Para botar pilha
A fabricante de sistemas automotivos norte-americana BorgWarner, que tem fábricas em 22 países – incluindo o Brasil –, exibiu novidades no IAA, o maior evento de veículos comerciais do mundo, realizado no final de setembro em Hannover, na Alemanha. Dentro de seu plano “Charging Forward” (carregando adiante), que se propõe a oferecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado de veículos, foi apresentado no evento alemão o Módulo de Arquitetura Flat. Trata-se de um módulo de bateria de arquitetura flat empilhável para veículos comerciais leves. Com pacotes flexíveis e menos de 12 centímetros de altura, o novo módulo de baterias favorece arquiteturas sob a carroceria, como ônibus leves e veículos de entregas. A empresa também exibiu na Alemanha suas novas estações de recarregamento rápido DC Fast para todos os tipos de veículos. Pela avaliação da BorgWarner, as vendas globais de veículos elétricos, que ficaram em menos de 3% do total em 2021, devem chegar a algo próximo a 45% do mercado em 2030.
Investida energética
No IAA, o maior evento de veículos comerciais do mundo, realizado no final de setembro em Hannover, na Alemanha, a Ford confirmou a chegada ao Brasil em 2023 da picape Maverick Hybrid e do furgão elétrico E-Transit. Dentro do plano de ações de descarbonização. Prevista para o começo de 2023, a Maverick será o primeiro modelo da categoria com propulsão híbrida. Seu motor 2.5 a gasolina de 164 cavalos e 21,4 kgfm de torque trabalha associado a um propulsor elétrico de 128 cavalos e 23,9 kgfm. A potência combinada é de 193 cavalos e o câmbio é do tipo eCVT, sempre com tração dianteira. Já a E-Transit, a versão elétrica da Transit, usa um único motor elétrico de 198 kW – equivalentes a 269 cavalos. Uma transmissão de velocidade única leva os 43,8 kgfm de torque instantâneo por meio de semi-eixos reforçados para as rodas traseiras. A van traz uma nova suspensão traseira independente para aproveitar a oferta de torque imediato.
Viés de alta
Empresa Transportes Maullin, com sede na cidade de Maullin no sul do Chile, comemora 60 anos de atividades e renova sua frota com 20 novos ônibus Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker. A renovação faz parte de um programa da operadora para atingir cem veículos de dois pisos até o final de 2023. Os 20 ônibus encarroçados na fábrica da Marcopolo na cidade gaúcha de Caxias do Sul têm 14 metros de comprimento, serão entregues neste mês de setembro e utilizados no transporte entre a capital Santiago e Puerto Montt. Têm configuração “pet friendly”, com espaço para animais domésticos, e dois sanitários com separação de gênero no piso inferior. Os veículos, produzidos com tanque de combustível de 600 litros para maior autonomia, têm capacidade para 40 passageiros sentados em poltronas leito, com tomadas USB, controles de áudio e vídeo, porta-copos e porta-revistas. “Os ônibus de dois pisos estão conquistando cada vez mais a preferência, tanto dos passageiros quanto dos operadores”, comemora Uiliam Kliper Rossetti, consultor de Operações Comerciais da Marcopolo.
Coletivos sustentáveis
A Iveco Bus lançou o primeiro ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) fabricado na Argentina. O chassi do ônibus 170G21, que integra a família Natural Power, será inteiramente feito na fábrica da marca em Córdoba. O veículo terá capacidade para 48 passageiros e foi projetado para o transporte urbano e interurbano, de curta e média distâncias. Segmento no qual, atualmente, se concentra o mercado de ônibus na Argentina. Com motor CNG FPT Industrial NEF de seis cilindros e capacidade de 80 litros em cada cilindro, o veículo tem autonomia de 250 quilômetros. O 170G21 alcança uma potência máxima de 204 cavalos e tem um torque de 77,5 kgfm, atingindo uma velocidade máxima de 94 km/h. Por outro lado, seu motor silencioso reduz a poluição sonora e torna o ônibus ideal, também, para serviços noturnos. O primeiro ônibus a GNV fabricado na Argentina também será um produto de exportação para a América Latina. “Ao incorporar o 170G21 ao portfólio de produtos da Iveco Bus, não pensamos apenas no mercado local, mas também estabelecemos o objetivo de exportá-lo para países como Colômbia, Chile, Peru, República Dominicana e outros importadores da América Latina. Conhecemos as necessidades de nossos clientes na região e é por isso que nossas expectativas com este veículo são altas”, afirma Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus na América Latina.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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