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Mais de dois bi

A Volvo contabilizou mais de R$ 2 bilhões em negócios na Fenatran 2022, que se realizou de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista. O resultado é a soma das vendas de caminhões, planos de serviços e produtos financeiros como seguros e consórcio, além de contratos de locação de veículos e outros itens do portfólio Volvo. Uma novidade da marca sueca para o evento foi a apresentação pública da nova linha F de caminhões pesados. Atendendo à regulamentação Euro 6/Proconve P8, com redução nas emissões, as novas versões dos FH, FM e FMX têm consumo de combustível até 8% menor. Na nova linha semipesada VM Euro 6/Proconve P8, todas as versões vêm com um novo motor de 8,0 litros produzido pela Volvo e ainda a nova caixa de câmbio I-Shift de sétima geração, a mesma do FH. “É um volume excepcional de negócios em um período tão curto de tempo. Isso mostra a importância dos nossos caminhões e serviços para os transportadores brasileiros. Eles reconhecem que podemos colaborar para aumentar a produtividade de suas frotas e a rentabilidade de suas operações”, comemora Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de caminhões da Volvo no Brasil.  

Estrelas iluminadas

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Pelo terceiro ano, a Mercedes-Benz do Brasil une-se à Coca-Cola para levar as tradicionais “Caravanas Iluminadas” da Coca-Cola FEMSA Brasil. Em 2022, as carretas do comboio serão puxadas por cinco caminhões: dois Actros 2651, um 2045, um 2553 e um 2653, além de um Accelo 1016 para apoio. O conjunto percorrerá 67 cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, até o dia 23 de dezembro. Depois dos anos de isolamento social, as “Caravanas Iluminadas” voltam a fazer paradas para que o público possa interagir com as carretas decoradas. Neste ano, a interação também acontecerá em cidades onde estão localizadas as unidades da Mercedes-Benz: Campinas (SP), no dia 20 de novembro, São Bernardo do Campo (SP), em 23 de novembro, e em Juiz de Fora (MG), no dia 1º de dezembro. A programação completa está disponível em www.coca-cola.com.br/natal .

Conceito versátil

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A FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções competitivas. Além do protagonismo do diesel, a abordagem focada pela marca leva em consideração seu know-how de mais de 20 anos em aplicações a gás natural e biometano. Dois motores apresentados na Fenatran 2022 sintetizam esse caminho: o novíssimo XC13, a encarnação do conceito Cursor X, e a nova versão FPT N67 Natural Gás. Com o “X” vermelho brilhante impresso no cabeçote do motor, o XC13 é a evolução do FPT Cursor 13 atual e o primeiro propulsor de plataforma multicombustível da FPT Industrial. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, o motor foi concebido em várias versões, para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final. Segundo a FPT, a versão movida a diesel do XC13 oferece o melhor desempenho da classe, com até 608 cavalos de potência e 280 kgfm, resultando em 5% de potência e 14% de torque a mais em comparação com o atual Cursor 13 no padrão de emissões Euro 6 Step E. A versão movida a metano, por sua vez, fornece até 527 cavalos e 255 kgfm, resultando em 13% de potência e 25% de torque a mais em relação ao Cursor 13 Natural Gás. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e de 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2. “O XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2 das frotas, a curto e médio prazos”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Tecnologia nos eixos

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A Cummins Meritor apresentou na Fenatran 2022, realizada de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo (SP), os eixos elétricos 14Xe e 17Xe, inovações que integram o portfólio de soluções para descarbonização empresa e contribuem com a estratégia de sustentabilidade “Destino ao Zero”, compromisso Cummins em reduzir os gases de efeito estufa e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050. Para a Cummins, à medida em que a demanda por soluções limpas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de mobilidade híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e oportunidade de fornecer soluções limpas para os clientes. Apresentado pela primeira vez no país, o conceito do eixo elétrico 17Xe foi projetado para todas as configurações de caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado, de acordo com a aplicação. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que facilita o processo de integração com o veículo. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Linsdesberg, na Suécia.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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