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É prata

Ao atingir seu vigésimo quarto ano de produção, ininterruptos, com mais de 4 milhões de unidades fabricadas, a Honda Biz 125 traz como novidade na versão 2023 a cor prata fosco, que assim se junta às opções bicolor branca e azul, vermelha e branca perolizada. Na parte técnica, não ocorreram modificações: o motor da Biz 125 é o monocilindro OHC arrefecido a ar de 124,9 cc, com 9,2 cavalos de potência e 1,04 kgfm de torque, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI, que admite abastecer com gasolina e/ou etanol. O modelo tem câmbio semiautomático, que dispensa o acionamento de embreagem, e partida elétrica. O compartimento porta-capacete sob o assento tem sua abertura comandada pela chave de contato. O painel é digital de LCD com tecnologia “blackout” e luz Eco de economia de combustível. Item de conforto importante é a tomada de 12V no compartimento porta-capacete, além do gancho retrátil para transporte de mochilas, bolsas e sacolas de compras na parte traseira do escudo frontal. O chassi é tubular de aço, com suspensão telescópica na dianteira e convencional com dois amortecedores na traseira. A Biz 125 tem rodas de liga leve e frenagem CBS – Combined Brake System – com freio a disco na dianteira e a tambor na traseira. O preço público sugerido, base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 13.110. O modelo Biz 110i 2023 será lançado em outubro.

Teorias em prática

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De 23 a 25 de setembro, a Triumph promove o TRX Days em Brasília, evento que conta com uma programação especial de cursos de pilotagem, palestras gratuitas, “food truck” e música ao vivo. O evento também conta com o Triumph Service, ação que contempla a troca de óleo gratuita para os proprietários de qualquer moto da marca que adquirirem RS 500 em roupas, peças ou acessórios. Entre os cursos que fazem parte da programação estão os de pilotagem on-road 1, para iniciantes, on-road 2, para quem precisa aprimorar sua técnica para curtir a moto com mais segurança, o módulo off-road, para quem gosta de explorar terrenos fora-de-estrada, além das clínicas de especialização em curvas e manobras. Todos os cursos de pilotagem serão feitos na Base Aérea de Brasília (BABR). Há ainda o curso de mecânica básica e preparação de moto para viagens, feito na própria concessionária, nos dias 24 e 25 de setembro. Os cursos têm vagas limitadas, e a inscrição deve ser feita no site da Triumph TRX (https://www.triumphexperience.com.br/). “O TRX Days tem como missão proporcionar um fim de semana de experiências para os clientes Triumph de várias regiões do Brasil. É uma ação de motociclistas para motociclistas, para nos encontrarmos, batermos papo sobre moto e compartilharmos conhecimento nos cursos TRX”, explica Pablo Berardi, diretor do programa Triumph Riding Experience.

Lá vem ela

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Sucessora da Classic 500, a Royal Enfield Classic 350 está chegando ao Brasil. O modelo compartilha a base com a Meteor 350, já comercializada por aqui, e a novíssima Hunter 350, que chega ao país em 2023. O motor de 394,3 cc é um monocilíndrico com refrigeração a ar e óleo, com árvore de comando de válvulas e eixo de compensação para ajudar a reduzir as vibrações. Na Meteor, rende potência de 20,2 cavalos a 6.100 rpm e o torque máximo de 2,75 kgfm. A transmissão é manual de 5 marchas. A Classic 350 tem peso seco de 195 quilos e tanque com capacidade para 13 litros. O painel de instrumentos é analógico, mas com um mostrador digital, além do sistema de navegação Tripper, conectado por Bluetooth. Informações como preço, ficha técnica e as versões serão divulgadas em breve.

Entre as médias

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A recém-chegada indiana Bajaj quer colocar suas street/nakeds entre os modelos mais vendidos do Brasil. E também está de olho nas médias. “Neste primeiro momento, montaremos nossos modelos em Manaus (AM), na unidade da Dafra, pelo sistema CKD (Complete Knock Down)”, adianta Waldyr Ferreira, CEO da Bajaj Brasil. A Dominar 400 conta em sua base motriz o conhecimento da marca austríaca KTM. Com arrefecimento a líquido e equipado com injeção eletrônica de combustível, o motor de um cilindro da Dominar 400 tem 373 cm³ de capacidade, 40 cavalos de potência (8.800 rpm) e toque máximo de 3,5 quilos (6.500 rpm). Já o tanque de combustível é de 14 litros, com peso total de 184 quilos. O quadro é do tipo perimetral. A musculosa Bajaj conta com suspensão invertida na dianteira – 43 milímetros de diâmetro e 135 milímetros de curso – e mono-amortecedor a gás na traseira com 110 milímetros de curso. Em relação aos freios, a naked de 400 cc usa discos – 320 milímetros de diâmetro na dianteira e 230 milímetros na traseira – com sistema ABS em ambas as rodas, cujas medidas são de 110/70R na frente e de 150/60R atrás. (colaborou Aldo Tizzani/MinutoMotor)

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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