Na Argentina, a Toyota acaba de incorporar a versão Conquest à linha de picapes médias Hilux. A nova opção aventureira já é vendida na Ásia e passa a ser produzida na fábrica de Zárate, em Buenos Aires, como o restante da linha Hilux e do utilitário esportivo SW4. Visualmente, a nova variante da Hilux ostenta uma série de elementos externos na cor preta, como retrovisores, maçanetas, frisos dos vidros e para-lamas, além de rodas de liga leve de 18 polegadas de design exclusivo, calçadas com pneus 265/60R18. No Brasil, a nova versão intermediária da Hilux deve desembarcar em breve para brigar com as configurações aventureiras rivais, como a Chevrolet S10 Z71, a Ford Ranger FX4 e a Nissan Attack. Será uma versão permanente no catálogo e é descrita pela Toyota como “projetada para a aventura”. No portfólio, a Conquest tem como base a SRX e fica posicionada abaixo da GR-Sport.
A Conquest tem uma nova grade, de grandes dimensões, com texturas de preto e cromado, ladeada por faróis full-leds escurecidos. Nas laterais, destacam-se os “tags” com o logotipo da versão. Na traseira, traz para-choque cinza, frisos na porta da caçamba e barra exclusiva do modelo na cor preta. A caçamba tem um divisor de carga regulável, para organização do espaço, uma tendência em alta no segmento de picapes médias.
Alimentada pelo mesmo motor turbodiesel 2.8 de 204 cavalos e 51 kgfm de torque do restante da linha Hilux, associado a uma transmissão automática de 6 velocidades, a Conquest tem tração 4×4 com bloqueio do diferencial e controle de descida. Adiciona ainda o diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (auto LSD), que aplica o freio na roda com menor capacidade de aderência (sem afetar a entrega de potência do motor), transferindo a tração para a roda com mais aderência.
No quesito segurança, a Conquest, como todas as versões da Hilux, é equipada com sete airbags, controles de tração e estabilidade. Também inclui o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, com radar de ondas milimétricas que, combinado com uma câmera monocular, pode detectar perigos e alertar o motorista para evitar ou mitigar acidentes. O pacote tem o sistema de pré-colisão frontal, o controle de cruzeiro adaptativo e o alerta de saída de faixa.
Por dentro, há tons de preto, cromado escuro e aparência de aço escovado. As portas têm iluminação em led azul. A picape é equipada com sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas e conectividade Android Auto e Apple CarPlay, disponível apenas via conexão USB. Inclui ainda um sistema de áudio premium JBL com oito alto-falantes e um subwoofer. Um dos equipamentos de destaque é sua câmera de visão 360 graus, complementada por sensores de proximidade dianteiros e traseiros. O modelo traz assistente de porta traseira, trava de segurança no estepe, estofamento de couro natural e ecológico com design exclusivo em dois tons (preto e cinza), assentos dianteiros equipados com sistema de ventilação e ar-condicionado automático digital de zona dupla e saídas para os assentos traseiros. Na Argentina, o preço sugerido para a Hilux Conquest é de 12,8 milhões de pesos, aproximadamente R$ 427 mil em uma conversão direta.
PorMartín Echaide, do “Minuto Motor”/Argentina, especial para a AutoMotrix– Fotos: Divulgação
Veja Também: