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A todo gás

A Iveco entregou as primeiras 17 unidades, de um total de 20, do Hi-Way NG 6×2 600S46T para a Unidas, uma das maiores empresas de locação de frotas do país. Recentemente, a Unidas unificou suas operações com a Ouro Verde, que levou para a marca todo a sua equipe e expertise em locação e terceirização de veículos, caminhões, máquinas e equipamentos pesados. A empresa será a primeira do país a ter na frota os caminhões Iveco movidos a gás natural ou biometano, impulsionados pelo motor Cursor 13, de 460 cavalos de potência, da FPT Industrial. O Hi-Way NG 6×2 600S46T é o primeiro veículo do programa Brasil Natural Power e abre o caminho para a expansão na gama de produtos da Iveco, movidos com combustíveis alternativos. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa recebeu um aporte de R$ 60 milhões. “Apostamos no gás natural ou biometano, como a melhor alternativa, em curto prazo, para a redução de poluentes com um custo total de operação (TCO) factível com a realidade brasileira, principalmente no segmento rodoviário. O gás é uma base importante e já consolidada, mas, em um futuro próximo, a diversificação de propulsões alternativas será muito explorada também pelo Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos”, comemora Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco.

Elétrico tipo exportação

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O e-Delivery, caminhão elétrico da Volkswagen, desembarcará no Paraguai. Após um lançamento bem-sucedido no Brasil e no México, o primeiro caminhão elétrico desenvolvido na América Latina já está em território paraguaio e pronto para funcionar. A primeira unidade será para o serviço de distribuição da Cervepar como parte de seu processo de transformação da logística sustentável, operado em parceria com a empresa Fadel Transportes como fornecedor logístico. A solução elétrica da Volkswagen já estreou no México, acelerando o plano de internacionalização da montadora com sede na cidade fluminense de Resende. A Diesa, importadora da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Paraguai, oferecerá os modelos de 11 e 14 toneladas de peso bruto total, equipados com tecnologia de última geração para eletromobilidade. O e-Delivery 11 toneladas 4×2 e o e-Delivery 14 toneladas 6×2 estão equipados com o mesmo motor, que entrega 300kW (407 cavalos) com torque máximo de 219 kgfm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. O e-Delivery 14 toneladas 6×2 tem uma suspensão pneumática e permite suspender um dos eixos para gerar mais economia na operação, podendo receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. 

Tem remédio

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A Braspress, gigante do transporte de encomendas e cargas expressas, acaba de anunciar a compra de 50 caminhões e 110 equipamentos de refrigeração para carretas em um investimento de quase R$ 15 milhões para sua frota de transporte de produtos farmacêuticos. Segundo a empresa, os 50 caminhões são do modelo Mercedes-Benz Axor 1933 cavalos-mecânicos, que tracionarão as cem novas carretas Facchini refrigeradas pelos equipamentos da Thermo King e Frigo King. “A Braspress está se preparando para atender à distribuição de produtos fármacos diante da nova legislação vigente, a RDC 653, que regulamenta as boas práticas no setor. Com isso, poderemos continuar oferecendo ao mercado os melhores serviços de transporte, garantindo qualidade dos produtos farmacêuticos e o cumprimento das indicações de manuseio para cada tipo de produto”, explica Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress. (colaborou Leo Doca/Transporta Brasil)

Na Boa Terra

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O Grupo Brasileiro, da Bahia, recebeu uma nova frota composta por dez Vissta Buss 360 6×2 e dois Vissta Buss 360 4×2, que agregarão à frota da Rota Transportes, de Itabuna, e também dois El Buss 320L para a empresa Cidade Sol, de Jequié, todos com chassi Mercedes-Benz. É a segunda entrega do ano, completando um total de 14 unidades, feita em junho para a Expresso Brasileiro e Cidade Sol. O Vissta Buss 360 é apropriado para viagens mais longas. Os veículos 6×2 têm 46 poltronas Class Leito Turismo, e os 4×2, 46 poltronas Class Superpullman, todas com entrada para cabo USB. Já o El Buss 320L atenderá às demandas de fretamento e linhas curtas da Cidade Sol. O diferencial deste modelo são seus faróis e lanternas, além de um sobreteto que torna o veículo mais sofisticado. Elevador, preparação para instalação de DVR com três câmeras, um monitor de 7 polegadas e uma microcâmera para marcha a ré agregam mais ao carro, que conta com 44 poltronas Class Soft com entrada para cabo USB.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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