Um exterior renovado, uma cabine modernizada e os mais recentes avanços em digitalização e equipamentos garantem que o novo BMW Série 3 tenha todas as ferramentas necessárias para continuar sua história de sucesso. Sucessor do Série 2, em 1975, o Série 3 é o modelo mais comercializado da BMW, representando cerca de 30% das vendas totais anuais da marca alemã (excluindo as motos). O modelo representa o núcleo da fabricante da Baviera. Desde o Série 3 original, mais de 16 milhões de unidades foram vendidas, com mais de 1,1 milhão de clientes desde 2019. Em 2021, o sedã foi líder de mercado em sua categoria no Reino Unido, na Alemanha e China, equivalente a cerca de 14% dos emplacamentos de veículos da marca em todo o mundo. A BMW ainda não confirmou quando o novo Série 3 começará a ser produzido em Araquari (SC).
Para o novo Série 3, um cockpit recém-projetado com o BMW Curved Display e o BMW Operating System 8 atualizam a digitalização para o interior. Todas as variantes do novo carro passam a contar de série com a transmissão Steptronic Sport de 8 marchas com “paddles shifters” no volante para trocas de marchas ao comando do motorista e uma alavanca seletora no lugar da tradicional palanca de câmbio. O novo Série 3 tem quatro opções de motores a gasolina, incluindo uma variante híbrida plug-in e dois a diesel, ambos com tecnologia híbrida leve. No topo de cada configuração tem um representante da BMW M Performance, da Motorsport, significando que o novo carro pode ser encomendado com potências de 184 a 374 cavalos.
A tração integral inteligente BMW xDrive vem como padrão nos modelos topo de linha e é opcional para as demais versões. A produção do novo Série 3 se iniciou em julho deste ano na fábrica de Munique, na Alemanha, e na de San Luis Potosi, no México. Especificamente para as versões “brasileiras” do novo Série 3, o carro terá como base o motor a gasolina de quatro cilindros. A BMW garante uma abrangente atualização na tecnologia TwinPower Turbo, prometendo melhorias na entrega de potência. Com um coletor de escape integrado na cabeça do cilindro e um sistema de turbocompressor atualizado, a versão mais recente do motor de 2,0 litros instalado no 330i desenvolve 258 cavalos de 5 mil a 6.500 rotações por minuto e torque de 40,5 kgfm de 1.550 e 4.400 rpm.
Conforme a BMW, a estrutura da carroceria do novo Série 3 combina um alto nível de solidez com peso reduzido. O capô, os painéis laterais dianteiros, a subestrutura do motor, as molas dianteiras e os vários componentes da suspensão são feitos em alumínio. Ainda de acordo com a marca alemã, a otimização da aerodinâmica do carro traz benefícios tanto para a eficiência quanto para o desempenho. O novo modelo tem a parte inferior da carroceria quase completamente selada, rodas aerodinamicamente desenhadas, uso de cortinas de ar na frente do carro e controle ativo de flaps de ar para a nova grade de “rim duplo”, bem mais baixa em relação à versão anterior, e entrada de ar inferior, resultando em arrasto mais baixo. Os faróis de Full-Led de série estão mais finos, com contornos claros e luzes de circulação diurnas dispostas em forma de “L” invertido. As luzes externas de condução ao dia servem como indicadores de direção. Os faróis adaptativos de leds estão disponíveis como opcionais e são identificáveis pela faixa azul ao redor das luzes diurnas e um acento azul correspondente na borda superior da tampa de vidro.
O interior do novo Série 3 foi tratado com uma acentuada atualização, incorporada pelo BMW Curved Display. Uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e uma tela de controle de 14,9 polegadas se fundem em uma única unidade totalmente digital. As saídas de ar centrais posicionadas abaixo do display estão mais mais finas, com controle climático automático de três zonas como padrão, ajustado por voz ou toque no display de controle. O painel no console central tem superfícies adicionais controladas por toque, com o botão Start/Stop, o iDrive Controller, o Driving Experience Control, o freio de estacionamento e outras funções do veículo. A partir de agora, todas as variantes do Série 3 incluem retrovisor com escurecimento automático, controle de distância de estacionamento com sensores na frente e atrás e o BMW Live Cockpit Plus, incluindo o sistema de navegação BMW Maps.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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