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Scooter reformulada

Importada da Ásia, na fábrica da Tailândia, a scooter Honda Forza chega ao Brasil em sua linha 2023, trazendo um ganho de potência obtido pelo aumento da capacidade cúbica em exatos 51 cm³ em relação ao modelo anterior. Segundo a Honda, mais importante do que o aumento de performance foi a elevação das curvas de potência e torque em conjunto, para deixar o motor de 330 cm³ sempre pronto a oferecer a resposta adequada aos comandos. O pico de potência do motor de comando de válvulas simples no cabeçote – SOHC – de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido é de 29,2 cavalos a 7.500 rpm, com um torque de 3,24 kgfm a 5.250 rpm. O motor da Forza 350 está equipado com o sistema Honda Selectable Torque Control – HSTC, de controle de tração. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o torque do motor pelo sistema de injeção, visando retomar a tração na roda da frente. O sistema HSTC pode ser ligado em um comando no punho esquerdo. A Forza 350 2022 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir deste mês na cor cinza metálico e preço sugerido de R$ 47 mil (base Distrito Federal). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. 

Trocar e rodar

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A Voltz, fabricante de motocicletas elétricas com sede em Pernambuco e com fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), avança com seu programa de estações de baterias. A empresa acredita que as estações de trocas de bateria redefinirão a mobilidade de veículos elétricos no Brasil. Elas tornam o produto mais acessível e acabam com a limitação de autonomia, considerada um desafio para acelerar a transição dos modelos a combustão. O programa está em funcionamento na cidade de São Paulo, com 55 estações. Esse número deve chegar a cem até o final do ano. Atualmente, são feitas 1.400 operações semanais, com um acumulado de 14.159 desde abril, quando o projeto começou. O programa está sendo testado por entregadores plugados na plataforma do Ifood. A partir de 2023, o projeto chega para o público em geral na capital paulista. Ou seja, quem comprar um modelo da Voltz, poderá escolher não levar a bateria junto, sendo disponibilizado um plano de assinatura para a troca das células. Cada moto da Voltz comporta até duas baterias. “O programa de troca de baterias resume nossa missão. Acredito que estamos só no começo de uma transformação duradoura para o mercado de duas rodas no Brasil”, comemora Renato Villar, CEO da Voltz. A ideia é expandir o projeto no próximo ano para outras capitais, como Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). 

Para um breve futuro

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A Hydra é a uma proposta futurista dos designers Anton Brousseau, Andre Taylforth e Anton Guzhov, do estúdio internacional Kiska – com sede na Áustria e sucursais nos Estados Unidos, na Alemanha e China –, para uma moto elétrica de grande performance movida a hidrogênio. As motocicletas elétricas são um segmento que cresce cada vez mais em todo o mundo, mas o peso das baterias afeta a autonomia. A utilização do hidrogênio para gerar eletricidade por células de combustível possibilitaria maior autonomia e tempos de recarga mais curtos, mesmo conceito adotado em carros elétricos movidos a hidrogênio, como o Toyota Mirai. A autonomia e a velocidade de reabastecimento proporcionadas pelo hidrogênio são semelhantes às de um motor com combustível fóssil. Para atender a sua definição de emissões zero, deve ser o hidrogênio verde, produzido a partir de energias renováveis. O hidrogênio armazenado em um tanque pressurizado é usado para alimentar uma célula de combustível que gera eletricidade a partir do oxigênio do ar. O processo resulta em um escapamento apenas com a saída de água, com emissão zero de poluentes. 

Diversão radical

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A empresa paranaense MXF Motors anuncia o lançamento do novo Thor Electric, que vem para completar a família de quadriciclos da marca. O veículo 100% elétrico é uma opção sustentável de lazer para crianças com até 55 quilos. O lançamento tem uma frequência de som muito baixa, podendo ser utilizado em áreas comuns, como condomínios. Feito com aço tubular de alta resistência, o miniveículo tem transmissão automática, amortecedores hidráulicos e botão de segurança. O Thor Electric está disponível nas cores amarela, verde e azul e sua bateria tem autonomia de até 120 minutos. Basta conectar o cabo à tomada para que a sua energia seja reestabelecida. O quadriciclo tem câmbio automático com ré, faróis de leds, limitador de velocidade e freios a disco, chegando até 30 km/h. Mais informações podem ser obtidas no site https://mxfmotors.com.br/ .

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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