Novatos nas lojas
As mais de 140 concessionárias brasileiras da Volkswagen Caminhões e Ônibus já começam a receber as primeiras unidades dos novos caminhões da marca. São mais de 30 novos modelos. Para acompanhar a maior renovação de portfólio já realizada na história da empresa, está em curso o mais extenso programa de treinamento com a rede de concessionárias, que se soma a investimentos em estrutura física, equipamentos e ferramentas de forma a garantir o padrão de atendimento. Além dos R$ 200 milhões em inaugurações e modernizações da rede, a Associação Brasileira dos Concessionários da Volkswagen Caminhões e Ônibus (ACAV) investirá R$ 10 milhões nesse ferramental para disponibilizá-lo a todas as lojas da marca no país. Esse movimento teve início bem antes do lançamento comercial dos veículos. Desde o início do segundo semestre de 2021, estão sendo realizados encontros de negócios para essa familiarização com as novas famílias Volkswagen. São mais de 50 novos cursos para capacitar cerca de dois mil profissionais da rede, entre equipes de vendas e de serviços. “O maior desenvolvimento de nossa história repercute também no maior volume de recursos já destinados por nossa rede para a aquisição de ferramentas e equipamentos de ponta para os serviços nos novos veículos e também na mais ampla gama de treinamentos já implementada pela Volkswagen Caminhões e Ônibus”, explica Luciano Garcia, gerente-executivo de Desenvolvimento da Rede e Assistência Técnica da empresa.
Intermunicipais
A Viação Miracatiba adquiriu 15 unidades do Caio Apache Vip para integrar sua frota de ônibus intermunicipais. Com uma frota 100% formada por veículos da marca Caio, a Miracatiba tem sede na cidade paulista de Itapecerica da Serra e integra o Consórcio Intervias. Os novos Apache Vip estão operando na Área 1, que atende aos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e São Paulo. Produzidos segundo as exigências da EMTU – SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), os Apache Vip são da mais recente geração do modelo, com várias vantagens operacionais. Com 13,20 metros de comprimento, conta com três portas posicionadas à direita da carroceria e embarque dianteiro. Os ônibus têm poltronas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, como também elevadores semiautomáticos e box para cadeirantes com poltrona escamoteável. Os itinerários eletrônicos em leds são posicionados em locais estratégicos da carroceria, para facilitar a identificação das linhas pelos passageiros.
A macro dos micros
A Volare – unidade de negócios voltada a micro-ônibus pertencente à encarroçadora gaúcha Marcopolo, com sede em Caxias do Sul – alcançou o maior volume nas vendas totais no segmento em 2022, com 4.685 unidades, que resultou na participação de mercado de 52,18%. Líder há mais 20 anos no segmento de micro-ônibus, a empresa tem uma linha completa de produtos, destinados aos segmentos urbano, rodoviário, intermunicipal, escolar, fretamento e turismo. Os modelos da Volare se destacam pela robustez, versatilidade, melhor aproveitamento do espaço, maior capacidade para o transporte de passageiros, além de serem versáteis, econômicos e com baixo custo operacional.
De olho na hora H
O caminhão movido a célula de hidrogênio é apontado por muitas marcas como o futuro do transporte de cargas. A tecnologia permite que o veículo rode longas distâncias, sem ter de carregar as grandes e pesadas baterias dos modelos elétricos. Até as arquirrivais Mercedes-Benz e Volvo se juntaram e criaram uma divisão para desenvolver conjuntamente a tecnologia do motor a hidrogênio – funciona como um motor elétrico que gera a própria energia. Uma nova alternativa foi apresentada pela startup holandesa Zepp Solutions e batizada de Zepp Europa. A novidade é um cavalo-mecânico com tração 4×2, que pode puxar reboques com até 13,6 metros de comprimento. O caminhão pode rodar, segundo a fabricante, mais de mil quilômetros com um tanque, que tem capacidade para 50 quilos de hidrogênio líquido. De acordo com a Zepp.Solutions, as vendas do novo caminhão se iniciam ainda neste ano.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: