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No comando da frota estelar

A Mercedes-Benz do Brasil lança um novo sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota de ônibus. Chega ao mercado o FleetBus, serviço que permite uma ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Essa novidade chega ao mercado tendo como diferencial o monitoramento e a disponibilização de informações em tempo real. A ferramenta oferece diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados e diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo, para assegurar maior disponibilidade da frota, economia no consumo e redução de custos operacionais. “Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos seus veículos. Está aí então o FleetBus, uma ferramenta totalmente desenvolvida no país. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO, o custo operacional total ao longo da vida útil do ônibus”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, o FleetBus está disponível para todos os segmentos de ônibus do mercado, envolvendo modelos Mercedes-Benz zero-quilômetro Euro 6 da linha 2023 e veículos produzidos desde 2012 (Euro 5). Na preparação dos ônibus, é necessária a instalação de um kit de conectividade composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas que poderão ser adquiridos na rede de concessionários da marca.

Daqui para fora

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As vendas internacionais dos chassis Volkswagen ganharam força no primeiro semestre de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior. As exportações dobraram, passando de 378 para 758 unidades. Parte do crescimento se deve a licitações internacionais e ao sucesso de modelos desenvolvidos sob medida para esses mercados. Principal destino no Exterior, o México comercializa com exclusividade o Volksbus 14.190, chassi criado especialmente para atender às demandas de transporte de passageiros daquele país, com a posição do condutor redefinida. Conhecido no país como Huracán, o modelo é o mais vendido da VW no México e corresponde a quase um terço das negociações internacionais da marca no primeiro semestre deste ano. Os ônibus Volkswagen também têm Angola como um de seus maiores mercados, sendo o principal na África. Recentemente, o país atingiu o marco de 1.500 Volksbus para o programa angolano de reestruturação da mobilidade urbana, buscando a melhoria do transporte para toda a população. Na mesma linha de grandes licitações, Bogotá também ajudou a movimentar os resultados da marca no último ano, com o fornecimento de 167 Volksbus 11.180 para o sistema Transmilenio, o maior organismo de transporte público da Colômbia. 

Breve futuro

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A Toyota produzirá o furgão Hiace na sua fábrica na cidade de Zárate, na Argentina. De lá, o modelo deve chegar ao Brasil em 2024 nas versões van de passageiro e furgão de carga. Por conta do avanço das vendas do comércio eletrônico, especialmente nos grandes centros urbanos, o segmento de furgões e vans está em expansão. No Brasil, o Hiace entrará na briga dos comerciais leves maiores, que inclui o Mercedes-Benz Sprinter, o Renault Master, o Ford Transit, o Iveco Daily e o Fiat Ducato. A linha Hiace é um projeto de meados de 2015 e começou a ser importado pela Toyota argentina em 2019. O modelo tem várias peças compartilhadas com a picape Hilux e o SUV SW4, também produzidos na fábrica argentina. O modelo é oferecido com motor 2.8 turbodiesel de 204 cavalos e transmissão automática de 6 velocidades, o mesmo conjunto mecânico da picape e do SUV. 

Eletrificação é solução

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A DHL Supply Chain, uma das maiores empresas de logística, armazenagem e distribuição do mundo, trabalha para eletrificar sua frota no Brasil. A companhia comprou recentemente mais 40 unidades do caminhão 100% elétrico JAC iEV1200T, com capacidade para até 8,5 toneladas e autonomia de 250 quilômetros. Com a nova compra, a empresa já tem 70 caminhões e utilitários elétricos em sua frota. “Com os novos caminhões, haverá um impacto grande, pois a capacidade de carga deles é muito superior à dos veículos utilitários, possibilitando que utilizemos este perfil de veículo em uma gama maior de projetos logísticos. Conseguimos também chegar a mais mercados e regiões do país com um impacto ambiental quase zero”, afirma Fábio Miquelin, vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain. Os novos caminhões elétricos da DHL Supply Chain trabalharão em coletas e entregas em várias regiões do país atendendo aos mercados de varejo, e-commerce, moda, consumo e insumos médicos e medicamentos. Seus pontos de entregas serão principalmente shopping centers, farmácias, lojas de rua e supermercados.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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