Divulgação

Atualizações pontuais

Na Argentina, a linha 2023 do Volkswagen Taos – que é produzido em General Pacheco, na Grande Buenos Aires – incorporou alguns equipamentos. Equipado com o mesmo motor 1.4 turbo de 152 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas, o Taos linha 2023 passa a oferecer o pacote Touch, disponível apenas na versão Highline, que inclui um volante multifuncional, um novo sistema de ar-condicionado Climatronic de duas zonas e uma entrada USB no banco traseiro. No quesito segurança, a linha 2023 do utilitário esportivo ganha assistente de manutenção de faixa (Lane Assist) e estacionamento autônomo (Park Assist), também exclusivos da Highline, que terá ainda o Pacote BiTon, com a cor branca na carroceria e teto e espelhos pintados em preto brilhante. Não se sabe quando as novidades da linha 2023 do Taos chegarão ao mercado brasileiro, no qual o SUV lançado em junho de 2021 ficou na trigésima segunda posição entre os carros de passeio em 2022, com 11.737 unidades vendidas. (colaborou o site “Minuto Motor”, da Argentina

Fúria à japonesa

Divulgação

A Nissan revelou o novo GT-R, inicialmente, para o mercado japonês, incluindo duas séries especiais, a Edition T-Spec e a Nismo Special Edition. Os modelos 2024 devem chegar ao mercado no segundo trimestre deste ano, seguidos pela variante Nismo. Com 4,71 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, apenas 1,37 metro de altura e 2,78 metros de distância de entre-eixos, o carro-base do GT-R tem motor V6 biturbo de 572 cavalos de potência e 65,5 kgfm de torque, acoplado à transmissão de dupla embreagem GR6 e à tração integral permanente. “Tendo como destaque o novo design da grade frontal, tecnologias de ponta e maestria das técnicas de manufatura, os novos modelos são a ‘última palavra’ em GT-R”, comemorou Ashwani Gupta, CEO da Nissan. Segundo a fabricante oriental, o GT-R Nismo utiliza componentes do motor de alta precisão com peso equilibrado, como anéis, bielas e virabrequim, além do exclusivo capô em fibra de carbono com acabamento “clear coat” (com entradas de ar do tipo Naca). 

Visão própria de futuro

Divulgação

O Peugeot Inception Concept é a proposta da marca do leão para uma visão totalmente repensada do automóvel, exaltando a tradicional atitude felina, um interior com design revolucionário e uma promessa de sensações de condução inéditas. Com a nova geração do i-Cockpit e o comando Hypersquare, o “carro” tenta redefinir o prazer de dirigir por meio de uma gestualidade intuitiva. Com o conceito de área envidraçada panorâmica Skyspace, seu habitáculo cria um novo espaço interno, enquanto uma arquitetura inovadora agrega materiais que exploram os reflexos coloridos e redefinem a noção de sustentabilidade graças a novas técnicas. “A Peugeot está empenhada na eletrificação de sua gama. Nos dois próximos anos, serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos. Nossa ambição é simples: fazer da Peugeot a primeira marca elétrica na Europa em 2030. Esse objetivo e essa visão ambiciosa abrem o caminho para uma transformação radical, materializada agora pelo Peugeot Inception Concept, que passa a encarnar esse novo momento”, revela Linda Jackson, CEO da Peugeot. 

Família toda reunida

Divulgação

A linha de picapes Série F da Ford ampliou o seu retrospecto de liderança no mercado norte-americano em 2022, com a venda de mais de 640 mil unidades – ou um veículo a cada 49 segundos. Com isso, tornou-se a picape mais vendida do continente há 46 anos seguidos e veículo líder da indústria automotiva dos Estados Unidos há 41 anos. A Série F conta com uma variedade de modelos, desde a F-150 à F-550. Se todas as picapes da linha vendidas no ano passado fossem enfileiradas, cobririam mais de 3.800 quilômetros, distância suficiente para ir do Acre à Paraíba – os dois extremos da parte mais larga do mapa do Brasil. “A habilidade da equipe de picapes da Ford de antecipar as necessidades dos clientes, inovar continuamente e entregar os melhores níveis de capacidade e desempenho da categoria ajudou a tornar a Série F líder de vendas repetidas vezes”, festejou Kumar Galhotra, presidente da Ford Blue. A Série F comemora seu septuagésimo quinto aniversário este ano. Com a Maverick, a Ranger e a Série F, a Ford oferece uma linha completa de picapes, e toda ela estará no Brasil a partir deste ano com a chegada da F-150.

Acelerando mais rápido

Divulgação

Conforme números da Fenabrave, a Chevrolet foi a marca que mais cresceu em volume de vendas em 2022 no Brasil, totalizando 291 mil unidades, incremento de quase 50 mil exemplares e crescimento de 20% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o mercado de automóveis e comerciais leves ficou praticamente estagnado no Brasil, ao registrar 1,96 milhão de unidades, mostrando que a indústria ainda enfrenta imprevisibilidade no fornecimento de componentes. A nova família de veículos compactos da Chevrolet foi a maior responsável pelo aumento das vendas da marca no país. Enquanto a linha Onix liderou pelo sexto ano seguido o ranking geral, com 160,5 mil unidades, com crescimento de 25% somando as versões hatch e sedã, o Tracker foi pela primeira vez o mais emplacado entre os SUVs. O modelo teve 70,8 mil emplacamentos em 2022, com alta de 40%. Recentemente, o Tracker atingiu a marca de 250 mil unidades feitas no Brasil e recebeu nota máxima em segurança pelo Latin NCAP. 

Novas formas de eletrificação

Divulgação

A tecnologia e-Power da Nissan chegará à América do Sul antes do final do ano com o lançamento do modelo X-Trail, que será importado do Japão e lançado inicialmente na Argentina e depois no Brasil. O SUV com essa nova motorização apresenta um design totalmente renovado. Os detalhes e equipamentos específicos do novo X-Trail e-Power serão revelados no momento do lançamento, previsto para o segundo semestre deste ano. Na tecnologia e-Power, o veículo é impulsionado por um motor 100% elétrico alimentado por baterias, que são abastecidas por um propulsor 1.5 turbo de quatro cilindros, com um alto nível de eficiência. Dessa forma, o carro não precisa estar conectado a uma fonte de energia elétrica, permitindo uma maior autonomia. Em alguns países onde já é comercializado, o X-Trail E-Power entrega 213 cavalos de potência e acelera de zero até 100 km/h em apenas 7,2 segundos. No Japão, é homologado com consumo de 21,7 km/litro. (colaborou o site “Minuto Motor”, da Argentina

Descansar é preciso 

Divulgação

O GEM Motoring Assist – organização de avarias e segurança rodoviária do Reino Unido – reforça a necessidade de os motoristas estarem devidamente descansados ​​antes de partir para longas viagens. Estar cansado ao dirigir aumenta o risco de colisão, pois o condutor não consegue ficar atento ao que está acontecendo ao seu redor. A fadiga é responsável por mais de 20% de todas as colisões rodoviárias e até 25% dos acidentes graves ou fatais. “Um acidente relacionado à fadiga tem cerca de 50% a mais de probabilidade de resultar em morte ou ferimentos graves, simplesmente porque um motorista que adormece ao volante não consegue reduzir a velocidade ou mudar de direção para evitar uma colisão. Normalmente, essas situações são devastadoras”, afirma Neil Worth, executivo da GEM. Dicas aos motoristas
– Ter uma boa noite de sono antes de partir para uma longa viagem.
– Evitar de dirigir nos horários em que normalmente estaria dormindo.
– Não fazer refeições pesadas nas viagens, principalmente na hora do almoço, pois podem aumentar a sonolência à tarde.
– Em viagens longas, fazer uma pausa de pelo menos 15 minutos a cada duas horas ao volante.
– Não insistir ao volante sob fadiga, pois ela se instala por completo sem dar avisos.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA