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Na briga pelo topo

Setembro teve a venda de cerca de 180 mil unidades entre carros de passeio e comerciais leves, representando uma queda de 9,8% em comparação ao mês anterior e uma alta de 7,1% ante o mesmo período do ano passado. Entre os modelos, a picape compacta Fiat Strada manteve a liderança, com 9.908 exemplares vendidos em setembro, seguida pelos hatches compactos Hyundai HB20 (8.836) e Chevrolet Onix (8.078), que perdeu a segunda colocação no último dia das vendas. Vieram depois o sedã compacto Onix Plus (7.781), o subcompacto Fiat Mobi (7.476), o SUV compacto Chevrolet Tracker (7.127), o hatch compacto Fiat Argo (7.073), o SUV compacto Volkswagen T-Cross (5.803), o hatch compacto Volkswagen Gol, com 5.773 vendas, demonstrando que já começam a faltar unidades do veterano que sai de linha este ano, e o subcompacto Renault Kwid, com 5.719 emplacamentos.

Liderança na caçamba

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Com 38.922 unidades vendidas, a Fiat ficou novamente em primeiro lugar entre as fabricantes com produção nacional, graças principalmente à liderança de quase dois anos da picape compacta Strada. A marca italiana pertencente à Stellantis foi seguida pela norte-americana General Motors, com 29.272 emplacamentos, pela alemã Volkswagen (26.317), pela sul-coreana Hyundai (16.097), pela japonesa Toyota (14.068), pela francesa Renault (12.733), pela norte-americana Jeep (10.907), pelas japonesas Honda (6.153) e Nissan (4.432) e pela francesa Citroën (3.072). 

Novato na praça

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A BYD Brasil comemora a venda da primeira unidade do D1 EV. Terceiro veículo elétrico da BYD lançado no país – após o SUV TAN EV e o sedã HAN EV –, o D1 EV foi apresentado ao mercado nacional no segundo semestre deste ano para atender ao segmento corporativo, aplicativos de transporte e locadoras de veículos. O novo modelo da BYD tem uma série de características próprias, como a porta traseira direita deslizante motorizada para facilitar o acesso dos passageiros. O elétrico tem 130 cavalos de potência e 18,3 kgfm de torque, sendo capaz de atingir uma velocidade de 130 km/h. As baterias de 53 kWh garantem ao veículo 371 quilômetros de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida das baterias é de 35 minutos em até 80% do total.

Supertudo

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A Automobili Lamborghini apresenta o Urus S, o sucessor do Urus original, responsável pela criação do novo nicho dos chamados superSUVs no segmento de luxo. O motor 4.4 V8 biturbo do Urus S teve a potência aumentada para 666 cavalos, com um torque de 85,5 kgfm de 2.500 a 6 mil rotações por minuto, suficiente para levar o utilitário esportivo de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e à velocidade máxima de 305 km/h. Conforme a marca italiana, o chassi, com adaptação pneumática, proporciona a sensação de o motorista estar ao volante de um superesportivo, com modos de condução “Strada”, “Sport”, “Corsa” e “Eco”. “O Urus S é um SUV esportivo para o dia a dia, posicionado ao lado do Urus Performante em desempenho, luxo e versatilidade”, garante Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini. O Urus S terá preço no Velho Continente de 195.500 euros (pouco mais de R$ 1 milhão). 

Classificação máxima

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O Volkswagen Nivus acaba de obter a nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP, que avalia os veículos vendidos na América Latina e no Caribe. A marca alemã é a única a conquistar cinco estrelas nos requisitos do instituto, agora com o Nivus e em dezembro do ano passado com o Taos. Os testes levam em conta a proteção a adultos e crianças, com o carro com a obrigatoriedade de ter sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Nivus produzido em São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países das Américas Central e do Sul. O Nivus acrescenta o sistema de frenagem 100% automática (Freio de Emergência Autônomo). No ano/modelo 2022, o Nivus passou a ser ofertado de fábrica com ACC (controle de cruzeiro sdaptativo), start-stop e airbags dianteiros, laterais e de cortina.  

Freio na burocracia

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O A3 sedã e o A3 Sportback entram no Audi Luxury Signature, o programa de assinatura de veículos da marca alemã, disponível na rede de 43 concessionárias de 37 cidades do Brasil. O ingresso do A3, que ganhou recentemente mais desempenho e eficiência com o novo propulsor 2.0 TFSI de 204 cavalos de potência, tem plano de assinatura para até 36 meses, juntamente com os de 12 e 24 meses. Na alternativa mais extensa, a assinatura mensal dos modelos sedã e Sportback se inicia em R$ 5.980. Lançado em 2020, o Luxury Signature foi pioneiro no nicho de veículos premium no país e, atualmente, conta com um total de doze modelos: A3, A4, A5, Q3, Q3 Sportback, Q5, Q5 Sportback, Q7, Q8, e-Tron, e-Tron Sportback e e-Tron S Sportback. Entre as vantagens, o cliente não precisa se preocupar com revisões ou documentação em geral (IPVA, seguro e licenciamento) e conta ainda com a assistência vinte e quatro horas do Audi Class Service. 

Como nos aviões

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Para a Mercedes-Benz, a segurança e a confiabilidade são as principais prioridades quando se trata do desenvolvimento do sistema de condução autônoma em nível 3. O Drive Pilot tem como base uma arquitetura técnica que permite o controle seguro de todas as situações do dia a dia. Frenagem, direção, fonte de alimentação e algumas partes do sistema de sensores são projetadas com redundância física e funcional, algo como o utilizado na aviação comercial, em que todos os sistemas têm mais de um dispositivo de segurança. O Drive Pilot é o primeiro sistema certificado internacionalmente e está disponível como opcional no Classe S e no EQS na Alemanha desde maio deste ano. Os quatro elementos centrais da arquitetura redundante abrangem os sistemas de frenagem, de direção, de fonte de alimentação e de sensores. A bateria, o motor da direção, os sensores de velocidade e os algoritmos utilizados pelo sistema para cálculo de dados também são duplicados.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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