Lote Euro 6
A Rodojunior Transportes e Logística Ltda, empresa com sede em Rio Verde, Goiás, acaba de anunciar a compra de 140 novos caminhões Volvo FH Euro 6. O lote é composto por 80 FH 540 6×4 e 60 FH 460 6×2, destinados à operações nos segmentos do agronegócio, industrial e da mineração. “Estamos expandindo nossas operações, e nos próximos meses também atuaremos no transporte de óleo vegetal. Acreditamos que com os novos caminhões Volvo FH Euro 6 teremos ainda mais economia de combustível nas operações, tornando-as cada vez mais sustentáveis, graças aos menores índices de poluentes”, explica o empresário Eliseu Marques Júnior, proprietário da Rodojunior Transportes e Logística. A recente compra inclui ainda o Plano de Manutenção Ouro para todos os exemplares, solução oferecida pela Volvo com a cobertura de todas as manutenções preventivas e corretivas. Nos últimos três anos, a Rodojunior adquiriu ao todo 417 caminhões Volvo, com 150 em 2021 e 127 em 2022. Com o novo lote, a frota da transportadora goiana está prestes a se tornar 100% Volvo.
Entrega limpa
A Supergasbras, empresa do grupo SHV Energy, que atua na distribuição de GLP, colocará nas ruas seu primeiro caminhão elétrico para transportar gás liquefeito de petróleo a granel. O projeto, inédito no mundo, é uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Grupo EGSA e a Locadora Juntu. A implementação do e-Delivery trará benefícios de sustentabilidade e redução de emissão de poluentes. Contando com uma matriz energética mais limpa, com fonte renovável, o veículo é um marco do setor de GLP em relação ao ambiente. Com uma autonomia de até 250 quilômetros, inicialmente, a previsão é que o veículo circule no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias. “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios para a sociedade, o ambiente e nossa empresa. Por isso, é muito gratificante termos feito essa parceria e apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”, pondera Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras.
Fatia mais gorda
A Iveco vive o seu melhor momento desde a sua chegada ao Brasil, em 1997. Depois de iniciar 2022 com um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão destinado à América Latina, a montadora fechou o ano passado com uma marca interessante: a maior participação de mercado dos últimos dez anos no país, alcançando “share” de 9,3%. Enquanto o mercado total teve retração de 3% no emplacamento de caminhões, a Iveco cresceu 11% na comparação com 2021. Só em dezembro, a montadora vendeu mais de dois mil caminhões. E o que não falta para a marca italiana com fábrica na cidade mineira de Sete Lagoas são motivos para celebrar, pois novos recordes foram alcançados. Em 2022, nas categorias de veículos médios e semipesados, a Iveco teve a maior participação de mercado da história – 10,6% e 10,3%, respectivamente. Entre os leves (chassi-cabine), a marca manteve a liderança com 40,4% de “market share”. “Celebramos com muita satisfação o crescimento sustentável da Iveco, montadora ‘full liner’ que mais cresce no Brasil. Isso é consequência do trabalho de uma equipe que, dia a dia, faz a nossa marca conquistar cada vez mais espaço no mercado”, destaca Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco.
Expansão fabril
A fabricante catarinense de implementos rodoviários Librelato inaugurou mais uma unidade industrial em Içara. Com 11.390 metros quadrados de área construída e 40 mil m2 de pavimento em concreto pré-moldado, o novo espaço está localizado ao lado da sede administrativa e foi planejado para melhorar o processo de montagem final dos implementos. Foram investidos ao todo R$ 46 milhões, sendo R$ 24 milhões destinados à nova fábrica e R$ 22 milhões para melhorias na área de automação industrial e processos internos. Com a abertura da nova fábrica, a Librelato totaliza quatro unidades industriais, três delas em Içara e uma em Criciúma. “Esse trabalho acontecia, até então, em duas fábricas. Daqui para frente, ele será facilitado, pois todos os produtos em fase de montagem final e finalização para entrega migrarão para esse novo local, que tem capacidade para receber diariamente 90 implementos e gerar 600 novos empregos diretos no decorrer de 2023, considerando 140 contratações imediatas”, detalha José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: