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Uma picape grande que chega disposta a brigar entre as “tops” médias no Brasil. Essa é a proposta da nova Ram Classic, que desembarca em setembro no mercado brasileiro, quando a marca norte-americana pertencente à Stellantis confirmará seu preço, devendo ficar na faixa de R$ 350 mil para não se distanciar muito das configurações mais caras da Toyota Hilux e da Chevrolet S10. A Classic chega com uma caçamba gigantesca, de 1.424 litros de capacidade, só não maior no mercado brasileiro que a da Ram 3500 Limited Longhorn quando preparada para reboques tipo quinta roda. A Classic é um modelo digno de receber o título de “Muscle Truck”, graças ao parrudo motor Hemi V8 e ao design com linhas que resgatam o estilo “big-rig” da segunda geração das picapes Ram da década de 90.

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A nova picape é mais um passo no processo de expansão da marca norte-americana no Brasil, sendo o quarto lançamento em menos de três anos – uma “onda” que se iniciou na virada de 2019 para 2020 com a renovação da 2500 e teve sequência com a 1500 em 2021 e a 3500 em março deste ano. Produzida no México, na fábrica de Saltillo, a Classic estará disponível a partir de 15 de setembro nas 58 concessionárias da Ram no Brasil. A primeira versão a chegar será a Laramie. Na sequência, a linha será reforçada pela Laramie Night Edition. As cores disponíveis são Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Granito Cristal e Vermelho Delmonico para a Laramie com acabamento externo com grade, logotipos, rodas, para-choques e retrovisores cromados. Já a Laramie Night Edition terá essas partes pintadas de preto e os para-choques na cor da carroceria, podendo ser Vermelho Flame, Preto Diamond, Branco Bright e Granito Crystal. O revestimento interno é sempre preto e de couro com costuras brancas e com apliques prateados, dourados e imitando madeira.

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Abrigando o histórico Hemi V8 de 5,7 litros debaixo do capô, a Ram Classic será a picape mais potente do Brasil, ao lado da 1500 Rebel, da qual herda o trem de força. O motor entrega 400 cavalos a 5.600 rotações por minuto e torque de 55,6 kgfm a 3.950 giros, o maior entre os modelos a gasolina no segmento. Com câmaras de combustão hemisféricas (daí, o nome), o Hemi acumula várias gerações em mais de 50 anos de tradição. Além da força ampla e linear – sem os picos dos motores turboalimentados –, o propulsor da Classic tem algumas tecnologias que visam a economia de combustível. Caso do sistema de desativação de cilindros. A engenharia da Ram explica que a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidades constantes na cidade ou estrada, quando a potência total não é necessária. Dessa forma, o consumo pode ser reduzido em até 20%. Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas. Isso reduz o trabalho de bombeamento do motor por meio de um fechamento retardado da válvula de admissão, aumentando o processo de expansão da combustão.

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O Hemi se beneficia ainda de um novo arrefecimento elétrico de 850 Watts que adapta o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor ajuda a melhorar a economia de combustível ao reduzir perdas desnecessárias. A Ram Classic está equipada com a transmissão automática de 8 marchas TorqueFlite totalmente eletrônica. Os comandos do câmbio são feitos pelo seletor rotativo no painel, liberando espaço para os compartimentos no console central. Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência da BorgWarner do tipo “part-time” tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista controla tudo eletronicamente, por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio, no painel de instrumentos. A relação do diferencial é de 3.92. A Classic conta com diferencial traseiro antideslizante, garantindo aderência nos mais variados terrenos. A picape tem também o modo “Tow/Haul”, que otimiza a troca de marchas ao rebocar um implemento ou estando totalmente carrega na caçamba. Do lado de fora, a preparação para o gancho de reboque é de fábrica. A Classic pode rebocar até 3.534 quilos, mais do que qualquer picape de outra marca no mercado nacional.

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O nome “Classic” faz todo o sentido ao se observar a nova picape da Ram. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à segunda geração das picapes da marca, de 1993, que transformou o segmento “full-size” nos Estados Unidos, elevando as vendas da Ram a níveis inéditos até então. Esse sucesso rendeu à geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” em 1994. Apelidado de “big-rig” em referência às enormes carretas do asfalto norte-americanas, o design da Classic se destaca pelos faróis em posição abaixo da linha superior da grade, vindos como uma continuação dos para-lamas, também rebaixados em relação à altura do capô. Os faróis têm projetor de dupla função, fazendo o papel da luz baixa e alta. Leds âmbares integrados fazem os papéis de luz de rodagem diurna (DRL) e indicador de direção. As lanternas são formadas por 15 leds.

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O interior da Ram Classic tem ar-condicionado digital de duas zonas e com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos em dez posições com duas memórias para o do motorista, aquecimento e ventilação, assentos traseiros laterais com aquecimento, câmera de ré com linhas ativas e sensores traseiros de estacionamento, central multimídia Uconnect com tela “touchscreen” de 8,4 polegadas, navegação embarcada e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Segue a lista de itens de série a chave presencial Keyless Enter‘N Go com partida remota, o quadro de instrumentos com seis mostradores, a tela multifuncional de TFT colorida de 7 polegadas, o controle de velocidade de cruzeiro, os estribos fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, o sistema de som Alpine com nove alto-falantes, o subwoofer de 10 polegadas e 506 Watts de potência, os tapetes de borda elevada, a tomada de 110 Volts no painel e o volante de couro com aquecimento. Em relação à segurança, a Classic tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist, que aproxima as pastilhas em caso de chuva, e controle de oscilação de reboque. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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