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A Mercedes-Benz apresentou as novidades que serão mostradas na Fenatran 2022 – feira de transporte e logística a ser realizada no São Paulo Expo, na capital paulista, de 7 a 11 de novembro. Assim como as concorrentes Volkswagen, Volvo e Scania, que revelaram nas últimas semanas suas prévias para o evento, os caminhões da linha Euro 6/Proconve 8 – adequados à legislação antipoluição, em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023 – serão os destaques do estande da marca alemã. A Mercedes-Benz apresenta no Brasil a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à nova legislação de emissões, que estará nos caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs. “As linhas 2023 de caminhões e também de ônibus, com tecnologia BlueTec 6, asseguram redução de 80% nas emissões de óxidos de nitrogênio e de 50% nas de material particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). Além disso, o novo motor OM 471 do Actros reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor Euro 5”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

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A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta em uma solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por quatro módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (redução catalítica seletiva) e ASC (catalisador de amônia). Para o gerenciamento térmico dos gases do motor, a tecnologia BlueTec 6 inclui a Válvula EGF com borboleta no tubo de escape. Com isso, a borboleta da válvula do freio-motor pneumático tradicional, usado para ajudar na frenagem do veículo, foi substituída por um atuador remoto inteligente que controla eletronicamente a posição. Sua função é aumentar e manter a temperatura dos gases do motor para o sistema de pós-tratamento para uma maior eficiência de conversão de NOx em nitrogênio e vapor de água. Os veículos com tecnologia BlueTec 6 são equipados ainda com um novo On Board Diagnostics (OBD), que é um controle de emissões pelo próprio veículo. O objetivo é evitar adulterações e facilitar reparos de falhas relacionadas a emissões. O componente detecta falhas e alerta o motorista, armazena códigos de falhas e até limita o desempenho do motor se for necessário. A tecnologia BlueTec 6 traz novas faixas de potência e torque para as famílias de motores OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road). O desempenho dos motores Mercedes-Benz Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, ela tem o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem. 

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Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram cerca de 7 milhões de quilômetros rodados em testes no campo de provas da empresa em Iracemápolis (SP) e nas ruas e estradas, sendo quase 2 milhões em operações reais de clientes de setores como mineração, pedreiras, grãos, madeira e cana-de-açúcar. “Registramos 50 meses de rodagem em condições extremas. Além disso, foram 20 mil horas de testes de durabilidade em 70 bancos de prova de peças e de sistemas, 70 protótipos de veículos, 250 protótipos de motores e cerca de 2 mil validações de componentes das famílias Accelo, Atego, Actros e Arocs. O objetivo é assegurar a melhor solução para os clientes do Brasil e também de outros mercados de exportação”, explica Daniel Spinelli, diretor de Desenvolvimento de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. A área de Desenvolvimento acumulou ainda horas de simulação numérica computacional, com foco nas aplicações de clientes do Brasil e da América Latina. Em 2021, a Mercedes-Benz do Brasil fez testes de desempenho em altitude com caminhões Actros equipados com motores pesados OM 460 LA e OM 471 LA Proconve P8 (Euro 6) e com Accelo e Atego com propulsores médios OM92x LA de quatro e seis cilindros. O deserto do Atacama foi o local utilizado para testar os caminhões em condições severas, verificando itens como performance, consumo, emissões e robustez. Durante os testes, os veículos operaram em altitudes de zero a 4.700 metros acima do nível do mar e em temperaturas de -10ºC a 35ºC.

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Com o lançamento de seu portfólio de ônibus 2023 no último mês de agosto, e agora também o de caminhões, a Mercedes-Benz do Brasil amplia os conceitos da Indústria 4.0 em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e os estende à nova Linha de Produção de Motores 4.0. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019 e Linha de Chassi de Ônibus em agosto de 2020. Assim como ocorreu nas produções de caminhões, cabinas e chassis de ônibus, a tecnologia digital, conectividade, os dados na nuvem, o Big Data e a Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, passam a ser realidade na linha de motores.

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A Mercedes-Benz reserva outras novidades para sua linha de caminhões 2023. É o caso da nova cabina para a linha Actros, a Space, que se junta à versão já conhecida Top Space. A partir de agora, o Actros oferece então a Space e a Top Space. Isso amplia o leque de aplicações do Actros, atendendo, por exemplo, operações de cegonheiros e docas mais baixas de centrais de distribuição. O caminhão extrapesado Arocs, basculante 8×4 lançado em outubro do ano passado, ganha três novos modelos 6×4: 3351, 4151 e 3353, nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo-Mecânico. E o novo MirrorCam, sistema com câmeras e telas que substitui os retrovisores tradicionais, disponível para os caminhões Actros da linha 2023, traz o braço dá câmera dez centímetros mais curto, com novos parâmetros de imagem.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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