
Na dianteira, a GSX-S1000 conta com garfos invertidos KYB, com 120 milímetros de curso e configurações ajustáveis. Já á a suspensão traseira tem curso de 130 milímetros, montagem tipo link e amortecedor central com pré-carga da mola ajustável. Os freios são da Brembo, com disco duplo na frente, simples atrás (310 milímetros na dianteira e 250 milímetros na traseira) e ABS. As rodas são de liga leve com aros de 17 polegadas, calçadas com pneus Dunlop Roadsport 2 nas medidas 120/70 na frente e 190/50 atrás.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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