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O universo comercial é recheado de exemplos de quando um produto acaba virando sinônimo de uma marca – chamado na publicidade de “Branding”. Foi (ou é) assim com marcas como “Gillette” para lâmina de barbear, “Chiclete” para goma de mascar, “Xerox” para cópia, “Maizena” para amido de milho, “Band-Aid” para curativo adesivo, “Bom Bril” para lã de aço, “Brahma” para cerveja e até mesmo “Fórmula-1” para o “top” de muitas categorias do esporte. E é exatamente assim para a Sprinter, que se confunde – ou se mistura – na definição de uma van de passageiros ou de carga. A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil está celebrando 25 anos do lançamento da Sprinter no mercado nacional. Estreante em 1995 na Alemanha, o modelo foi o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber um nome próprio. Antes, tinham apenas os números do projeto. Atualmente, designa uma ampla linha. A chegada ao Brasil, em agosto de 1997, apenas dois anos após seu lançamento na Alemanha, marcou a introdução no país do segmento de Large Vans, veículos comerciais de médio porte, com peso bruto de 3,5 a cinco toneladas. 

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Produzida na Argentina, a Sprinter que abastece o mercado brasileiro veio para suprir a necessidade de um veículo com boa capacidade de carga e passageiros, capaz de se movimentar com agilidade no trânsito pesado das grandes cidades e garantir facilidade de carga e descarga em um cenário no qual os caminhões tradicionais enfrentam dificuldades de operação. Além disso, a Sprinter não exige carteira de habilitação profissional para ser conduzida, bastando a “comum” categoria “B”. O modelo da marca da estrela de três pontas ganhou a confiança dos brasileiros de imediato. Estima-se que circulam pelo país mais de 180 mil unidades da Sprinter nos dias de hoje. “A Sprinter é um dos modelos da Mercedes-Benz mais próximos ao público brasileiro, participando de forma direta ou indireta da vida diária de toda a população do país. Ela demonstra o foco da Mercedes-Benz no atendimento das necessidades do cliente, cada vez mais variadas e especializadas, com eficiência, confiabilidade e praticidade”, comemora Carlos Garcia, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, que retornou no ano passado de Dubai, onde comandou as vendas da marca alemã nos Emirados Árabes. O executivo também comentou sobre o serviço de entregas para o e-commerce, uma área de atuação cada vez mais importante, especialmente após a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil. “Esta interação com o cliente e o usuário é uma das marcas mais importantes desses 25 anos de trajetória e uma das razões do sucesso da Sprinter. E é também a garantia de que a Mercedes-Benz continuará na vanguarda deste importante segmento”, completa.

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Disponibilizada em quatro tipos de construção – van para passageiros, furgão vidrado, furgão e chassi com cabine –, a Sprinter conta com 87 possibilidades de configurações. Entre as alternativas, estão o transporte escolar, o turismo, os translados, o transporte urbano e o fretamento aos furgões para serviços de entrega e chassis com cabine voltados para a distribuição de mercadorias. Entre outras utilizações, estão ambulâncias, veículos de segurança e do corpo de bombeiros e motorhomes. Vale ressaltar que as Sprinter modificadas, como as ambulâncias, são feitas por empresas parceiras da Mercedes, sempre com o acompanhamento técnico e de engenharia para o modelo jamais perder suas características estéticas, de conforto, mecânicas e recursos de segurança.

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A Sprinter é vendida na rede de concessionárias com mais de 180 pontos em todo o país, onde os clientes encontram consultores de vendas preparados para indicar a melhor configuração de veículo – dentre as 87 possibilidades – para o comprador, com atendimento técnico e serviços de pós-venda. A linha é atendida ainda de forma exclusiva por oito Van Centers nas grandes metrópoles, três no Rio de Janeiro (RJ), dois em Belo Horizonte (MG), um em São Paulo (SP), em Fortaleza (CE) e outro em Curitiba (PR).

Lançada em março deste ano, a nova linha Sprinter Street 315 CDI conta com o novo motor a diesel OM654 de quatro cilindros e 163 cavalos de potência, que combina o desempenho operacional com a redução nas emissões e economia de combustível, fortalecendo sua vocação para o transporte em trechos urbanos e mistos. A transmissão manual de 6 marchas, com alavanca posicionada na parte inferior do painel, tem suavidade na inserção de marchas para melhorar o aproveitamento do torque e maior agilidade no trânsito. De acordo com a Mercedes, o novo propulsor tem bloco de alumínio, com peso reduzido, mais silencioso e com menos vibrações. Do ponto de vista ambiental, o motor OM654 reduziu o índice de emissões com a adoção de sistemas de recirculação e pós-tratamento dos gases de escape. Segundo o Inmetro, o consumo é 6% menor na cidade e 11% na estrada em comparação ao motor da versão anterior.

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A Sprinter traz ar-condicionado com controle digital, partida do motor sem chave, direção com assistência elétrica, volante multifuncional e sistema multimídia. O conceito do cockpit é ser o mais aproximado possível de um automóvel. A interatividade é assegurada pelo sistema MBUX, com tela “touchscreen” de 7 polegadas, espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, entradas USB e Bluetooth. Paralelamente ao veículo, a Mercedes-Benz Cars & Vans oferece aos compradores dois planos de manutenção. O primeiro cobre a manutenção regular e inclui mão de obra e itens como filtros de ar, óleo e combustível e troca do óleo do motor, com a verificação de mais de 25 itens. O “Plano Completo” acrescenta a reposição de componentes de desgaste – freios, embreagem, suspensão e óleo – por um custo fixo mensal. O cliente pode também contratar a plataforma de conectividade Vans Connect, que permite configurar alertas de velocidade e trajetória, organização de rotas, localização do veículo em tempo real com visualização do trânsito e auxílio na recuperação no caso de roubo ou furto.

Segurança na prática

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Nova Santa Rita/RS – Além de voltas livres pela pista do Autódromo do Velopark ao comando da Sprinter, o evento de comemoração do Jubileu de Prata da van da Mercedes-Benz mostrou na prática três dispositivos de segurança fundamentais, nas mãos de experientes “test-drivers” da marca alemã. O mais impressionante foi justamente o primeiro. Com a Sprinter na configuração de furgão e completamente carregada, o teste comprovou a capacidade do veículo para evitar o capotamento ou rolamento lateral, se socorrendo do ESP adaptativo associado ao programa eletrônico de estabilidade e atuação do sistema de freio ABS. Com os sistemas de segurança desligados, a Sprinter só não capotou em um movimento brusco de fuga de um obstáculo porque estava equipada com uma espécie de “gaiola” lateral para evitar o capotamento. Na segunda manobra – com todos os dispositivos ligados, a van se comportou com extrema segurança, fugindo do obstáculo em uma “escapada” brusca lateral e acionando o ESP independente nas quatro rodas. Pode-se perceber claramente o som dos sistemas eletrônicos atuando nas rodas para manter o veículo estável.

Os outros dois testes foram – no primeiro – para comprovar o assistente de frenagem de emergência em relação a um outro veículo que freava bruscamente à frente. A Sprinter controlou a situação freando autonomamente, sem a intervenção do motorista, reassumindo a aceleração tão logo a outra van voltou a andar normalmente. A última manobra testou a capacidade da Sprinter – com tração traseira – em escapar de uma situação de atolamento, transferindo a força inteiramente para a roda que estava em contato com o chão e livre da aceleração “em falso” na caixa simulando uma área de areia fofa ou barro extremo. 

Por  Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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