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Três décadas de Brasil

A Toyota comemorou 30 anos de Brasil, uma trajetória iniciada no Salão do Automóvel de São Paulo de 1992, quando a marca japonesa trouxe para o mercado brasileiro o sedã Corolla, a picape Hilux, o SUV SW4 e o sedã de luxo Camry. Foram cerca de 2 milhões de unidades vendidas desses modelos no mercado nacional em três décadas. Apresentado no Brasil em sua sétima geração, o Corolla – o carro mais vendido da história da indústria automotiva mundial – inspirou inclusive o surgimento do SUV Corolla Cross, que herdou seu famoso nome. Com mais de um milhão de unidades produzidas em Indaiatuba (SP), o sedã Corolla teve sua décima segunda (e atual) geração lançada em 2019, com uma de suas configurações sendo o primeiro veículo híbrido flex do planeta. O modelo a combustão foi apresentado nas versões GLi, XEi e Altis, com novo motor Dynamic Force 2.0L de 177 cavalos de potência aliado à transmissão tipo CVT de 10 marchas. Já a Altis Hybrid chegou ao mercado com o bicombustível 1.8L com 101 cavalos e dois elétricos de 72 cavalos, com o propulsor a combustão ligado à transmissão Hybrid Transaxle, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com o motor.

Bem nervosos

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A Ford revelou mais detalhes da sétima geração do Mustang, que começa a ser vendida nos Estados Unidos no segundo semestre deste ano, com avanços na potência e na tecnologia. O destaque é o inédito Mustang Dark Horse, primeira série de alto desempenho da linha em 21 anos, desde o lançamento do Mustang Bullitt, em 2001. O Dark Horse será o Mustang mais potente não pertencente aos com a assinatura Shelby. O novo “bólido” terá motor Coyote 5.0 V8 de quarta geração com 500 cavalos e 57,8 kgfm de torque. Desenvolvido pela Ford Performance, o novo Coyote já está sendo considerado como o V8 naturalmente aspirado mais potente já produzido por qualquer marca no mundo. Suas atualizações incluem virabrequim com sistema de balanço exclusivo e bielas forjadas – usadas pela primeira vez no Mustang Shelby GT500 –, para suportar o aumento da pressão nos cilindros e da velocidade dos pistões. O Mustang Dark Horse tem câmbio manual de 6 marchas, com a opção de automático de 10 velocidades, e um visual totalmente esportivo. 

Entre elétricos e autônomos

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A CES (Consumer Electronics Show) 2023, que abre as portas para o público de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas, retorna este ano de forma presencial. Em 2022, a feira foi realizada de forma híbrida, ainda devido aos reflexos da Covid-19. Atrações como o metaverso serão as maiores desta edição da CES, destacando empresas como a Met, a Sony, a HTC, a Magic Leap, a QualComm e a Vuzix. Veículos também dominam a feira, em especial, os elétricos. Enquanto a BMW prepara a apresentação do Série 3 elétrico, a Stellantis promete o conceito Peugeot Inception, uma definição de design para os modelos da marca. Também serão mostrados protótipos de carro e quadriciclos da Aska e os produtos elétricos e autônomos da parceria da Sony com a Honda. Revelado na CES 2023, o ZF ProConnect une carros com a nuvem da internet e com a infraestrutura de tráfego. De acordo com a ZF, o primeiro grande pedido de uma fabricante de veículos já foi recebido, com um produto entrando em produção em série a partir de 2025.

O chinês elétrico da vez

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Apontado como um dos modelos 100% elétricos mais baratos na China, o BYD Dolphin deve chegar ao mercado brasileiro em 2023. Já estreante na Colômbia, lá, o compacto custa o equivalente a mais de R$ 170 mil. Aqui, ficaria por volta dos R$ 200 mil, muito longe dos elétricos menos caros do Brasil, o Renault Kwd E-Tech (R$ 146.990) e o Caoa Chery iCar (R$ 149.990). O Dolphin tem 4,13 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,57 metro de altura e 2,70 metros de distância de entre-eixos, com porta-malas para 345 litros. Assim, seria rival do Peugeot e-208, do Renault Zoe e do Volkswagen ID.3. O próximo chinês do mercado brasileiro tem um motor que traciona as rodas dianteiras, com 70 kW (94 cavalos) de potência e torque de 18,3 kgfm. O motor é alimentado por uma bateria de 44,9 kWh, com autonomia estimada de até 420 quilômetros. Mostrado pela primeira vez no Salão de Guangzhou do ano passado, o Dolphin tem preços de até 137 mil yuan, cerca de R$ 105 mil. Ou seja, barato só na China.

Para simplificar a viagem

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Uma das possibilidades de se sair para a viagem de férias de verão sem preocupações com manutenção do carro é a locação. A Unidas, uma das maiores do setor no Brasil, dá algumas dicas para o aluguel mais tranquilo:

Antecedência –Não deixar para alugar o carro de última hora. Reservar é sempre a melhor opção. É importante se programar para encarar a forte demanda desta época do ano. Ao reservar o carro, o cliente tem a flexibilidade de escolher o horário mais conveniente para pegar o veículo, tornando o processo mais simples e ágil.

A categoria de carro ideal para a viagem –Ter em mente o destino da viagem para escolher o tipo de veículo que se encaixa ao roteiro. Devem ser levadas em consideração a quantidade de pessoas que viajarão, de bagagem e a distância e o tipo de estrada a serem percorridos. As maiores locadoras têm várias categorias de carros: econômicos, intermediários, executivos, SUVs e utilitários esportivos adaptados.

Pesquisar a melhor opção de locadora – Procurar a locadora com melhor preço e variedade de veículos. Mesmo que seja tentador alugar uma opção mais barata, é importante verificar se ela realmente atende às necessidades. Quanto mais tempo o cliente ficar com o carro alugado, menor será o custo da diária.

– Condições do carro locado – Ao optar pelo aluguel, o cliente tem a segurança de receber um veículo com as manutenções em dia, pois esse é o principal dever da locadora. Além disso, o motorista – se não cometer infrações de trânsito ou não abusar da mecânica do carro – não precisa se preocupar com a manutenção do veículo depois da devolução. 

Sonha alto

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 490 milhões à Eve – companhia independente fundada pela Embraer – para a primeira fase do desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL, da sigla em inglês). Conhecido também como carro voador, o eVTOL será projetado para fazer voos urbanos. O modelo da Eve será 100% elétrico com capacidade para transportar quatro passageiros, mais o piloto, naturalmente, por uma distância de até cem quilômetros, quase o suficiente para ir da capital de São Paulo à Campinas. Segundo a Eve, os ruídos emitidos pela aeronave serão em até 90% inferiores aos de helicópteros. Fundada em 2021, a Eve se dedica a acelerar o ecossistema de mobilidade aérea urbana. Com o projeto do eVTOL, serão necessários uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. 

Piratas de plantão

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Para orientar os consumidores durante a compra de automóvel e evitar que caiam em ciladas, Luca Cafici, fundador e CEO da InstaCarro, startup que conecta clientes com lojistas de todo o Brasil, cita os “golpes automotivos” mais comuns na atualidade.

Anúncios com preços muito baixos – Por mais tentadores que sejam os preços acessíveis, produtos muito baratos podem apresentar danos e defeitos. À primeira vista, tais falhas podem passar despercebidas, mas no longo prazo trazem um custo de reparo equivalente ao valor economizado na compra.

Automóveis “direto da fábrica” – Muitos falsos vendedores utilizam anúncios para atrair os consumidores. No entanto, antes de fechar a compra, os golpistas pedem para que o pagamento seja feito de forma adiantada para a entrega do carro. “Para compra ou venda online, a dica é verificar a procedência do anúncio e site no qual está inserido, conferir todos os dados e sempre checar comentários e avaliações. Muitas vezes, apenas nessa conferência já é possível descartar o negócio”, explica Cafici.

Automóveis apreendidos – Um dos golpes mais utilizados envolve carros apreendidos. Os vendedores usam a “venda” de veículos que estão sob o controle da polícia, seja por falta de pagamento ou por excesso de multas. Para completar, sugerem que o interessado na compra pague o valor integral do carro imediatamente.

Golpe do test-drive – O interessado pelo veículo faz uma visita e solicita um test-drive. Porém, ao ter as chaves em mãos, o falso comprador foge com o automóvel. Juridicamente, tal situação é configurada como um furto mediante fraude.

O falso intermediário – O golpista acha anúncios que o agrada, obtém várias informações sobre os reais vendedores, como se estivesse interessado em comprar, e replica os anúncios para tomar o lugar do verdadeiro vendedor. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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