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Com o EX90, a Volvo dá início a uma guinada em seu caminho rumo a um futuro totalmente elétrico. A marca escandinava promete revelar um novo modelo 100% “verde” a cada ano – um dos próximos será o EX60, inspirado no XC60, o modelo mais vendido da fabricante no mundo. A ideia é “sepultar” de vez os motores a combustão interna em 2030 e ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040. A Volvo revelou o SUV EX90 em Estocolmo, provavelmente para valorizar as raízes suecas da marca comandada desde 2010 pela chinesa Geely. O novo elétrico será produzido nos Estados Unidos a partir do próximo ano e depois também na China. Sua chegada ao Brasil está prevista para 2024. “O EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo. É totalmente elétrico com uma autonomia de até 600 quilômetros com uma única carga, projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança. É o primeiro carro da Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software, partindo de um ecossistema mais amplo, conectando-se à casa do cliente e aos seus outros dispositivos”, comemorou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

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A primeira versão do EX90 tem tração nas quatro rodas e motor duplo, alimentado por uma bateria de 111 kWh, e dois elétricos de ímã permanente, entregando um desempenho total de 380 kW (524 cavalos) de potência e 91,5 kgfm de torque. O carro é composto por aproximadamente 15% de aço, 25% de alumínio, ambos reciclados, e tem 48 quilos de plásticos reciclados e materiais de origem natural, correspondendo a cerca de 15% do plástico total usado no veículo. O EX90 contará com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional – tecnologia pela qual o cliente pode usar a bateria do carro como um suprimento de energia extra, por exemplo, para alimentar uma casa, outros dispositivos elétricos ou outro modelo “verde” da Volvo.

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Segundo a marca sueca, o padrão de segurança do EX90 é maior do que qualquer outro carro já feito por ela. Ele foi projetado para entender o motorista e tudo o que está em seu entorno, ajudando a manter todos a bordo em plena segurança no trânsito. O EX90 também pode ficar mais inteligente com o tempo, pois aprende com novos dados, recebendo atualizações permanentemente. Sensores de última geração, como câmeras, radares e o sistema Lidar estão conectados aos computadores principais de alto desempenho do carro, nos quais a NVIDIA Drive executa o software interno da Volvo Cars para criar uma visão em tempo real de 360 graus. O Lidar é capaz de sentir a estrada à frente, seja durante o dia ou à noite, podendo detectar pequenos objetos centenas de metros adiante, criando mais tempo para informar, agir e evitar. Os sensores contribuem ainda para melhorar a confiabilidade e o desempenho geral da função de condução assistida.

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Por dentro, um “escudo invisível” cuida do motorista. Sensores e câmeras especiais, alimentados pelos algoritmos desenvolvidos pela própria Volvo, medem a concentração, permitindo que o EX90 entenda quando o condutor está distraído, sonolento ou desatento. Primeiro, o carro alerta o motorista, “cutucando-o” com cada vez mais insistência. Se a situação ficar mais perigosa ou o motorista perder os sentidos, o EX90 parará o veículo automaticamente e pedirá ajuda. Graças ao conjunto de sistemas, comandados pelo Lidar, o novo SUV elétrico é o primeiro Volvo pronto para condução não supervisionada no futuro.

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 Combinando o poder de computação das Plataformas de Cockpit do Snapdragon com as capacidades visuais da Unreal Engine – a ferramenta 3D desenvolvida pela Epic Games e usada para alimentar alguns dos maiores games do mundo –, o motorista tem à disposição todos os softwares e gráficos de alta resolução nas telas do carro e no “head-up display”. Uma tela central de 14,5 polegadas é a porta de entrada para um poderoso sistema de infoentretenimento. Com o Google integrado aos aplicativos e serviços da marca, incluindo ajuda “hands-free” do Google Assistente e navegação do Google Maps, os displays do EX90 ajudam o motorista a manter os olhos na estrada, oferecendo-lhe as informações certas. O elétrico será compatível também com o Apple CarPlay sem fio. 

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Por  Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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