Safra de réplicas
Ter na garagem de casa uma moto que seja uma vencedora do Rali Dakar é um sonho comum a muitos pilotos, amadores e profissionais. Depois da austríaca KTM e da sueca Husqvarna, agora é a GasGas, fabricante da Catalunha especializada em motocicletas fora-de-estrada, que pretende fazer uma versão de rua diretamente derivada de sua RC 450F de competição. A RX 450F Réplica será um modelo de edição limitada com as mesmas especificações da moto que foi a vencedora da mais recente edição do Rali Dakar. Ainda não foram divulgadas as especificações da GasGas RX 450F Réplica, mas como a marca espanhola compartilha conjuntos mecânicos com as motos da KTM, a atual KTM 450 Rally Réplica – que teve apenas 70 unidades fabricadas – dá algumas pistas. Além do motor de 449 cc, o modelo da GasGas deve ter estrutura compacta de aço cromoly, transmissão Pankl e escapamento Akrapovič.
Para uso prolongado
A alemã Mahle está desenvolvendo um novo tipo de motor elétrico que quase não perde desempenho quando submetido ao uso prolongado. Os motores elétricos costumam ter o desempenho cair quando utilizado por longas horas. Denominado SCT (Torque Contínuo Superior), o motor da Mahle pode funcionar em altos níveis de potência por um período mais longo de tempo ao seu método de refrigeração. Além de atingir uma potência constante de 90%, sua construção é leve e compacta. A Mahle acredita que o novo motor representará um salto tecnológico em relação aos atuais. A refrigeração funciona por meio de um tipo de óleo integrado que não só cuida do resfriamento como também permite o aproveitamento do calor residual vindo do sistema geral do veículo. Mantido a temperatura ideal, o motor poderá trabalhar com máxima performance por mais tempo.
Será que vem?
A nova Apache 160 esteve exposta durante o Festival Interlagos 2022, em junho, para uma avaliação de receptividade do público. Agora, parece que a Dafra está disposta a lançar o modelo no Brasil. A Apache 160 traz o motor monocilíndrico de quatro válvulas, SOHC, de refrigeração a óleo com “ram air assist”, com 159,7 cilindradas dotado da tecnologia “Race Derived O3C” da TVS, capaz de entregar a potência máxima de 17,5 cavalos a 9.250 rpm e 1,47 kgfm de torque aos 7.250 giros. Câmbio de 5 marchas, três modos de pilotagem (“Urban”, “Rain” e “Sport”), faróis em leds, painel digital completo, freio ABS e conectividade com smartphone complementam o pacote. O estilo é herdado da Apache 200, comercializada pela Dafra no Brasil. É basicamente o mesmo design, mas em uma escala menor. O farol tem linhas agressivas com DRL em leds, a carenagem está avançada junto ao tanque e o tanque tem tampa estilo aviação. As rodas de liga leve são na cor preta.
Fase elétrica
Duas motocicletas eletrificadas da Kawasaki devem ser lançadas ainda este ano, buscando entrar na categoria equivalente aos modelos a gasolina com 160 cilindradas. Em uma prova no circuito de Suzuka, no Japão, há algumas semanas, a marca apresentou pela primeira vez publicamente uma motocicleta elétrica e outra híbrida. A híbrida tem porte similar ao de uma Ninja, enquanto a elétrica é menor, remetendo à Z250. Estima-se que a Kawasaki 100% elétrica tenha cerca de 14 cavalos de potência (11 kW). Um dos nomes cotado para o modelo é E2, e a expectativa é que seja lançado em novembro no Japão. Preços, cores e outros detalhes serão revelados mais perto do lançamento.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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