Situação mantida
As vendas de carros de passeio e de comerciais leves no mercado brasileiro fecharam 2022 com 1.957.699 unidades emplacadas, conforme levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O número foi quase igual ao registrado em 2021, quando foram comercializados 1.974.402 veículos nos dois segmentos, representando uma pequena queda de 0,8%. Entre os modelos no Brasil em 2022, a picape compacta Fiat Strada ficou em primeiro no acumulado de janeiro a dezembro, com 112.456 exemplares vendidos, seguida do carro de passeio mais emplacado do país, o hatch compacto Hyundai HB20 (96.255), do hatch compacto Chevrolet Onix (85.252), do sedã compacto Onix Plus (75.606), do subcompacto Fiat Mobi (72.756), do agora aposentado hatch compacto Volkswagen Gol (72.606), dos SUVs compactos Chevrolet Tracker (70.806) e Volkswagen T-Cross (65.341), do hatch compacto Fiat Argo (64.016) e do SUV médio Jeep Compass (63.564).
Liderança inalterada
Segundo a Fenabrave, o mercado de 2022 entre as marcas com fabricação nacional terminou nos carros de passeio e comerciais leves com a liderança da Fiat, com 430.202 unidades vendidas e participação de mercado de 21,9%. A marca italiana foi seguida da norte-americana General Motors, com 291.418 vendas e “market share” de 14,8%, da alemã Volkswagen (269.111 e 13,7%), da japonesa Toyota (191.291 e 9,7%), da sul-coreana Hyundai (187.809 e 9,5%), em especial pelo HB20, o carro de passeio mais emplacado do Brasil em 2022, da norte-americana Jeep (137.540 e 7,03%), da francesa Renault (126.735 e 6,4%), das japonesas Honda (56.689 e 2,9%) e Nissan (53.665 e 2,7%), da francesa Peugeot (41.767 e 2,1%), da sino-brasileira Caoa Chery (35.035 e 1,7%) e da francesa Citroën (32.121 e 1,6%).
Os que foram para cima
O segmento que mais cresceu em 2022 entre os automóveis no Brasil foi o de picapes, principalmente nas médias. E o panorama deve ser enriquecido este ano com a chegada de mais produtos, como a nova Chevrolet Montana e a Ford F-150, o veículo mais vendido nos Estados Unidos há quatro décadas, além da picape média da Fiat. A Strada manteve a primeira colocação, não apenas entre as picapes, mas também no geral. Em 2022, entre as picapes médias, a Toyota Hilux reinou absoluta, com 48.606 unidades comercializadas, na frente da Chevrolet S10 (27.128), da Mitsubishi L200 (15.831), da Ford Ranger (14.302) e da Nissan Frontier (8.669). Os utilitários esportivos também continuaram em sua curva ascendente no ano passado, com os compactos Chevrolet Tracker na primeira posição, com 70.806 vendas, e Volkswagen T-Cross (65.341), o médio Jeep Compass (63.564) e os compactos Hyundai Creta (62.651) e Jeep Renegade (51.398).
Indústria reage
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os números de produção e exportação foram positivos em 2022, com 2,37 milhões de unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos agrícolas e rodoviários, com aumento de 5,4% em comparação a 2021. A entidade lembrou que a indústria teve de contornar problemas com os reflexos da pandemia da Covid-19, a falta de semicondutores e a realização da Copa do Mundo do Catar. Já os 480,9 mil veículos exportados representaram um crescimento de 27,8% sobre 2021, o que, segundo a Anfavea, não deixa de ser surpreendente dadas às restrições de comércio exterior impostas pela Argentina, o maior parceiro comercial do Brasil.
Conectividade atualizada
A Google mostrou na CES 2023 suas novidades para o mercado automotivo, incluindo a atualização da experiência do Android Auto, como uma nova maneira de usar a chave digital do carro, e as melhorias da gigante norte-americana integradas para os veículos. O Android Auto, que permite conectar dispositivos do smartphone ao painel do automóvel, teve atualizações de design e melhorias de recursos para uma experiência mais pessoal e intuitiva. O novo layout prioriza três objetivos para o motorista: chegar ao local de destino, comunicar-se com amigos e familiares e tocar suas músicas ou podcasts favoritos. O visor do Maps está agora localizado mais próximo ao motorista. A Google revelou ainda na feira realizada em Las Vegas, de 5 a 8 de janeiro, que a Honda se junta às parcerias da empresa com o recentemente lançado Accord Touring 2023. Os novos recursos do Android Auto foram apresentados na CES em um BMW i7 e em um Volvo EX90.
Adaptar para não começar do zero
A Audi apresentou seu plano para a produção do futuro. Envolvida com a eletromobilidade, a partir de 2026, a marca das quatro argolas lançará apenas modelos totalmente elétricos no mercado global, eliminando gradualmente a produção de veículos a combustão até 2033. Com base nessa decisão, alinhada à estratégia corporativa global “Vorsprung 2023”, a Audi está readaptando suas fábricas para não precisar construir nenhuma nova unidade no mundo. Para se fortalecer diante de flutuações do setor, a marca alemã tornará os seus processos de fabricação mais uniformes e flexíveis. “Queremos estruturar tanto o produto quanto a produção de modo a obter o melhor custo-benefício aos clientes. Com isso, o novo Q6 e-tron, por exemplo, será inicialmente feito em Ingolstadt na mesma linha de montagem do A4 e do A5. Assim, os modelos elétricos substituirão passo a passo os carros a combustão nas fábricas. Estamos investindo em nossas fábricas atuais de modo que elas sejam tão eficientes e flexíveis quanto uma construída do zero”, desafia Gerd Walker, diretor dos setores de Produção e Logística da Audi.
Delivery de concessionária
A Fiat voltou a participar da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, em grande estilo. A marca, espécie de “cabeça” do Grupo Stellantis, apresentou duas atrações protagonizadas pelo 500e, ponta de lança da estratégia de eletrificação da fabricante italiana. A Fiat trouxe também, pela primeira vez ao público, seu showroom interativo de metaverso – terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais -, em uma parceria com a Microsoft e a Touchcast. Com a Metaverso Store, a Fiat pretende reinventar a jornada de negociação de um novo veículo, invertendo o paradigma no qual, no lugar do showroom de uma concessionária física, a marca leva a experiência de compra direto para a casa do cliente. Aproveitando seu sucesso na Europa, o 500e é levado agora para o mercado norte-americano para ser o carro-chefe de sua corrida na eletromobilidade. E o “Cinquecento” estava exposto na Metaverso Store no estande da Stellantis na feira. O 500 elétrico já é comercializado no Brasil desde 2021 e é peça fundamental para a estratégia de eletrificação da Fiat na América do Sul.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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