Divulgação

Perspectivas otimistas

Pela segunda vez, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revisou para cima as projeções para este ano. A nova avaliação é de que as fabricantes do PIM (Polo Industrial de Manaus) produzam 1.420.000 motocicletas, volume 18,8% superior às 1.195.149 unidades fabricadas no ano passado. “As unidades mantêm a curva de produção ascendente e o mercado pede por mais motocicletas. Atualmente, o consumidor procura por um veículo ágil, econômico e com baixo custo de manutenção para seus deslocamentos. Muitas pessoas utilizam o modal como instrumento de trabalho, seja como fonte de renda ou para complementar o salário”, explica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. Com a nova previsão, o segmento de motocicletas deve ficar próximo aos patamares alcançados em 2014. Naquele ano, foram produzidas 1.517.662 unidades. “Ainda estamos bem distantes do recorde de 2,1 milhões de motocicletas produzidas em 2011. Mas acreditamos que, devido ao aquecimento do mercado, a indústria estará gradualmente retomando sua produção”, completa Fermanian. A Abraciclo também revisou as projeções para as vendas no varejo e exportações. A nova estimativa é de que sejam licenciadas 1.350.000 motocicletas, aumento de 16,7% na comparação com as 1.156.776 unidades registradas no ano passado. Para as exportações, a projeção é que sejam embarcadas 59 mil motocicletas, volume 10,3% superior às 53.476 unidades de 2021.

Vida que segue

Divulgação

A fabricante indiana de motocicletas Hero lançou a scooter elétrica Vida V1. O lançamento acabou gerando uma nova marca do conglomerado indiana, a Vida, especializada em modelos elétricos. A scooter é oferecida em duas versões na Índia: V1 Pro e V1 Plus. A Plus é o modelo de entrada e sai por 145 mil rúpias (cerca de R$ 9.200), enquanto a Pro custa 159 mil rúpias (R$ 10.100). Ambas as versões da V1 chegam aos 80 km/h e levam 65 minutos para recarregar 80% da bateria. A V1 Plus leva 3,4 segundos para chegar a 40 km/h e tem autonomia estimada de 143 quilômetros. Já na V1 Pro, a autonomia divulgada fica em 165 quilômetros, e o tempo para chegar a 40 km/h é de 3,2 segundos. De acordo com a Hero, o conjunto de baterias, que fica sob o assento, é de fácil remoção, facilitando levar a peça até um ponto de recarga. Um aplicativo permite monitorar o modelo remotamente, além de fazer diagnóstico sobre o funcionamento.

Evolução aerodinâmica

Divulgação

O lançamento da inédita naked BMW M 1000 R veio acompanhado de aprimoramentos da esportiva M 1000 RR. Homologada para disputar o Mundial de Superbike, a M RR pode alcançar os 212 cavalos de potência a 14.500 giros. Agora, a moto pode alcançar 314 km/h  – a velocidade máxima subiu em 8 km/h por conta da nova carroceria feita de fibra de carbono e da bolha mais elevada. Parte da evolução é devida aos winglets, as novas asas que geram mais “downforce” para aumentar o contato da motocicleta com o solo. O modelo recebeu também dutos de ar de fibra de carbono na roda dianteira, para resfriamento do sistema de freios. A esportiva bávara tem amplo pacote de eletrônica, com modos de condução, Dynamic Traction Control (DTC) e DTC função anti wheelie com caixa de sensor de seis eixos. A nova M 1000 RR será oferecida em duas versões: M RR, de pintura branca, e a M RR Competition, com pintura escura. A Competition agrega M GPS Laptrigger, pacotes M de peças e M Carbon e corrente M Endurance. Na Alemanha, sai por 33.950 euros, cerca de R$ 176 mil. 

Novidade tímida

Divulgação

A linha 2023 da Lander 250 chega às concessionárias brasileiras da Yamaha por R$ 23.290, valor base para todo o país, com exceção do Estado de São Paulo (onde o ICMS é mais elevado). A motocicleta mantém o motor flex de 249 cc, que entrega 20,9 cavalos e 2,1 kgfm, acoplado a um câmbio de 5 marchas. Com ABS de série na roda dianteira, a Lander conta com disco de 245 milímetros na frente e de 203 milímetros atrás. O garfo é do tipo telescópico e as bengalas da suspensão dianteira vêm com uma “sanfona” atrás dos protetores. As rodas são de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas atrás e os pneus são Metzeler. A trail está disponível em três cores: Dakar Areia, Competition Blue e Vermelho Fire.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA