Divulgação

A Volkswagen está preparando o que será seu carro 100% elétrico de entrada. O conceito, ainda chamado de ID. 2All, tem tração dianteira, autonomia de até 450 quilômetros, recursos tecnológicos inovadores como o Travel Assist IQ. Light e o planejador de rotas para carros elétricos, além de uma nova linguagem visual da Volkswagen. A versão de produção terá como base a plataforma MEB e fará parte da lista de dez novos modelos elétricos que a montadora alemã promete mostrar até 2026. “Estamos interagindo a empresa de forma rápida com o objetivo claro de tornar a Volkswagen uma verdadeira ‘Love Brand’. O ID. 2All mostra para onde queremos levar a marca. Queremos estar perto do cliente e oferecer tecnologia de ponta em combinação com um design atraente. Implementando a transformação em ritmo acelerado para levar a mobilidade elétrica a todos”, desafia Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Divulgação

O ID. 2All terá 4,05 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,60 metros de distância de entre-eixos, um porte similar ao do hatch Polo. A capacidade do porta-malas é de 490 litros ou de 1.330 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. A marca alemã promete apresentar a versão de produção do ID. 2All para o mercado europeu em 2025. O objetivo é que o modelo tenha um preço inicial próximo ao do Polo vendido no continente – 16 mil euros, pouco mais de R$ 91 mil. Mesmo com as taxas de importação e os impostos brasileiros, o novo carro da Volkswagen ficaria com um preço bem inferior ao do “menos caro” do mercado brasileiro, o JAC E-JS1, oferecido a R$ 145.900, ao do Renault Kwid E-Tech (146.990) ou ao do Caoa Chery iCar (R$ 149.990). 

Divulgação

 “O ID. 2All será o primeiro veículo idealizado para usar a plataforma MEB com tração dianteira. Estamos explorando um grande fluxo oferecido por nossa plataforma para estabelecer novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade”, afirma Kai Grünitz, integrante do Conselho de Administração da Volkswagen e responsável pelo Desenvolvimento Técnico do Produto. De acordo com a Volkswagen, com a MEB atualizada, o ID. 2All será equipado com tecnologia eficiente de condução, bateria e carregamento. O carro terá uma potência de 166 kW (226 cavalos), com uma autonomia prevista de 450 quilômetros conforme o ciclo WLTP. O tempo de recarga de até 80% da bateria poderá ser feita em apenas 20 minutos em uma estação de recarga rápida.

A tecnologia Travel Assist IQ. Drive já é utilizada na linha Volkswagen, como no SUV Taos, convencional. O sistema parte de um volante capacitivo, que, graças à superfície sensível de contato, reconhece automaticamente quais são as condições físicas do motorista. Nas estradas, o Travel Assist mantém o controle e a velocidade do carro autonomamente, garantindo uma distância segura de outro veículo à frente. O novo elétrico terá rodas grandes para seu porte, de 20 polegadas, com pneus 225/40 R20.

Divulgação

Com o conceito, a Volkswagen expõe uma nova proposta de design. Um elemento dessa linguagem está na coluna “C” (a de trás), vista pela primeira vez no Golf. O ID. 2All é o primeiro Volkswagen elétrico com uma nova interpretação dessa assinatura. Outras características de design do carro-conceito, de acordo com a marca alemã, incluem uma carroceria com rodas poderosas, uma dianteira “simpática”, uma boa dose de dinâmica e influência atemporal. Ainda segundo a fabricante, o interior do carro traz alta qualidade de materiais e um sistema de infoentretenimento intuitivo.A versão de produção do ID. 2All faz parte da lista de dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen em três anos. Em 2023, a marca alemã apresentará o novo ID.3, o ID. Buzz (a Kombi elétrica) alongado e o ID.7. Isso será seguido por um SUV elétrico compacto em 2026, dando à fabricante uma ampla gama de veículos elétricos em comparação com seus concorrentes, com a empresa pretendendo alcançar uma participação de 80% na Europa no segmento totalmente “verde”.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA