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Safra de réplicas

Ter na garagem de casa uma moto que seja uma vencedora do Rali Dakar é um sonho comum a muitos pilotos, amadores e profissionais. Depois da austríaca KTM e da sueca Husqvarna, agora é a GasGas, fabricante da Catalunha especializada em motocicletas fora-de-estrada, que pretende fazer uma versão de rua diretamente derivada de sua RC 450F de competição. A RX 450F Réplica será um modelo de edição limitada com as mesmas especificações da moto que foi a vencedora da mais recente edição do Rali Dakar. Ainda não foram divulgadas as especificações da GasGas RX 450F Réplica, mas como a marca espanhola compartilha conjuntos mecânicos com as motos da KTM, a atual KTM 450 Rally Réplica – que teve apenas 70 unidades fabricadas – dá algumas pistas. Além do motor de 449 cc, o modelo da GasGas deve ter estrutura compacta de aço cromoly, transmissão Pankl e escapamento Akrapovič.

Para uso prolongado

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A alemã Mahle está desenvolvendo um novo tipo de motor elétrico que quase não perde desempenho quando submetido ao uso prolongado. Os motores elétricos costumam ter o desempenho cair quando utilizado por longas horas. Denominado SCT (Torque Contínuo Superior), o motor da Mahle pode funcionar em altos níveis de potência por um período mais longo de tempo ao seu método de refrigeração. Além de atingir uma potência constante de 90%, sua construção é leve e compacta. A Mahle acredita que o novo motor representará um salto tecnológico em relação aos atuais. A refrigeração funciona por meio de um tipo de óleo integrado que não só cuida do resfriamento como também permite o aproveitamento do calor residual vindo do sistema geral do veículo. Mantido a temperatura ideal, o motor poderá trabalhar com máxima performance por mais tempo.

Será que vem?

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A nova Apache 160 esteve exposta durante o Festival Interlagos 2022, em junho, para uma avaliação de receptividade do público. Agora, parece que a Dafra está disposta a lançar o modelo no Brasil. A Apache 160 traz o motor monocilíndrico de quatro válvulas, SOHC, de refrigeração a óleo com “ram air assist”, com 159,7 cilindradas dotado da tecnologia “Race Derived O3C” da TVS, capaz de entregar a potência máxima de 17,5 cavalos a 9.250 rpm e 1,47 kgfm de torque aos 7.250 giros. Câmbio de 5 marchas, três modos de pilotagem (“Urban”, “Rain” e “Sport”), faróis em leds, painel digital completo, freio ABS e conectividade com smartphone complementam o pacote. O estilo é herdado da Apache 200, comercializada pela Dafra no Brasil. É basicamente o mesmo design, mas em uma escala menor. O farol tem linhas agressivas com DRL em leds, a carenagem está avançada junto ao tanque e o tanque tem tampa estilo aviação. As rodas de liga leve são na cor preta.

Fase elétrica

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Duas motocicletas eletrificadas da Kawasaki devem ser lançadas ainda este ano, buscando entrar na categoria equivalente aos modelos a gasolina com 160 cilindradas. Em uma prova no circuito de Suzuka, no Japão, há algumas semanas, a marca apresentou pela primeira vez publicamente uma motocicleta elétrica e outra híbrida. A híbrida tem porte similar ao de uma Ninja, enquanto a elétrica é menor, remetendo à Z250. Estima-se que a Kawasaki 100% elétrica tenha cerca de 14 cavalos de potência (11 kW). Um dos nomes cotado para o modelo é E2, e a expectativa é que seja lançado em novembro no Japão. Preços, cores e outros detalhes serão revelados mais perto do lançamento.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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