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De onde vêm os elétricos

A Seres pretende lançar o caminhão-baú EC31 e o furgão de carga EC35 elétricos no Brasil. Segundo a marca chinesa que faz parte da Huawei, uma das maiores fabricantes de celulares do mundo, os dois modelos são feitos pela DFSK na China e devem chegar ao Brasil no início de 2023. De acordo com a Seres, o início das vendas dos dois comerciais leves se iniciará no primeiro trimestre do próximo ano. Ambos têm vocação para uso urbano e são equipados com motor elétrico de 81 cavalos que entrega 20,4 kgfm de torque nas rodas traseira. Ainda de acordo com a fabricante, os modelos proporcionam autonomia de 300 quilômetros em baterias de 41 kWh. Têm direção com assistência elétrica, ar- condicionado, freio ABS, aviso de segurança para pedestres e radar. O caminhão EC31 tem 4,75 metros de comprimento, 1,67 metro de largura, 2,40 metros de altura e entre-eixos de 3,05 metros. O baú oferece um volume útil de 6,72 m³, com capacidade para até 1.020 quilos de carga. Já o furgão EC35 tem 4,50 metros de comprimento, 1,68 metro de largura, 1,99 metro de altura, entre-eixos de 3,05 metros e compartimento de carga com 4,8 m³ de volume livre para até 950 quilos de peso. 

No caminho de Santiago

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Um comboio de ônibus da Volvo cruzou a cordilheira dos Andes e já está em Santiago para início das operações em janeiro. Ao todo, serão 566 novos ônibus Volvo para o sistema de transporte da capital chilena, considerado um dos mais importantes do continente e do mundo. São 473 ônibus convencionais e 93 articulados. Os chassis Volvo B8R foram produzidos nas fábricas de Curitiba (Brasil) e Borås (Suécia). Já as carrocerias foram feitas pela Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) e pela Caio, em Botucatu (SP). Para chegar a Santiago, os veículos seguiram em comboio atravessando os Andes pela estrada de “Los Caracoles”, assim chamada pela longa sequência de curvas sinuosas na transposição de altitude na cordilheira que separa Argentina e Chile. A viagem tem mais de 2.700 quilômetros, percorridos em dez dias. As entregas fazem parte da licitação definida ano passado pela Red Metropolitana de Movilidad, a maior da América Latina nos últimos anos.

Águia na cabeça

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Com 53,5% de participação no mercado nacional, a Marcopolo, líder no segmento de carrocerias de ônibus no Brasil e posicionada entre as maiores fabricantes do mundo, é responsável pela ampliação da frota de veículos da Viação Águia Branca. Uma das principais operadoras de transporte rodoviário de passageiros do país, a empresa capixaba já recebeu as primeiras unidades do novo lote de ônibus Marcopolo Geração 8. No total, são 80 veículos, sendo 25 Paradiso G8 1800 DD e 55 Paradiso G8 1350. A Viação Água Branca foi o cliente lançador da Geração 8 e a estreia dos seis modelos adquiridos à época foi na rota São Paulo-Rio de Janeiro. Agora, após a comprovação do desempenho da nova geração, a empresa comprou mais 80 ônibus, que circularão em rotas por todo o país. Parte da nova frota deve começar a operar ainda em dezembro e a outra parte deve chegar às garagens no início de 2023. As 25 unidades do modelo Paradiso G8 1800 DD contam com serviço leito cama no piso inferior, no qual o passageiro tem uma inclinação de 180 graus, e 48 poltronas semileito no piso superior, todas com descansa-pernas e tomadas USB. São equipados também com cortinas privativas, sistemas de ar-condicionado e de entretenimento com preparação para internet e TV.

Implementando parcerias

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Dando continuidade à implantação do Programa Mercedes-Benz VanPartner, a marca alemã acaba de certificar duas novas empresas com foco em transformação e adaptação de veículos no Brasil. A paulistana Greencar foi certificada para Sprinter transformada em ambulância, enquanto a gaúcha TCA Veículos Especiais, para van de passageiro. Com essa dupla certificação, a Mercedes-Benz passa a contar com cinco empresas autorizadas no Brasil para transformação da linha Sprinter, considerando também os parceiros VIPK, REVO e o Grupo Nik’s. As empresas que fazem parte do Programa Mercedes-Benz VanPartner estão presentes no Mercedes-Benz Conversion World, portal internacional que auxilia os clientes finais a buscarem parceiros certificados da marca para fazerem transformações em seus veículos. Para obter essa certificação, é preciso ter aprovação em todos os procedimentos estabelecidos pela matriz da Mercedes e cumprir as exigências técnicas para o serviço de implementação, assegurando a qualidade tanto do veículo base quanto da transformação executada.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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