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A Volvo apresentou no ano passado durante a LatBus – seminário latino-americano do transporte coletivo rodoviário realizado em agosto na capital paulista – sua nova geração de chassis de ônibus Euro 6, equipada com inovações e tecnologias para redução de emissões de poluentes. Agora, a fábrica sediada em Curitiba/PR inicia as entregas dos primeiros modelos rodoviários Euro 6 e já contabilizou a venda de 147 unidades dos novos ônibus. “Tivemos alta receptividade dos clientes. O mercado de ônibus vem em recuperação nos últimos anos e os novos modelos Euro 6 reforçam ainda mais a nossa oferta de veículos de alta tecnologia, em que já somos referência”, comemora André Marques, presidente da Volvo Ônibus América Latina.

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A Volvo trouxe para sua família de chassis rodoviários Euro 6 várias novidades que, segundo os engenheiros da marca sueca, representam o estado da arte da tecnologia diesel da atualidade. Para começar, os chassis, que estão disponíveis nas versões de 380, 420, 460 e 510 cavalos de potência, usam o motor Volvo DK13, de 13,0 litros, com injeção de alta pressão em formato common rail e nova configuração de cilindros e pistões, para melhor queima do combustível e otimização do ciclo. Além disso, o motor traz uma nova central eletrônica de controle de todos os processos. O resultado, pelos dados da fabricante, é um consumo até 9% mais baixo. Os novos Volvo Euro 6 contam com freio motor VEB+ com capacidade de frenagem de até 510 cavalos. Se utilizado com o Retarder Voith, o freio-motor oferece potência de impressionantes 1.100 cavalos. Aliada ao motor está a caixa de transmissão automatizada I-Shift da Volvo, que chegou à sétima geração, prometendo trocas de marchas 30% mais rápidas e suaves. 

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Outro destaque na arquitetura do chassi é a nova disposição dos sistemas de arrefecimento: agora, o radiador de água fica de um lado e o intercooler de outro, garantindo menor perda térmica. Segundo Gilcarlo Prosdócimo, gerente de Engenharia de Vendas de Ônibus da Volvo, o desenho permitiu que o compartimento do motor trabalhe em temperaturas mais estáveis. “Isso proporciona maior vida útil do óleo, com um intervalo de troca de mais de 100 mil quilômetros, 30% a mais do que na geração anterior. Permite ainda que se tenha ganho de espaço no bagageiro do ônibus, aumentando a eficiência para os operadores”, explica Prosdócimo.

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A Volvo agregou aos novos chassis Euro 6 todo o seu pacote de segurança eletrônica e ativa desenvolvido para a linha de caminhões, com o sistema de freios eletrônicos, que gerencia todas as frenagens do sistema a disco, e também sistemas semi-autônomos, como o aviso de invasão de faixa, podendo ser alertado por vibração no banco do motorista ou em projeções no para brisa, o alerta e a frenagem ativa: o ônibus conta com uma câmera e, com um radar de microondas na frente, detecta obstáculos e avisa o motorista sobre o risco de colisão. Caso o condutor não faça nada, o ônibus freia sozinho. O sistema estava disponível anteriormente só nos veículos equipados com retarder. Os Volvo Euro 6 contam ainda com painel eletrônico digital de alta resolução e volante multifuncional, iguais aos dos caminhões FH, com cerca de 90 funções e possibilidade de customização nos modos de visualização. Assim, no volante, é possível controlar o piloto automático e as funções do computador de bordo sem o motorista mover as mãos da direção.

Para atender às novas normas Euro 6 de emissões de gases poluentes e material particulado, a Volvo instalou em seus ônibus dois sistemas antipoluentes: o novo SCR, que trabalha utilizando o Arla 32 na redução das moléculas do escape e retenção do material particulado, com o uso do filtro DPF, e o EGR – faz a recirculação dos gases de escape do motor, ajudando no seu resfriamento e no aumento da eficiência de todo o sistema. Trabalhando juntos, os dois reduzem a emissão de poluentes e material particulado. Para aumentar a eficiência, o EGR é acionado somente com o motor frio. No quesito filtro de material particulado, a Volvo oferece uma solução de remanufaturamento, o filtro DPF. Quando saturado, pode ser recondicionado com um processo de aquecimento em um forno especial por 20 horas, saindo novo e podendo ser reaproveitado várias vezes. A fabricante oferecerá o equipamento para os clientes que desejam efetuar esse processo de reciclagem em suas garagens.

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A Volvo implementou na linha Euro 6 um novo sistema de ventoinhas elétricas no arrefecimento dos radiadores e instalou   sistemas eletrônicos para o controle do motor e de todo o chassi. Com isso, a demanda por energia elétrica aumentou, mas isso foi resolvido com a instalação de um terceiro alternador eletrônico no chassi. Os três alternadores, conectados entre si, trazem maior vida útil e melhor eficiência de carregamento da bateria. A arquitetura eletrônica ganhou uma reformulação, batizada de Multiplex 3, que garante maior velocidade no fluxo de dados e mais facilidade para o encarroçamento dos chassis.

Por Leo Doca, do Portal Transporta Brasil/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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