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Apesar da crise

Modelo mais vendido da Nissan no Brasil, o Kicks segue acelerando no mercado nacional. O crossover produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) bateu em julho o seu recorde de vendas mensais no país, desde que ganhou a sua atual renovação, em março de 2021. No mês passado, o modelo da marca japonesa totalizou 5.213 unidades emplacadas, conquistando 14,6% de participação em seu segmento e ficando entre os dez modelos mais vendidos do Brasil. “Apesar dos desafios enfrentados por todo o setor em função da instabilidade de abastecimento, nossa equipe de Resende está trabalhando forte para conseguir atender da melhor maneira possível ao grande volume de demanda do nosso carro”, afirma Rodolfo Possuelo, diretor Comercial da Nissan do Brasil. O Kicks pode ser também alugado pelo Nissan Move (www.nissanmove.com.br). O modelo traz novidades que aumentam a integração dos ocupantes com o veículo, como o sistema multimídia com tela de 8 polegadas e o equipamento de som premium Bose, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.

Festa do interior

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A fábrica da Toyota de Sorocaba (SP) está completando dez anos de operação, atingindo também a marca de um milhão de veículos produzidos na unidade. No começo das atividades, a unidade industrial de Sorocaba produzia 74 mil veículos por ano, mas a capacidade foi expandida para 158 mil unidades. Responsável pela produção de três dos quatro modelos fabricados pela Toyota no Brasil – os Yaris hatch e sedã, o Corolla Cross e o Etios (este apenas para exportação) –, a unidade embarca ainda para vários países da América Latina, como a Argentina, Colômbia, o Paraguai, Uruguai, Chile e Peru. “Celebrar o aniversário de uma de nossas principais fábricas na região é motivo de imenso orgulho. Quero agradecer a todas as pessoas que ajudaram a construir essa bonita história repleta de comprometimento, dedicação e trabalho. Nossa atuação é responsável ainda com o ambiente, por meio do uso racional de recursos”, comemora Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A caminho de um novo tempo

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A Jaguar Land Rover e a Vibra fecharam um acordo para desenvolver projetos relacionados à mobilidade elétrica no Brasil. Uma das prioridades iniciais é a implementação da rede recarregamento da Vibra em postos da Petrobras. Em julho, a Vibra lançou a instalação de 70 estações de recarga ultrarrápida para conectar sete Estados. A companhia (ex-Petrobras Distribuidora) lidera o mercado nacional de distribuição de combustíveis e lubrificantes e planeja fornecer o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% de sua rede de postos até o final desta década. No início de 2022, a Jaguar Land Rover anunciou que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações até 2030. “Acreditamos que o caminho para a inovação, eletrificação e construção de um futuro mais sustentável é coletivo. Temos discutido a importância de unir forças para oferecer iniciativas que ajudem nossas empresas a alcançar seus compromissos estratégicos e de sustentabilidade”, explicou Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios & Inovação Latam da Jaguar Land Rover.

Vestindo a nova picape

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Recentemente lançada no Brasil, a picape Gladiator ganhou uma coleção exclusiva da Jeep Gear, com um total 30 produtos pensados para a prática de esportes e “trekking” com proteção UV (raios ultravioleta), tecnologia respirável, repelente à água e com tecnologia do cordura, um tipo de tecido mais robusto e de alta resistência. De camisetas a guarda-chuva, a coleção contempla produtos de vestuário, acessórios e objetos tanto masculino quanto feminino. Há ainda uma miniatura da picape em projeção de 1:27. A linha está disponível no site da loja (www.jeep-gear.com.br) com preços a partir de R$ 59,90. A Gladiator teve 322 unidades vendidas em apenas três horas logo após o seu lançamento. Esse número é superior ao anunciado pela marca norte-americana para o mercado brasileiro até o final deste ano, forçando a Stellantis a fechar mais pedidos para a fábrica de Toledo (Ohio), a “Casa da Jeep”.

“Fashion” de pequeno porte

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Na onda dos mini carros – trazida recentemente ao Brasil com o Hyundai i-Car –, a Toyota apresentou ao mercado europeu o novo Aygo X. Porém, diferentemente do modelo sul-coreano, o novo “carrinho” ainda não está nos planos brasileiros da marca japonesa. O Aygo X tem 3,70 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,52 metro de altura e 2,43 metros de distância de entre-eixos. Antecipado pelo protótipo Aygo X Prologue, o novo veículo foi concebido todo na Europa, com design criado na França, conceito desenvolvido na Bélgica, motor feito na Polônia e produção na República Tcheca. Em direção totalmente oposta à do elétrico i-Car, o Aygo X tem propulsão convencional, com motor 1.0 aspirado de três cilindros a gasolina com 72 cavalos de potência a 6 mil rpm e 9,5 kgfm de torque a 4.400 giros, acoplado de série a uma transmissão manual de 5 marchas, podendo ter opcionalmente uma do tipo S-CVT. De acordo com a Toyota, o carro acelera de zero a 100 km/h em longos 14,9 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 158 km/h.

Salvaguarda para as pequenas

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Com o crescente surgimento de novos empreendimentos, a HDI Seguros oferece, em sua carteira no segmento automóvel, o “Frota Leve”, destinado às empresas que têm pequenas frotas de veículos, com um a quatro exemplares de carros de passeio ou picapes. “O ‘Frota Leve’ auxilia na gestão das pequenas frotas disponibilizando opções em cobertura, assistência e uma rede de Bate-Prontos, dando todo o suporte em caso de sinistro”, revela Carla Oliveira, diretora de Automóvel da HDI Seguros. A cobertura do “Frota Leve” inclui incêndio, colisão, roubo e furto, Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos e assistências vinte e quatro horas para guincho, autossocorro, troca de pneus, pane seca e chaveiro. Outro benefício do produto é o processo de contratação, uma vez que o seguro para a frota permite à companhia gerenciar apenas uma apólice para os veículos segurados. 

Demanda elétrica

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Acaba de ser lançada a segunda linha de produção de módulos de baterias do BMW Group em Leipzig, na Alemanha. O novo sistema fabrica módulos para o i4, modelo totalmente elétrico, feito em Munique. A primeira linha de produção da unidade de Leipzig entrou em funcionamento em maio de 2021 e fornece os módulos de bateria para o iX. “O lançamento da segunda linha de produção de módulos de bateria de Leipzig é uma contribuição importante para fornecer os componentes de bateria necessários para fabricar um número crescente de veículos eletrificados”, celebrou Markus Fallböhmer, diretor de Produção de Motores e E-Drive do BMW Group. A expansão gradual da produção de componentes eletrônicos está levando a marca alemã para mais perto de sua meta para 2030: que os modelos totalmente elétricos representem pelo menos metade das vendas do BMW Group. A nova linha de produção representa um investimento de cerca de 70 milhões de euros (mais de R$ 360 milhões). 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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