Modelo mais elegante e charmoso da linha Royal Enfield, a Classic 350 chega totalmente renovada em termos estéticos, ciclísticos e de motorização, mas sem perder sua personalidade retrô. “Não há nenhum parafuso da versão anterior, de 500 cc, que foi vendida no Brasil de 2016 a 2020, e que foi inspirada no Modelo G, de 1948. E, por isso, a nova Classic carrega todo seu legado de moto clássica”, garante Claudio Giusti, diretor-geral da Royal Brasil. A partir de agora, a marca terá revisão a preço fixo, planos de aquisição via consórcio e garantia de três anos. “Estamos ampliando ainda mais a democratização do uso das motos de médias cilindradas no país”, explica o executivo. O modelo renasce revigorado e usa o mesmo motor e quadro da cruiser Meteor 350. Conta com disco e sistema ABS de duplo canal em ambas as rodas – 19 polegadas na dianteira –, carregador USB e ponteira de escape no melhor “estilo garrafinha”, que reverbera um belo som. A nova Royal está disponível em quatro versões e nove cores. Os preços partem de R$ 18.490, mais frete. É a motocicleta mais barata da marca anglo-indiana no Brasil.
Além do design “vintage”, há um grande diferencial em relação à Meteor 350: a posição de pilotagem. O piloto vai sentado, em função das pedaleiras centralizadas. Na cruiser, a pernas ficam mais à frente, já que sua proposta é mais touring. Para mais conforto na pilotagem, a clássica conta ainda com assento mais alto (com espuma de boa densidade) e guidão mais baixo. “Herdado” da Meteor 350, o propulsor de um cilindro – curso longo –, 349 cc, arrefecido a ar/óleo, oferece bom torque em baixas rotações: 20 cavalos a 6.500 rpm e 2,7 kgfm a 4 mil giros. Está equipada com câmbio de cinco marchas, com engates precisos. A velocidade máxima é de 120 km/h. O tanque de combustível tem capacidade para 13 litros de gasolina e a moto pesa 195 quilos (com 90% de combustível e óleo).
O modelo “old stylel” traz quadro – berço duplo – desenhado pela Harris Performance, batizado de “J”, o mesmo da Meteor. O objetivo é oferecer, ao mesmo tempo, rigidez torcional e um maior nível de conforto na pilotagem ou em manobras em baixa velocidade. O conjunto de suspensões foi desenvolvido para oferecer conforto aos motopuristas, que querem curtir a estrada, sem pressa de chegar ao destino. Na dianteira, a moto tem garfo telescópico tradicional com tubo de 41 milímetros de diâmetro e 130 milímetros de curso – e, na traseira, sistema bichoque com seis regulagens e 80 milímetros de curso. A Classic 350 está equipada com sistema de freis ABS, de duplo canal na dianteira, e disco em ambas as rodas. Em termos de pneus, as medidas da Classic são 100/90-19 na frente e 120/80-18 atrás.
Versões da Royal Enfield Classic 350
Classic Chrome – A versão reflete a aparência das motos britânicas da década de 50. É disponível com tanques de duas cores (vermelha e bronze). Chama a atenção os emblemas de tanque em alto relevo e várias peças comadas, inclusive a tampa do motor. Lembra o acabamento da Interceptor. O preço é de R$ 21.490 mais o frete.
Classic Dark – É uma versão jovem, urbana e personalizada da Classic 350. Está disponível nas cores Stealth Black – com uma bela faixa vermelha sobre o tanque – e Gunmetal Grey, ambas com pintura fosca. Essas motos vêm equipadas com rodas de liga leve, pneus sem câmara e motor pintado de preto. O preço é de R$ 20.490 mais o frete.
Classic Signals – Disponível nas cores Marsh Grey e Desert Sand, é uma homenagem às Royals usadas pelas forças armadas. Cada uma vem com emblemas e gráficos exclusivos e traz um número único está estampado no tanque. O preço é de R$ 19.490 mais o frete.
Classic Halcyon – A versão de entrada está disponível nas cores verde, cinza e preta. Todas equipadas com freios a disco na dianteira e na traseira, com ABS de canal duplo. O charme fica por conta dos protetores de joelho. O preço é de R$ 18.490 mais o frete.
Por Aldo Tizzani, do “Minuto Motor”, especial para a AutoMotrix– Fotos: Divulgação
Veja Também: