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O primeiro modelo da Great Wall Company Limited (GWM) – a maior montadora de carros privada da China – no Brasil é o Haval H6, que será comercializado no mercado brasileiro a partir do primeiro semestre de 2023. Sucesso mundial de vendas, o H6 é um projeto global disponível em mais de 60 países. Ele foi o sétimo SUV médio mais emplacado do planeta em 2021 e há 11 anos seguidos é líder do mercado chinês, o maior em escala mundial. A versão que será vendida no Brasil foi desenvolvida especialmente para o país, a começar pelo “powertrain”. O modelo será o primeiro Haval a receber o conjunto de motor a combustão combinado com dois elétricos (um em cada eixo, tornando o carro um 4×4). A variante do H6 “brasileira” é um híbrido plug-in, como mostra o emblema “PHEV” na tampa do porta-malas.

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Na nacionalização do H6, destaca-se a suspensão, retrabalhada para suportar as condições das estradas brasileiras e se adequar aos hábitos e preferências dos motoristas locais. O sistema de direção também recebeu atenção especial. Houve ajustes no nível de maciez da assistência elétrica e na relação de giro do volante, para tornar suas respostas mais rápidas e diretas. De acordo com integrantes da GWM que vieram ao Brasil para apresentar o H6 na fábrica da marca chinesa em Iracemápolis (SP) – anteriormente pertencente à Mercedes-Benz –, o carro terá potência combinada de 430 cavalos e torque de 77,7 kgfm, com aceleração de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. O SUV promete ser o híbrido plug-in com a maior autonomia elétrica do mundo, de até 200 quilômetros.

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Outra exclusividade do H6 para o mercado brasileiro será no visual. O modelo chegará com o novo emblema da marca chinesa, acrescentando pacote de acabamento externo em preto brilhante, o black piano, nos frisos, nas molduras das janelas, no spoiler e no rack. Até as rodas de liga leve de 19 polegadas serão exclusivas no Brasil, não estando disponíveis em nenhum outro H6 vendido no planeta. A escolha do seu visual seguiu sugestões do consumidor manifestadas em pesquisas feitas no Brasil. 

O projeto do H6 – produzido na cidade chinesa de Baoding – para o mercado nacional incluiu a reprogramação de recursos de condução ativa e modificações no sistema de conectividade, que será 100% em português, inclusive nos comandos por voz. A central multimídia traz um display de TFT full-HD de 12,3 polegadas com tratamento antirreflexo e espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Apesar de ser importado, o H6 passou por uma programação de nove meses de testes de rodagem com técnicos e engenheiros brasileiros por todo o território nacional, dando continuidade a um projeto de desenvolvimento que leva em consideração todas as exigências da realidade das ruas e estradas do país. 

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O H6 é um modelo pertence à família Haval, uma das três linhas de produtos que serão comercializadas pela GWM no país, todas com motorização híbrida e conectadas. Embora toda a linha de modelos inicialmente carregasse o mesmo emblema, a empresa – fundada em 1984 – planejava por volta de 2010 começar a diferenciar suas ofertas de SUVs, carros de passeio e picapes, nomeando-as Haval, Voleex e Wingle, respectivamente. A primeira tornou-se independente em 2013. Três anos depois, veio a Voleex, que deixou de ter o símbolo da GWM, levando somente a marca Haval em seus produtos. A GWM terá ainda no Brasil as linhas de produto Tank, com utilitários esportivos off-road de luxo, e a Poer, focada em picapes. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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