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O BMW Group compartilhou sua visão da futura experiência digital, dentro e fora do veículo, na Consumer Electronics Show (CES) 2023, em Las Vegas, realizada de 5 a 8 de janeiro. O BMW i Vision Dee é o futurístico sedã médio com uma linguagem de design nova e simplificada. O sufixo “Dee” significa “Experiência Emocional Digital” – e esse é precisamente o seu objetivo: o de criar um vínculo mais forte entre as pessoas e seus carros daqui para frente. Segundo a marca alemã, as futuras funções digitais ultrapassarão o nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista com os quais as pessoas estão familiarizadas atualmente. O BMW Head-Up-Display se estende por toda a largura do para-brisa do i Vision Dee.

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A partir de 2025, a inovação estará disponível nos modelos da Neue Klasse (Nova Classe, em alemão). O BMW Group refinou o uso da tecnologia de mudança de cor. Depois de ter revelado o BMW iX Flow com a capacidade de mudar de preto para branco na CES de 2022, o i Vision Dee pode selecionar seu exterior em até 32 cores. “Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, podemos explorar todo o potencial da digitalização para transformar o automóvel em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para as fabricantes de automóveis: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir. Ao mesmo tempo, o i Vision Dee é mais um passo no caminho para a Neue Klasse. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos”, afirmou Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

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O Mixed Reality Slider, em combinação com o Head-up Display avançado, é o destaque digital e o controle operacional central do i Vision Dee. Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir quanto de conteúdo digital deseja ver no Head-Up Display. A seleção de cinco etapas varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação, à projeção de realidade aumentada, até a entrada em mundos virtuais. Paralelamente, janelas reguláveis ​​podem ser usadas para esmaecer gradualmente o mundo físico, enquanto a realidade mista pode ser experimentada de uma forma imersiva que envolve diferentes sentidos sem a necessidade de ferramentas adicionais. Com suas capacidades inteligentes – quase humanas –, o i Vision Dee acompanha o motorista não apenas em situações da vida real nas estradas como também em seu ambiente digital.

A experiência sensorial já se inicia fora do veículo, com um cenário de boas-vindas personalizado combinando elementos gráficos, efeitos de luz e som. A linguagem natural serve como a forma mais simples e intuitiva de interação. Os faróis e a grade BMW fechada formam um ícone “phygital” (fusão de físico e digital) comum em uma superfície uniforme, com o veículo produzindo diferentes “expressões faciais”. Isso significa que o i Vision Dee pode falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar sentimentos como alegria, espanto ou aprovação. O futuro carro poderá ainda projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral para personalizar o cenário de boas-vindas.

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A superfície da carroceria do BMW i Vision Dee é dividida em 240 segmentos, cada um controlado individualmente. Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e mudada em segundos. O processo de corte a laser usado para editar os filmes e o design do controle eletrônico foram desenvolvidos em parceria com a E Ink. A adaptação da tecnologia para superfícies curvas e a programação das animações foram criadas pelos engenheiros do BMW Group, com a possibilidade de uma customização nunca vista antes no setor automotivo. O design do i Vision Dee foi deliberadamente reduzido para focar a atenção na experiência digital e nas características da marca BMW. O exterior é definido pelo design clássico do carro de três volumes que forma o núcleo da fabricante alemã. Nas CES, a BMW não antecipou qual será a propulsão do futuro modelo – mas ela será, com certeza, elétrica.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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