A Ford é a principal fornecedora de veículos para a polícia dos Estados Unidos, uma tradição construída há mais de 70 anos. A marca do oval azul atende atualmente a mais de 12 mil departamentos de polícia no país e vende mais veículos no segmento que todas as outras marcas somadas. Para reforçar ainda mais sua presença no setor, a Ford apresentou a primeira picape elétrica da América do Norte desenvolvida especialmente para uso da polícia. A F-150 Lightning Pro SSV (Special Service Vehicle) tem a proposta de combinar o prestígio local da família de picapes Ford – a versão a gasolina da F-150 é o veículo mais vendido nos Estados Unidos há muitos anos – com a surpreendente performance dinâmica dos veículos elétricos, que oferecem ainda menores custos com abastecimento e manutenção.
A versão “civil” da picape elétrica F-150 Lightning foi apresentada em maio de 2021 mas teve as primeiras unidades entregues aos compradores em abril deste ano – o modelo já acumulava mais de 200 mil pedidos de reserva antes mesmo do lançamento e só é vendido atualmente com entregas para 2023. A produção da picape elétrica não pode ser ampliada para atender à elevada demanda por conta da escassez global de semicondutores, que afeta a indústria automotiva de todo o mundo. A versão Pro SSV é bastante diferenciada e chama a atenção pela força. Com bateria padrão, ela tem potência de 458 cavalos, torque de 107 kgfm, carrega uma tonelada e é capaz de rebocar 3.492 quilos. Com bateria de capacidade estendida, a potência sobe a 588 cavalos. A picape policial acelera de zero a 100 km/h abaixo de quatro segundos, mantendo o mesmo torque, enquanto a capacidade de reboque chega a 4.535 quilos.
Além do arranque difícil de superar em perseguições, possibilitado pelo torque brutal entregue de forma instantânea – característico dos veículos elétricos –, a viatura elétrica foi projetada para atender a outras necessidades da atividade policial. Ela tem capacidade de sobra para rebocar um barco ou um trailer e, com o gerador Pro Power Onboard, pode servir também como fonte de energia para iluminar cenas de acidentes noturnos na estrada. Sob o capô, como o motor elétrico é bem menos volumoso que o a combustão, surge espaço para o novo compartimento “Mega Power Frunk”. Com seus 399 litros, pode ser usado para transportar vários equipamentos.
Os itens especiais da versão policial da F-150 Lightning incluem bancos com tecido reforçado e molduras reduzidas para facilitar a entrada e saída de policiais armados, chapas protetoras de aço nos encostos dos bancos dianteiros, barras de teto com luzes sinalizadoras de leds, bandeja reforçada acima do painel para montagem de equipamentos e bancos traseiros de vinil, de fácil limpeza. Internamente, vem com painel digital de 12 polegadas e tela central sensível ao toque também de 12 polegadas em formato horizontalizado. As tecnologias de assistência da F-150 Lightning Pro SSV incluem frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e controle inteligente de carga. Ela conta ainda com várias soluções de recarga, manutenção e administração da frota, que usa a plataforma de veículos conectados, softwares e serviços da Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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