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Nos pontos da Guatemala

            69 ônibus do modelo B8RLE produzidos pela Volvo em Curitiba foram exportados para o novo sistema denominado Tu Bus, que pretende integrar rotas de alimentação com o Transmetro, a moderna estrutura de transporte público da Cidade da Guatemala, o primeiro BRT (Bus Rapid Transport) da América Central. O início da operação dos novos ônibus está previsto para maio. O BRT da Cidade da Guatemala e o sistema Tu Bus são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), que gerencia o sistema de transporte da capital. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, os eixos exclusivos para articulados e biarticulados do BRT. Os novos veículos são todos Euro 6, norma de emissões adotada na Europa e no Brasil – são os primeiros ônibus da Cidade da Guatemala a adotar esse padrão. “A Volvo é líder mundial em soluções estruturadas para este tipo de sistema de transporte. Nossos ônibus rodam na Cidade da Guatemala desde o começo dos anos 2000 e somos a marca com maior presença nesse BRT”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. Atualmente, há 116 ônibus articulados e biarticulados Volvo em operação naquela metrópole, mais de 50% da frota.

Duas frentes de expansão

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       A fabricante de implementos rodoviários Rodofort Guerra fechou o ano de 2022 com 5.800 unidades vendidas. O número, segundo a empresa, é 180% maior do que o resultado de 2021, quando foram comercializadas 2.052 unidades. Para a empresa, o crescimento tem como base quatro segmentos de mercado. Na Guerra, os principais produtos vendidos foram as carretas graneleiras e basculante. Na Rodofort, foram os siders e os porta-contêineres. Durante o ano passado, a fabricante que detém as duas marcas ampliou também sua rede de distribuidores de 18 para 31 concessionárias, aumentando sua capilaridade no território brasileiro. A Rodofort Guerra conta com duas unidades industriais para a fabricação de seus implementos, uma em Sumaré, no interior de São Paulo, e outra em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. (colaborou Leo Doca, do Transporta Brasil)

Caminhos alagoanos

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       O chassi de ônibus urbano Mercedes-Benz OF 1721 mais uma vez foi o escolhido para renovação de frota da Empresa São Francisco, operadora do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió, capital de Alagoas. O cliente adquiriu, junto à concessionária Alagoas Diesel, 30 unidades do modelo, dez já entregues e 20 que estão em processo de encarroçamento. Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, oferecendo maior conforto aos usuários do transporte coletivo urbano local. Esse diferencial é fruto de um subsídio concedido em licitação pela Prefeitura Municipal, que incentivou assim a inclusão do ar-condicionado na frota para melhorar a prestação de serviços à população e aos turistas. Assim como ocorreu com a Empresa São Francisco, outras operadoras locais aproveitaram o subsídio da prefeitura e escolheram os chassis Mercedes-Benz OF 1721 com ar-condicionado para renovação de suas frotas. A Real Alagoas adquiriu 23 unidades e a Viação Cidade de Maceió, dez.

Onde as novidades começam

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       Instalada dentro do complexo industrial da marca em Curitiba (PR), a fábrica de cabines da Volvo no Brasil completou 25 anos. É uma das mais modernas do Grupo no mundo, com elevada automação e avançados processos de indústria 4.0. Nesses 25 anos, a fábrica alcançou a marca de 368 mil unidades produzidas. Construída para a manufatura local das cabines do caminhão Volvo FH, nacionalizado em 1998, a fábrica foi um ponto de inflexão na história da Volvo na América Latina. Com ela, a marca ampliou seus negócios na região, com novos veículos e tecnologias avançadas. Atualmente com 515 empregados ligados diretamente a sua operação, a unidade sempre foi robotizada. Por isso, a fábrica de cabines é uma grande incubadora de ideias, com a introdução de conceitos de uso de realidade virtual e aumentada, big data, internet das coisas, robôs autônomos e outras iniciativas, compondo o chamado de indústria 4.0. A unidade é responsável tanto pela solda quanto pela pintura das cabines de caminhões FH, FM, FMX, VM e VMX, com várias configurações. “É a unidade mais automatizada do complexo da Volvo em Curitiba”, destaca Cyro Martins, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo na América Latina.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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