Elétrico e acelerado
No domingo, 19 de março, estreou nas pistas de Goiânia o primeiro caminhão de corrida com motores a combustão e elétrico do mundo, o Volkswagen Meteor Mission Zero. Com parceria de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, a Ciser, a Giaffone Electric e a R9 Competições, a iniciativa Mission Zero tem como propósito iniciar uma jornada em direção a zerar a emissão de carbono do veículo de competição, a partir de uma série de inovações. Na Copa Truck, o caminhão pilotado por Felipe Giaffone servirá como laboratório em que novas tecnologias serão exploradas e testadas em condições extremas, com foco em eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono. A grande novidade é o conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do propulsor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), junto com a regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias. Tudo isso projetado de acordo com os mais rigorosos padrões de segurança. Graças à parceria com a CBMM, a iniciativa também larga na frente com o uso de materiais avançados com Nióbio, para conferir mais resistência, leveza e segurança, com o objetivo de deixar o caminhão mais competitivo.
Nos pontos soteropolitanos
O chassi de ônibus OF 1721 da Mercedes-Benz, o ônibus mais vendido no Brasil, foi novamente escolhido para renovação de frota no transporte coletivo urbano de Salvador, capital da Bahia. Cerca de 120 unidades do modelo foram adquiridas pelos grupos Ótima Transportes e Plataforma Transportes. Os primeiros 39 ônibus já foram entregues aos operadores em fevereiro, com o restante previsto para os próximos meses. Todos os OF 1721 contam com motor dianteiro. Além disso, os clientes adquiriram 50 chassis dos modelos LO 916 e 18 O 500 U com motor traseiro e suspensão totalmente pneumática. Os ônibus recebem portas em ambos os lados, permitindo que o veículo circule por vias convencionais ou corredores exclusivos. Rampas de acesso nas portas centrais, poltronas reservadas e espaço para cadeirantes proporcionam total acessibilidade. “Assim como ocorreu em 2019 e 2021, mais uma vez trata-se de uma grande conquista para a Mercedes-Benz ter sido a marca escolhida nesse novo fornecimento de ônibus para Salvador”, comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ofensiva micro
A Volare, líder nacional da produção de micro-ônibus e pertencente à encarroçadora gaúcha Marcopolo S.A., vendeu 13 unidades do Volare Attack 8 para o cliente Edacos Transportes Coletivos Especiais e Turismo Ltda. Os veículos, entregues pela concessionária Macrobus, serão utilizados para transporte de fretamento para empresas da Zona Franca de Manaus (Distrito Industrial). Os 13 Attack 8 tem comprimento total de 9,15 metros e capacidade para 32 passageiros, em poltronas do modelo Executiva 875 milímetros reclináveis e com tomadas USB, sistema de ar-condicionado e dispositivo de acessibilidade. Internamente, os Attack 8 oferecem padrões elevados de conforto, isolamento termoacústico, otimização do espaço e ergonomia. O “powertrain” garante menor consumo de combustível, com motorização Cummins ISF 3.8 de 152 cavalos de potência. “Nossa forte participação no mercado amazonense é reconhecida pela ótima aceitação que os nossos modelos têm com os operadores e também com os passageiros. Os novos Attack 8 oferecem mais conforto, robustez e segurança para o segmento de fretamento da região”, salienta Sidnei Vargas, gerente nacional de Vendas da Volare.
Na costa do Pacífico
A Iveco, marca do Iveco Group, expande a sua participação no transporte escolar de Lima, capital do Peru, com o fornecimento de dois novos ônibus 17-280 encarroçados pela Apple Bus. Os veículos de 17 toneladas, na configuração de 52 assentos, atenderão às instituições do Grupo Educacional AvantGard, com quatro escolas em Lima. Com a renovação, a AvantGard Service passa a contar com uma frota de dez ônibus Iveco Bus. O chassi 17-280 tem motor FPT N67 de 280 cavalos, a maior potência do segmento. O conceito de “downspeeding” do chassi permite operar a baixas rotações com torque elevado, resultando em maior eficiência e redução do consumo de combustível, além de aumentar a vida útil do motor. A transmissão de 6 marchas da ZF tem condução mais suave e melhor desempenho operacional. Para o diretor da Iveco Bus para a América Latina, Danilo Fetzner, o negócio concretizado com a Apple Bus confirma o crescimento sustentável da marca na região e no Peru. No final do ano passado, a montadora dobrou o número de veículos emplacados na América Latina, em comparação com o mesmo período de 2021. O aumento registrado foi de 102%. “Evoluímos nossos produtos de forma contínua para garantir a satisfação dos clientes. O resultado são ônibus com ótima relação custo-benefício, baixo consumo de combustível, robustez, conforto e segurança. A parceria com a Apple Bus reforça a importância do mercado peruano para nós, onde temos forte presença em diferentes segmentos e aplicações”, afirma Fetzner.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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