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Acelerada na reta da chegada

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), novembro teve um total de 191.944 unidades vendidas entre carros de passeio e comerciais leves, representando um aumento de 13,9% sobre outubro deste ano e de 19,2% ante o mesmo mês de 2021. No acumulado de janeiro a novembro de 2022, houve 1.755.543 emplacamentos nos dois segmentos, uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O sedã compacto Chevrolet Onix Plus se destacou em novembro ao ficar à frente do hatch compacto Onix, com a quarta colocação no ranking e 8.035 unidades comercializadas. Na primeira posição no mês apareceu o hatch compacto Hyundai HB20, com 9.457 emplacamentos, seguido pela picape compacta Fiat Strada (9.240) e pelo subcompacto Fiat Mobi (8.724). O hatch compacto Fiat Argo ficou em quinto, com 7.737 exemplares vendidos, à frente do Onix (7.393), do “aposentado” hatch compacto Volkswagen Gol (7.320), do SUV compacto Chevrolet Tracker (7.231), do sedã compacto Fiat Cronos (6.575) e do SUV médio Jeep Compass (6.409).

Pela liderança da marca

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Entre as fabricantes com produção local, a Fiat manteve a liderança em novembro no mercado brasileiro, com 44.934 unidades comercializadas e participação de 23,4%, com destaque para a Strada, líder de vendas no acumulado de 2022, com 103.288 emplacamentos, à frente do Hyundai HB20 (89.286). A marca italiana foi acompanhada pela alemã Volkswagen, com 29.757 vendas e “market share” de 15,5%, pela norte-americana General Motors (27.052 e 14,09%), pela japonesa Toyota (17.493 e 9,1%), pela sul-coreana Hyundai (16.166 e 8,4%), pela norte-americana Jeep (13.317 e 6,9%), pela francesa Renault (13.189 e 6,8%), pela japonesa Honda (5.435 e 2,8%) e pelas francesas Peugeot (4.627 e 2,4%) e Citroën (4.365 e 2,2%).

Customizado de alta potência

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A BMW está participando do Essen Motor Show 2022 com várias atrações. O maior evento da Europa para customização, automobilismo e veículos esportivos de produção abre suas portas de 3 a 12 de dezembro. A marca bávara destaca em Essen, na Alemanha, a estreia mundial do novo M2 com BMW M Performance Parts. Além da aparência aprimorada, as opções de personalização desenvolvidas especialmente para o novo M2 aumentam as características de direção do carro esportivo de alto desempenho. As peças adicionais para a frente, traseira e as laterais do modelo compacto de duas portas são feitas de plástico reforçado com fibra de carbono, selado com um revestimento transparente para revelar a estrutura de fibra típica do material. O sistema silenciador M Performance Titanium alivia em oito quilos em relação ao componente padrão e realça o som do motor de seis cilindros em linha de 338 kW (460 cavalos) de potência. 

Caçamba híbrida

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A Ford exibiu ao público a Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do Brasil, que chegará ao mercado no início do próximo ano. A apresentação foi feita na inauguração do Ford Academy, novo espaço multifuncional aberto na cidade de São Paulo e que será usado como centro de difusão de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento da marca norte-americana. “A Maverick Hybrid faz parte da nossa agenda de descarbonização no Brasil, que terá outras novidades em 2023. A eletrificação é um dos pilares do modelo de negócios da Ford na região e no mundo”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul. Sem divulgar números de desempenho e eficiência energética, a Ford adianta que a picape terá um trem de força combinando um motor 2.5 Atkinson a gasolina, um elétrico e sistema de freio regenerativo. 

No asfalto ou fora-de-estrada

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A Lamborghini apresentou em Miami o novo Huracán Sterrato, o primeiro superesportivo desenvolvido para oferecer o máximo prazer de condução no asfalto ou no off-road severo. “Fiéis aos nossos valores, desvendaremos com o Sterrato novos territórios em termos de sensações de condução. O Sterrato representa uma interpretação radical e original do conceito mostrado em 2019, agora em linha de produção”, comemorou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini. O Huracán Sterrato conta com um motor 5.2 V10 com 610 cavalos de potência e 56,5 kgfm de torque a 6.500 rotações por minuto, associado a uma transmissão de dupla embreagem de 7 marchas, sistema de tração integral controlado eletronicamente e diferencial traseiro autoblocante mecânico. Conforme a marca italiana, o “bólido” tem capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atingir uma velocidade de 260 km/h. 

De olho em outro segmento

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Líder de mercado em picapes compactas, com a Strada, e nas derivadas de SUVs, com a Toro, a Fiat estreará no segmento de médias no segundo semestre do próximo ano. Ainda sem nome nem mecânica definidos, o veículo está em fase final de desenvolvimento no Centro Técnico de Engenharia da Stellantis, no Polo Automotivo de Betim (MG). Existe a forte possibilidade de que o novo modelo seja uma “versão Fiat” da picape Peugeot Landtrek, criada em conjunto com a Changan, parceira da marca francesa na China. A chegada do novo modelo completará o portfólio de picapes da marca italiana no Brasil. Também líder de vendas nos segmentos de carros de passeio e de comerciais leves no país, a Fiat tem um histórico de mais de 2,1 milhões de veículos com caçamba vendidos no mercado brasileiro e quase 2,5 milhões na América do Sul. Segundo a Fenabrave, as picapes médias – como a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Ford Ranger – detêm atualmente cerca de 40% de todo o segmento dotado de caçamba. 

Ataque aos larápios

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Trancar ou destravar as portas de um veículo são ações simples e que vêm sendo facilitadas pela indústria automotiva. Atualmente, a tecnologia oferece controles que abrem as portas por meio de toques em botões e até mesmo o sistema keyless, no qual o carro é aberto ou fechado com o afastamento ou a aproximação de quem estiver com a chave, mesmo sem tocar nela. Na contramão dessas facilidades, no entanto, estão os chamados “amigos do alheio”, que já desenvolveram bloqueadores desses sistemas. Para combater essas práticas criminosas, a Autobunkers Defense desenvolveu o X9 Detector, um dispositivo que detecta e alerta tentativas de bloqueio ou cópia do sinal da chave do veículo. Ao observar o primeiro sinal de uma tentativa de roubo, o sistema dispara um alarme imediatamente. O sistema começou a ser implementado em novembro deste ano, dedicado, em um primeiro momento, aos compradores de veículos blindados pela Autobunkers. A venda ao público em geral terá início a partir do próximo ano. Para mais informações sobre o X9 Detector e a própria empresa de blindagem, pode ser acessado o www.defenseblindagem.com .

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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