O maior na fila da tomada
A Volkswagen Caminhões e Ônibus expandirá seu portfólio elétrico. Entra em testes nas próximas semanas o maior caminhão elétrico inteiramente desenvolvido no Brasil. O novo e-Delivery 17 circulará pelas ruas de São Paulo e tem capacidade para transportar 17,3 toneladas, cerca de três toneladas a mais que o e-Delivery 14 (14,5 toneladas) graças a um projeto derivado da arquitetura modular flexível e-Delivery. Embora seja o maior caminhão da família, o modelo mantém as dimensões para operar em zonas de restrição de circulação, como veículo urbano de carga (VUC), e traz eixo dianteiro com maior capacidade de carga, chassi e suspensão reforçados, configuração 6×2, plataforma de carga mais baixa facilitando a operação, suspensão a ar integral e rodado duplo em ambos os eixos traseiros. O veículo traz também uma nova configuração de baterias: quatro ou seis packs, atingindo uma autonomia de até 180 quilômetros. O e-Delivery 17 inicia testes em operação real em dezembro, com o objetivo de avaliar sua aplicação com clientes, em operações que demandem alta densidade de carga em veículos compactos urbanos e distribuição de bebidas com até oito pallets.
Para andar na linha
Com a gradativa retomada das atividades em todo o mundo, sobretudo do turismo, a Marcopolo vem intensificando suas exportações e fechou o fornecimento de 12 novos ônibus rodoviários Paradiso G8 1800 Double Decker para o operador San Cristóbal, da cidade de Tulcán, no Equador. Essa é a primeira aquisição de modelos da Geração 8 naquele país, e a entrega foi feita pela Sudamericana, representante Marcopolo na região. Os novos ônibus da San Cristóbal têm 14, 40 metros de comprimento e capacidade para 60 passageiros em poltronas semileito Super Soft, com tomadas USB e porta-copos. São equipados com sistemas de ar-condicionado Valeo CC430 P3 e de entretenimento, com quatro monitores no salão, microfone, câmeras de monitoramento, gravador de imagens, iluminação decorativa e noturna no porta-pacotes, painel eletrônico informativo interno, bagageiros, cortinas plissadas, chamada para auxiliar de bordo e itinerário eletrônico frontal. “São os primeiros ônibus da G8 da Marcopolo exportados para o Equador, o que consolida o trabalho que estamos fazendo na região para ampliar nossa presença em toda a América do Sul, demonstrando a retomada das atividades econômicas e turísticas em vários países”, destaca Juliano Leoratto, consultor de Operações Comerciais Mercado Externo da Marcopolo.
Negócio em expansão
Após a realização da Fenatran 2022, o maior salão do transporte rodoviário de cargas da América Latina, em São Paulo, a assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios ABAC) fez levantamento a partir de dados fornecidos pelas empresas associadas que atuam no setor de veículos pesados para avaliar o desempenho do mecanismo nesse segmento em período compreendido de março de 2021 a outubro de 2022. A análise revelou ainda que, naqueles meses, as adesões aos consórcios demonstraram oscilações, porém, com avanços constantes. Comparando os números de março de 2021, com 7,92 mil novas cotas comercializadas, com os de outubro de 2022, quando foram vendidas 25,07 mil, constata-se um aumento de 216,5%. Para um total de 276,24 mil adesões no período analisado, a média geral ficou em 13,81 mil vendas de novas cotas. Os picos ocorreram em setembro e outubro deste ano, quando atingiram 26,88 mil e 25,07 mil cotas, respectivamente. Em outubro, as pessoas físicas ou autônomos representavam 64,3% dos consorciados ativos, enquanto as jurídicas chegaram a 35,3%. Houve ainda 0,4% relativo a outros, incluindo cooperativas e entidades setoriais.
Transporte inclusivo
A Iveco foi a vencedora de um processo licitatório promovido pelo Estado de São Paulo para fornecer 530 vans de passageiros, no modelo Daily Minibus 45-170, para a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SPD). As vans passaram por um processo de customização para atender às necessidades especiais do público destinatário. Na parte interna, três espaços foram preparados para pessoas com mobilidade reduzida e que utilizam cadeira de rodas. Neles, há pontos de ancoragem e cintos de três pontos. Ao todo, mais de 400 municípios receberão os veículos que serão utilizados por pessoas com deficiência e em ações de inclusão. “Temos um portfólio robusto e com a possibilidade de customizações para diferentes operações. A boa aceitação pelo mercado é uma consequência dos nossos esforços para atender a todas as demandas nacionais, inclusive do poder público”, destaca Débora Rocha, gerente de Licitações da Iveco Bus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: