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Depois que a antiga Partner saiu de linha no final de 2021 por não atender às normas brasileiras de emissões do Proconve L7, a Peugeot ficou cinco meses sem produto no segmento de furgonetas. Em lugar de desenvolver uma nova geração do modelo, a marca francesa optou por “pegar emprestada” a arquitetura, a motorização e o design externo e interno da Fiorino, da Fiat, campeã de vendas entre as furgonetas há quase três décadas. De fato, o que muda é apenas a marca do veículo e uns poucos detalhes estilísticos – um procedimento conhecido na indústria como “rebadge”. A Peugeot e a Fiat fazem parte da Stellantis, grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional que controla 14 marcas de automóveis. Assim, a Partner Rapid chegou às concessionárias brasileiras em maio do ano passado para se tornar o primeiro Peugeot alinhado à plataforma Stellantis. O novo modelo complementa a linha de VUL (Veículos Utilitários Leves) da Peugeot, que já oferece os furgões Boxer e Expert e sua versão elétrica e-Expert. Os preços da Partner Rapid partem de R$ 101.390 na versão de entrada Business e chegam aos R$ 106.090 na topo de linha Business Pack – esta última, na mesma faixa de preços praticada pela versão única da Fiorino.

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Produzida na fábrica da Stellantis na cidade mineira de Betim, além da plataforma e da carroceria, a Partner Rapid adota o mesmo “powertrain” da Fiorino, na qual o motor 1.4 Fire Evo flex trabalha em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas, que foi adaptado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). O propulsor desenvolve 86 cavalos com etanol e 84 cavalos com gasolina e 12,2 kgfm e 11,8 kgfm, respectivamente – os mesmos números obtidos pela Fiorino. O veículo de 1.131 quilos, segundo a Peugeot, acelera de zero a 100 km/h em 13,7 segundos.

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Em termos estéticos, as diferenças da Partner Rapid em relação à Fiorino são pontuais. Os faróis afilados recebem o contorno dos para-choques, para-lamas e do capô, formando uma assinatura complementada por luzes de rodagem diurnas integradas aos auxiliares de neblina e ao logotipo do leão posicionado no centro da grade frontal – diferenciada em relação à da Fiorino. Na lateral, a moldura de porta, que protege a carroceria de pequenas batida, recebe a inscrição “Rapid”. A denominação já é adotada na versão de exportação da Fiorino para alguns mercados da América Latina, nos quais o modelo é comercializado como ProMaster Rapid, com a assinatura da Ram. O borrachão lateral com a inscrição “Rapid” é exatamente o mesmo da versão exportada com a marca Ram. Os repetidores de piscas integrados aos retrovisores são item de série da Partner Rapid. As rodas são de 14 polegadas, com calotas integrais e identificação “Peugeot”. Na traseira, que dá acesso ao compartimento de carga, é possível encontrar, novamente, o logotipo da marca do leão e o monograma “Partner”. 

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No interior, o motorista encontra um cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro digital parcial. O volante ostenta o logotipo da Peugeot e conta com regulagem de altura de série. A Partner traz de fábrica ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com sistema One Touch, pré-disposição para rádio, protetor de cárter e chaves canivete com acionamento​ do alarme. Os compartimentos internos somam 18,5 litros de volume – há inclusive um espaço para maquininha de cartão e garrafa de água, além do porta-luvas com iluminação própria. 

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Como na Fiorino, o compartimento de carga oferece um total de 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 quilos, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes e abertura de até 180 graus ​das portas​. Em termos de equipamentos de segurança, o utilitário oferece de série controle estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência (que aciona automaticamente o pisca e as luzes de freio, avisando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras), Hill Assist para ajudar nas saídas em rampas e vias íngremes e faróis de neblina com DRL integrado. A Partner Rapid é vendida em duas versões de equipamentos: Business e Business Pack. A Pack agrega direção hidráulica, ajuste de altura do banco do motorista, cobertura na área de carga, ar-condicionado e vidros elétricos. A Business custa R$ 103.990, enquanto a Business Pack sai por R$ 108.690.

Impressões ao dirigir

As utilidades de ser utilitário

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A preocupação com o conforto do motorista não chega a ser uma prioridade para as fabricantes de furgonetas. Contudo, a versão Business Pack da Partner Rapid entrega um ou outro “luxo”, como ar-condicionado e vidros elétricos. Tudo no habitáculo é uma versão mais despojada do hatch que deu origem ao Fiorino, o antigo e aposentado Uno. Não há preocupação com requinte, mas oferece condições de trabalho dignas a quem dirige. A ergonomia é correta e o painel com velocímetro analógico e a tela central em LCD são bem visíveis. O espaço no baú – um total de 3,3 metros cúbicos de volume – permite levar realmente muita coisa.  Nas ruas e estradas, a Partner Rapid aproveita bem os anos de experiência da Fiorino e se mostra uma furgoneta bem equilibrada. A qualidade de rodagem é decente, porém, o isolamento acústico aparentemente foi reduzido. Como ocorre no modelo da Fiat, a motorização já sente o peso da idade. Não tanto pelo desempenho, que é comedido mas está dentro dos objetivos utilitários do modelo. O anacronismo do trem de força se revela mesmo na hora de abastecer – e o consumo é um item de grande relevância em um veículo que tem função de bem de capital. Um “powertrain” mais moderno e econômico certamente será um dos próximos aprimoramentos dos “clones” Fiorino/Partner Rapid.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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