A Ford Transit Automática é a primeira van grande comercializada no Brasil a abrir mão do pedal de embreagem. A novidade está chegando às concessionárias da marca norte-americana com a proposta é atender aos clientes que buscam otimização de custos, rentabilidade, produtividade e sustentabilidade na operação cotidiana. A nova versão é a novidade dentro da também estreante Divisão de Veículos Comerciais da Ford, denominada agora de Ford Pro. A nova divisão conta com uma estrutura de vendas dedicada ao cliente da linha de veículos comerciais, seja um pequeno empreendedor ou mesmo um grande frotista, alicerçada pela rede com mais de cem concessionárias distribuídas pelo território nacional. “Avançaremos cada vez mais o resultado financeiro dos clientes que utilizam a Ford Transit. Nosso foco é a rentabilidade do operador”, comemora Rogério Goldfard, vice-presidente da Ford na América do Sul. Além da Transit Automática, oferecida nas configurações furgão e minibus, a Ford mantém em sua linha as versões equipadas com transmissão manual e, em breve, apresentará o modelo Chassi Cabine e a E-Transit 100% elétrica.
A Transit Automática é comercailizada nas versões Minibus, 14+1 e 17+1, e Vidrada, que atendem ao segmento de turismo e transporte de passageiros, e também na versão de carga Furgão Longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 metros cúbicos. A transmissão automática de 10 marchas com conversor de torque que integra a nova Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real, selecionando a marcha ideal para aumentar o desempenho e a economia de combustível. A Transit sem pedal de embreagem é movida pelo mesmo motor 2.0 EcoBlue a diesel, com 165 cavalos a 3.500 rpm e torque de 39,7 kgfm de 1.750 a 2.750 rpm que impulsiona a versão manual. Segundo a Ford, o “powertrain” proporciona força em aclives e segurança em descidas e ultrapassagens. “O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, explica Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
Primeiras impressões
Redução no estresse
São Paulo/SP – O teste da nova Ford Transit com câmbio automático foi dividido em três trechos. O primeiro deles entre as marginais Pinheiros e Tietê e a Rodovia dos Bandeirantes. O segundo trecho percorreu a Rodovia dos Bandeirantes até a saída 47 para a Anhanguera. O percurso final pegou parte da Bandeirantes até Vinhedo. Antes mesmo de o teste se iniciar, chamam a atenção a ergonomia do veículo, com a facilidade de acesso, o ajuste dos bancos e o espaçamento interno, que proporcionam comodidade ao motorista mesmo com os outros dois lugares frontais da cabine do furgão longo com teto alto (L3H3) ocupados.
Na Transit Automática, o óbvio destaque é a transmissão de 10 marchas, que evita a necessidade de trocas e, consequentemente, reduz o desgaste do condutor. Mas a van agrega outras tecnologias bastante funcionais, como os controles de estabilidade e de carga e a estabilização de vento lateral, com computador de bordo, assistente de partida em rampa, câmera de ré e sensor de estacionamento. A maciez da direção é notada logo nos primeiros movimentos do veículo. O câmbio é de fácil utilização e simplifica o modo de condução desde o momento da partida até o destino. Ao pegar a estrada, com o aumento do giro do motor, o leve acionamento das marchas e o desenvolvimento da velocidade são bem equilibrados. Com direção macia, a Transit responde com facilidade aos movimentos do condutor. A manobrabilidade do veículo surpreende para um furgão deste porte e se assemelha à de um carro de passeio.
Por Renato SiqueiraAutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: