Os quadriciclos são isentos de emplacamento e do pagamento do IPVA, desde que não circulem em vias públicas. Se forem emplacados, podem rodar nas cidades, mas estão proibidos de circular em rodovias estaduais, federais e do Distrito Federal. Para dirigir um quadriciclo, é necessário ter a CNH da categoria B, a mesma usada para carros. E para circular em vias públicas, é obrigatório o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro, sendo proibido o transporte de crianças menores de sete anos. A Honda iniciou a comercialização de quadriciclos no Brasil há mais de duas décadas. Desde então, eles vêm sendo usados tanto no agronegócio quanto em órgãos governamentais, serviços de emergência, atividade empresariais, turismo e lazer. Fabricados em Manaus (AM) desde 2008, a mais recente versão do quadriciclo Honda comercializada no Brasil – o TRX 420 FourTrax –, chega a sua versão 2023 com modernizações destinadas ao aperfeiçoamento do modelo, que não alteraram a essência de veículo. O TRX 420 FourTrax tem seis meses de garantia e preço público sugerido de R$ 44.650. O modelo estará nas concessionárias este mês, nas cores vermelho ou verde.
Visualmente, o TRX 420 FourTrax preserva um design compacto, voltado para a lida no campo e nas mais variadas utilizações que sua versatilidade permite cumprir. O modelo 2023 traz as maiores mudanças na parte frontal. Os bagageiros agora têm um novo desenho, com reforços em aço estampado na estrutura. Tal modificação, segundo a Honda, além de incrementar a resistência, contribuiu para uma positiva atualização em termos estéticos e aumentou a praticidade do TRX 420 FourTrax, uma vez que o bagageiro frontal recebeu também um porta-objetos com tampa. Outras pequenas mudanças estão na parte anterior do chassi berço-duplo, que recebeu um novo protetor da parte frontal destinado a melhorar a resistência ao superar obstáculos.
O TRX 420 FourTrax manteve o robusto motor monocilíndrico de 420 cc, com 26,9 cavalos de potência e 3,4 kgfm de torque, dotado de refrigeração líquida, câmbio de 5 marchas mais ré com embreagem centrífuga automática e transmissão final por eixo cardã. Uma alavanca lateral permite ao condutor escolher entre a tração 4×2 ou a integral, de acordo com a dificuldade do terreno. As rodas dianteiras contam com suspensão independente e as traseiras monoamortecida. Os freios são a disco nas rodas dianteiras e a tambor atrás.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: