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Longe de casa 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus pretende ampliar sua presença internacional. A partir de 2023, reforçará sua participação em quatro continentes, abrindo escritórios regionais e buscando mais oportunidades de negócios tanto no Brasil quanto no Exterior. Com a abertura de representações cuidando dos interesses da marca na América do Sul, no México e na América Central, África, no Oriente Médio e Sudeste Asiático, a montadora quer prospectar e consolidar sua presença em novos mercados, além de buscar a liderança em países nos quais já atua. “Após mais de quatro décadas levando produtos robustos e sob medida a mais de 30 países, decidimos dar mais um passo firme rumo à globalização da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. Além de continuar contando com nossa forte e profissional rede com mais de 300 concessionárias e importadores autorizados, pretendemos criar uma estrutura regional própria, que garantirá ao cliente final ainda mais proximidade em nossa oferta de produtos, vendas e serviços. Começaremos esse trabalho já na América do Sul, mirando o potencial que enxergamos na vizinha Argentina”, explica Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Lubrificante Euro 6

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A Petronas Lubrificantes Brasil, representante da fabricante malaia de lubrificantes e fluidos para motores, anuncia o lançamento do produto sintético para propulsores Euro 6, o Urania 5000 LSF 5W-30, na América Latina. O início da comercialização para a região ocorre em dezembro. De acordo com a fabricante, os principais benefícios do lubrificante são o desempenho diferenciado na diminuição efetiva do consumo de combustível e na proteção dos motores contra corrosão e desgaste, mesmo em condições severas de operação. Atendendo e superando as especificações das principais montadoras, o Urania 5000 LSF 5W-30 foi aprovado pelas normas da Mercedes-Benz 228.51, da MAN M3775, da Volvo VDS-4.5, da Renault RLD-3 e da Cummins CES 20086. O produto cumpre os requisitos do Proconve P8, o qual exige que veículos com motores a diesel combinem dois sistemas de redução de poluentes. “O Urania 5000 LSF 5W-30 conta com a tecnologia Low SAPS, que protege os componentes de pós-tratamento e reduz a emissão de gases poluentes, incluindo o CO2, desde que respeitadas as recomendações da fabricante do motor. Tudo isso contribui para maior vida útil do motor e menor custo por quilômetro rodado, reduzindo os impactos ao ambiente”, explica Marcelo Capanema, diretor de Tecnologia da Petronas.

Nas rotas do Pacífico

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A Marcopolo segue intensificando suas atividades no mercado internacional e ampliando suas exportações para vários países, principalmente os da América do Sul, como o Chile. A encarroçadora de ônibus gaúcha forneceu 15 novos ônibus rodoviários Paradiso New G7 1800 DD para a operadora chilena Buses JM. Os ônibus serão utilizados nas operações de fretamento. Os veículos contam com chassi Scania K440 6×2, têm 14 metros de comprimento total e duas configurações internas. Nove unidades têm 43 poltronas leito e um sanitário no piso inferior e seis têm 60 poltronas semileito e dois sanitários, sendo um em cada piso. “Temos retomado com vigor as exportações para os mercados tradicionais da empresa, como o Chile, para onde já havíamos exportado mais de 300 unidades somente no primeiro semestre, sendo 77 veículos Viaggio 900 para a Buses JM”, destaca Uiliam Kliper Rossetti, consultor de operações comerciais da Marcopolo e responsável por atender ao mercado chileno.

Nos pontos das Alterosas

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Após três meses de testes do chassi de ônibus urbano O 500 Super Padron com operação real em Belo Horizonte, a empresa Saritur adquiriu o veículo da Mercedes-Benz do Brasil para o serviço de transporte municipal na capital de Minas Gerais. Lançado em 2021, o produto se apresenta como o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento. O Super Padron 4×2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas tipo BRT, com corredores e faixas exclusivas. A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do segundo eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arrasto dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção e contribui para a redução do consumo de combustível. “Com esse veículo, oferecemos às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4×2 de piso alto e de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros da concorrência”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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