Divulgação

Um ano no comando

Terceiro modelo produzido pela Jeep no Brasil, o Commander comemora seu primeiro ano de estrada com mais de 16 mil emplacamentos, dos quais 3,7 mil de setembro a dezembro de 2021 e 11.140 no acumulado deste ano, com a liderança entre os SUVs de até sete lugares.  O Commander tem preços de R$ 199.990 na Limited e de R$ 219.990 na Overland com motor turbo flex e de R$ 259.990 na Limited e de R$ 279.990 na Overland com turbodiesel. O T270, já utilizado na Fiat Toro e no Jeep Compass, tem 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol e 27,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas e à tração 4×2. Já o turbodiesel TD380 tem 170 cavalos e 38,5 kgfm de torque, com sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape. As versões a diesel têm tração integral, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (“Sand/Mud”, “Snow” e “Auto”) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. 

Estouro do cavalo

Divulgação

A sétima geração do Ford Mustang tem sua estreia global confirmada para 14 de setembro, dia de abertura do Salão de Detroit, que teve sua data transferida de janeiro para o segundo semestre a partir deste ano. Será o primeiro com presença do público desde do início da pandemia da Covid-19. Como tudo o que envolve o cupê esportivo mais vendido do mundo, não se trata de um simples lançamento. Entre outras atividades, o evento chamado “The Stampede” (ou estouro da cavalaria) reunirá proprietários, fãs e Mustang de vários modelos e épocas em uma viagem de oito dias cruzando o país e terminando em Detroit. Há mais de 58 anos, o Mustang tem sido um símbolo de desempenho, potência e liberdade. A sétima geração inaugura um novo capítulo na sua história, celebrando o legado e o futuro do ícone, assim como a força da indústria da mobilidade representada pela cidade norte-americana que já foi chamada de a “Capital do Automóvel”.

Agora por dentro

Divulgação

Com data marcada para ser lançado, 14 de setembro, o Fiat Fastback está sendo revelado aos poucos. A Fiat divulgou primeiro seu nome, depois, sua silhueta e, há três semanas, seu design externo. Agora, apresentou uma imagem do interior do SUV cupê, que será o topo de gama entre os carros de passeio da marca italiana no Brasil. O “cockpit” traz o conceito “wrap around”, que, segundo a Fiat, cria uma atmosfera envolvente para todos os ocupantes. A experiência a bordo tem console central alto e funcional, dando grande destaque à central multimídia no painel. Além do sistema multimídia, o Fastback, que será produzido na Argentina, traz itens como o cluster full-digital, o ar-condicionado digital e a estreia do freio de estacionamento eletrônico no portfólio da marca no Brasil.

Coleção sustentável

Divulgação

A coleção Mini Lifestyle 2022 conta com itens de vestuário, equipamentos e miniaturas ligados ao famoso “carrinho” britânico. Os têxteis, produzidos em Portugal, usam algodão orgânico, enquanto os acessórios feitos de materiais reciclados e naturais seguem o caráter sustentável da marca. O poliéster vindo de PET 100% reciclado é usado na série “Urban” de bolsas e guarda-chuvas, e o acetato biodegradável é utilizado na produção de óculos de sol feitos artesanalmente. Pela primeira vez, pedaços de couro recuperados da produção dos assentos criam pingentes sustentáveis. Os esquemas de cores e padrões gráficos dos novos produtos têm como base o design característico dos modelos atuais da marca. Tecidos, bolsas e acessórios na cor Sage são inspirados no acabamento da carroceria Untold Edition do Mini Clubman. Os produtos da Mini Lifestyle 2022 já chegaram ao Brasil e podem ser adquiridos na rede de concessionárias ou na loja virtual da Mini no Mercado Livre.

Genebra no Catar

Divulgação

Uma das mais tradicionais mostras da indústria automotiva mundial está mudando de endereço. Cancelado desde o começo da pandemia, o Salão de Genebra – normalmente realizado no início de março – ocorrerá em Doha, capital do Catar, logo após a Copa do Mundo de futebol, no final do ano. O plano incial dos organizadores do Geneva International Motor Show (GIMS) seria fazer uma mostra no Palexpo, na encantadora cidade suíça, durante o mês de fevereiro, e um segundo no Catar. No entanto, de acordo com os promotores do GIMS, as incertezas relativas à economia global e geopolítica e os riscos relacionados à pandemia levaram à suspensão temporária do evento na Europa. O Catar já confirmou o Salão do Automóvel Genebra Catar logo após 18 de dezembro, dia da Final da Copa do Mundo.

Liberdade para felizardos

Divulgação

A Aston Martin apresenta o novo V12 Vantage Roadster, um modelo de produção limitada – com apenas duas unidades destinadas ao Brasil – que combina o desempenho do mais potente modelo da marca, o Vantage, com a liberdade e o estímulo aos sentidos da condução com o teto abaixado. O Vantage Roadster tem motor 5.2 V12 biturbo de 700 cavalos a 6.500 rpm e 75,3 kgfm de torque a 5.500 giros, com – de acordo com a Aston Martin – uma velocidade em linha reta abrasadora e o uivo não filtrado do sonoro propulsor, elevando a experiência de condução com capota aberta a um novo nível. A “coisa” acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e atinge 320 km/h. Com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e diferencial de deslizamento limitado mecânico montado atrás, o carro tem a pureza e o equilíbrio de um layout de tração traseira com motor central dianteiro. A produção do V12 Vantage Roadster deve se iniciar no terceiro trimestre deste ano, com as primeiras entregas programadas para o último trimestre. A Aston Martin não divulgou o preço.

Algo de novo sob o sol

Divulgação

O Seres SF5 e o Seres 3 estiveram presentes na exposição Intersolar South America, a maior feira do continente voltada para o setor de energia solar, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. Foi uma boa oportunidade para conferir os atributos dos SUVs elétricos de luxo trazidos pela Seres Brasil e que estão em testes desde o ano passado. Entre os diferenciais do Seres SF5 está o sistema de propulsão elétrica. Ele conta com dois motores Huawei (um em cada eixo, sendo, portanto, um 4×4) com 550 cavalos (405 kW) de potência combinada e 82,5 kgfm de torque, com o propulsor a combustão atuando unicamente como gerador – não envia tração às rodas. A bateria de 35 kWh de capacidade é carregada na tomada e o gerador entra em ação sempre que a carga fica abaixo de 30%. Com isso, o Seres SF5 elimina preocupações com a autonomia. Já o Seres 3 estava em um SUV urbano plug-in, com motor elétrico traseiro de 163 cavalos (120 kW) de potência e 30,5 kgfm. Os dois dispositivos estavam expostos no estande da BelEnergy, empresa do grupo Belenus, atuante em vários segmentos de produtos e equipamentos para construção civil e indústria em geral, além de fabricar, importar e distribuir sistemas de geração de energia solar e carregadores elétricos para veículos.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA