Além do milhão
A Dunlop acaba de superar a marca de um milhão de pneus para veículos pesados na fábrica de Fazenda Rio Grande (PR), inaugurada em 2013, após ter ultrapassado 40 milhões de compostos para carros de passeio e comerciais leves em junho deste ano. Em operação no Brasil desde 2011, a Sumitomo Rubber, empresa japonesa detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, começou a fazer pneus para caminhões e ônibus em 2019. A partir de agora, a expectativa é de um crescimento ainda maior, depois de ter anunciado investimentos de R$ 1,06 bilhão para expansão da fábrica e ampliação da produção, chegando a 2,2 mil pneus para veículos pesados por dia até 2025. Todos os compostos produzidos pela Sumitomo Rubber no Brasil contam com a tecnologia Taiyo (Sun) System, método de fabricação desenvolvido pela empresa sem emendas nas partes de borracha. “O ano de 2022 tem sido muito especial para a Dunlop. Os números alcançados este ano comprovam que o trabalho feito até aqui tem gerado bons frutos”, comemora Luiz Gustavo Leite Cipullo, gerente de Planejamento e Controle de Produção da Sumitomo Rubber no Brasil. (com Luiz Humberto Monteiro Pereira)
Pequeno escorpião elétrico
A Fiat embarca em uma nova era com a estreia do 500e Abarth totalmente elétrico, logo após ter lançado no Brasil o Pulse com a assinatura do escorpião, este, porém, com propulsão comum. O 500e Abarth é equipado com uma bateria de 42 kWh acoplada a um motor de 113 kW (155 cavalos) de potência e 23,5 kgfm de torque capaz de levar o “carrinho” de zero a 100 km/h em sete segundos. Estarão disponíveis três modos de condução exclusivos para o elétrico – “Turismo”, “Scorpion Street” e “Scorpion Track”. No primeiro, a aceleração é mais suave, no segundo, o desempenho cresce assim como a frenagem regenerativa, enquanto no terceiro o carro ganha todos os números de potência e torque. O 500e Abarth tem o sistema de carregamento rápido de 85 kW. Bastam cinco minutos para criar uma reserva de energia suficiente para 40 quilômetros, equivalentes a uma média diária urbana. Para 80% da carga, são necessários 35 minutos. A autonomia do Abarth é de 320 quilômetros, ante 460 quilômetros do elétrico “comum” do 500.
Nova versão
A Toyota do Brasil confirma a chegada às concessionárias do país da Hilux 2023, tendo como principal destaque a versão Conquest, com foco no visual off-road, mais imponente. Líder de vendas no Brasil no segmento de picapes médias, a Hilux tem o motor 2.8 16V turbodiesel com 204 cavalos de potência e torque de 42,8 kgfm a 3.400 rpm nas versões com transmissão manual e 50,9 kgfm a 2.800 rpm com câmbio automático de 6 marchas. Já na versão GR-Sport, a Hilux ganha a força de 224 cavalos e 55 kgfm de torque. Os preços da linha 2023 da picape média produzida na Argentina são de R$ 220.690 para a versão chassi, de R$ 228.490 na cabine simples, de R$ 244.390 na STD Power Pack, de R$ 273.090 na SR, de R$ 290.690 na SRV, de R$ 325.490 na SRX, de R$ 337.990 na SRX Limited, de R$ 339.190 na Conquest e de R$ 354.790 na GR-Sport.
Exclusivo para o Brasil
Primeiro lançamento da chinesa GWM no Brasil, o Haval H6 terá uma versão criada especialmente para o mercado brasileiro, com o país sendo o primeiro a comercializar a configuração híbrida plug-in do modelo com tecnologia e-Traction, composta por um motor a combustão 1.5 turbo, dois elétricos e bateria de 34 kWh. O preço no Brasil ainda não foi divulgado. Com autonomia 100% elétrica de 170 quilômetros e um total que ultrapassa os mil quilômetros, o H6 “brasileiro” terá sua pré-venda prevista para ser iniciada no primeiro trimestre de 2023. A marca chinesa promete que o Haval H6 chegará em uma versão única de equipamentos, com elevado nível de condução semi-autônoma. O único opcional será o teto solar panorâmico com acionamento elétrico, para se adequar às preferências dos clientes que preferem fazer a blindagem de modelos sem esse tipo de equipamento. O H6 será equipado sempre com o mesmo pacote tecnológico, que trabalha em conjunto com cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo para oferecer acesso a todos os recursos de direção ativa do carro.
Potência elétrica
Para a BMW, 2022 ficou marcado pelos 50 anos da Motorsport, com várias ações comemorativas do BMW Group no Brasil, como as edições especiais M 50 Years do M3 e do X6 M e as do X3 M40i e do X4 M40i, modelos considerados de ponta produzidos em Araquari (SC). Para fechar o ciclo, a fabricante alemã promove o evento “BMW M 50 Anos”, destacando a presença do i4 M50, o mais novo lançamento da marca no Brasil. Visualmente, o i4 mescla um pouco do Série 3 com as linhas do Série 4 e do esportivo M3. A carroceria sedã tem estilo Gran Cupê com vidros sem molduras. Na versão mais extrema, o i4 M50 é equipado com um “powertrain” de 544 cavalos (400 kW) de potência e 79,5 kgfm de torque imediato, vindos de dois motores elétricos, um em cada eixo. Com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, mesmo tempo do M3. A bateria tem 80,7 kWh de capacidade e permite uma autonomia de 510 quilômetros. O modelo conta com tecnologia que possibilita recargas ultrarrápidas de até 350 kW e um reabastecimento de 80% da bateria em 19 minutos. O superesportivo elétrico terá preços a partir de R$ 1.066.950.
Botando banca
A segunda edição da série especial XPlay do Kicks acaba de chegar às concessionárias brasileiras. A versão do SUV global da marca japonesa será produzida exclusivamente no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, e terá apenas mil unidades, todas numeradas e com preço sugerido de R$ 137.490. A série tem uma inédita combinação de cores – cinza com teto vermelho -, que não está disponível nas demais variantes. A assinatura “XPlay” está nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. No teto, a série tem aerofólio com estilo esportivo em preto e adesivos na parte superior das colunas “C” (as de trás). Outras exclusividades do Kicks XPlay estão no interior, com detalhes de acabamento em vermelho nas saídas de ar, na base do volante, nas costuras duplas do painel, no apoio de braço e nos bancos com forração sintética em preto e cinza.
Por partes
De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), foram registradas 9.182.152 milhões de pessoas em situação ativa em outubro deste ano, com alta de 13,5% em comparação ao mesmo mês de 2021. O volume de cotas comercializadas chegou a 3,27 milhões no acumulado do ano, representando um crescimento de 14,2% ante igual período de 2021. Deste total, 77% referem-se a veículos automotores. A Bazar do Consórcio – plataforma que opera 100% digital – ajuda a revelar o perfil do participante dessa modalidade de negócio:
– Não tem dinheiro para comprar o bem à vista.
– Quer fugir de juros mais altos encontrados em outras modalidades, como o financiamento.
– Não tem disciplina para poupar dinheiro sozinho e precisa fazer uma “poupança forçada”, como forma de juntar recursos para alcançar um objetivo específico.
– Não tem urgência para adquirir o bem e pode esperar até a contemplação da carta de crédito para usufruir do veículo.
– Não pode esperar muito para adquirir o bem, mas tem reservas financeiras para oferecer lances mensais para retirar o carro imediatamente na loja.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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