Ainda em transe
Conforme os números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os segmentos de carros de passeio e de comerciais leves fecharam os sete primeiros meses de 2022 com 1.020.511 unidades emplacadas, com queda de 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A picape compacta Fiat Strada ocupa a primeira posição no ano, com 61.942 exemplares vendidos, seguida pelos hatches compactos Hyundai HB20 (50.990) e Chevrolet Onix (42.687) e pelos SUV e hatch compactos da Volkswagen, o T-Cross (36.404) e o Gol (35.404), nas cinco primeiras posições do ranking. Já a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que foram produzidas 1,3 milhão de unidades somando todos os segmentos automotivos brasileiros, incluindo caminhões e ônibus, ficando no mesmo patamar dos sete primeiros meses de 2021. “Havia, e ainda há, muitos veículos incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera de determinados itens eletrônicos. Esses modelos só entram na estatística de produção quando são totalmente finalizados, o que vem ocorrendo com maior frequência, e isso explica a melhora no fluxo de produção nos últimos três meses. Ainda temos restrições de insumos e logística, como mostram as paradas de algumas fábricas, mas estamos recebendo mais semicondutores do que no ano passado”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Pensando grande
![Divulgação](https://rodario.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CM090822B-1024x683.jpg)
Modelo mais vendido da Renault no Brasil, o hatch subcompacto Kwid acaba de ultrapassar 300 mil unidades emplacadas desde seu lançamento, há cinco anos. Classificado pela marca francesa como um SUV compacto, o Kwid inovou na forma de comercialização, inaugurando a plataforma 100% online para a compra de um automóvel. No https://loja.renault.com.br, o cliente consegue fazer todas as etapas de aquisição de um veículo. O Kwid é também oferecido por assinatura no “Renault on Demand”, com mensalidades a partir de R$ 1.489. Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o modelo já soma quase 140 mil unidades exportadas para 28 países. O Kwid foi reestilizado no início deste ano e é oferecido em três versões de acabamento: Zen, Intense (com ou sem teto biton) e Outsider, todas equipadas com o motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas e bloco em alumínio, com 71 cavalos de potência com etanol e 68 cavalos com gasolina e torque de dez e 9,4 kgfm, respectivamente. A família incorporou este ano o Kwid E-Tech 100% elétrico, que esgotou o primeiro lote da pré-venda em menos de dois meses.
Revelação por inteiro
![Divulgação](https://rodario.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CM090822C-768x1024.jpg)
Depois de revelar o nome de seu SUV-cupê em junho e mais detalhes de sua silhueta há duas semanas, a Fiat desvendou por completo o exterior do Fastback. Nas duas imagens, já é possível conhecer todos os traços do design do novo modelo da marca italiana. O novo carro foi mostrado na cor Branco Banchisa com teto preto, tendo a coluna “C” (a traseira) inclinada e o teto com caimento acentuado em direção à parte de trás do veículo. O Fastback traz uma frente exclusiva, com grade em formato de colmeia tridimensional. Apresenta ainda entradas de ar laterais funcionais e friso em Dark Chrome em formato ômega unindo os dois para-choques. Com rodas esportivas em acabamento diamantado, o novo modelo, que será produzido na Argentina e deve ter seu lançamento ainda este ano, tem assinatura full-led nos conjuntos ópticos frontal e traseiro e forma aerodinâmica da tampa do porta-malas. O lançamento oficial deve ocorrer até setembro.
Já à venda
![Divulgação](https://rodario.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CM090822D-1024x683.jpg)
A Hyundai abriu oficialmente as vendas do novo HB20, que recebeu recentemente visual atualizado seguindo a identidade de design global da marca sul-coreana, com maiores dimensões e a inclusão de conteúdos de segurança e tecnologia tornando o carro de passeio líder de vendas no país um dos mais completos de sua categoria. O hatch compacto está disponível nas versões Sense, Comfort e Limited com motor 1.0 aspirado e nas configurações Comfort, Platinum e Platinum Plus com propulsor 1.0 Turbo GDI de 120 cavalos. Os preços nas variantes de entrada do novo HB20 são de R$ 76.690 na Sense – R$ 79.290 no Estado de São Paulo -, de R$ 79.990 na Comfort (R$ 82.690 em SP) e de R$ 85.490 na Limited – as três com câmbio manual de 5 marchas – (R$ 88.390 em SP). Nas versões com motor 1.0 turbo, os preços são de R$ 93.790 na Comfort com câmbio manual de 6 marchas – R$ 96.990 no Estado de São Paulo –, de R$ 99.390 na Comfort (R$ 102.790 em SP), de R$ 105.390 na Platinum (R$ 108.980 em SP) e de R$ 114.390 na Platinum Plus, todas com transmissão automática de 6 marchas, e R$ 118.390 em SP. O hatch compacto da Hyundai no ranking geral de automóveis perde apenas para a picape Fiat Strada.
Caçamba de porte
![Divulgação](https://rodario.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CM090822E-1024x683.jpg)
A Chevrolet está preparando uma nova ofensiva no segmento de picapes no mercado brasileiro. Além da nova Montana, que está em fase final de desenvolvimento, e da S10, a marca está trazendo para o Brasil a Silverado. “Ela vem para atender ao consumidor que busca uma picape premium de grande porte, com o mais alto nível tecnológico”, afirma Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul. A expectativa é que a picape mais icônica da Chevrolet no mundo seja lançada no Brasil até o final do próximo ano, quando todos os detalhes sobre equipamento, acabamento e motorização serão revelados. Impulsionadas pelo agronegócio e novas tendências, as picapes vêm registrando aumento na participação de mercado, principalmente as de maior porte. Atualmente, o segmento representa cerca de 17% das vendas, ante 11% de dez anos atrás. Com a compacta Montana, a média S10 e a grande Silverado, a Chevrolet terá representantes nas três categorias de picapes no mercado nacional.
Visto por todos os lados
![Divulgação](https://rodario.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CM090822F-1024x683.jpg)
O novo Peugeot 408 será lançado oficialmente na quinta-feira desta semana na França. Com seu visual de um fastback, o novo 408 – anteriormente, um sedã médio – está sendo exposto ao público na “A Esfera”, imaginada pelo estúdio parisiense Superbien. “Nós realmente gostamos da ideia dessa obra de arte efêmera, que é original e bonita de se ver, acentuando perfeitamente a chegada do novo 408. O estilo original do novo 408 foi elogiado por muitas pessoas que já o descobriram no magnífico e moderno cenário do Louvre-Lens”, vibra Linda Jackson, CEO da marca Peugeot. O Louvre-Lens é um museu de arte localizado na cidade de Lens, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Paris. Ele exibe objetos das coleções do Louvre que são emprestados à galeria.
Elemento de transição
![Divulgação](https://rodario.com.br/wp-content/uploads/2022/08/CM090822G-1024x683.jpg)
Ao completar duas décadas de estrada este ano, a station wagon superesportiva Audi RS 6 Avant já está com sua aposentadoria prevista, por volta de 2025. No lugar dela, porém, virá uma versão híbrida. A atual geração da RS 6 já tem alguma coisa de eletrificação, pois o motor 4.8 V8 biturbo de 600 cavalos de potência e 81,6 kgfm de torque, com sistema de tração “Quattro” e transmissão automática de 8 marchas, tem um sistema híbrido leve de 48V. Porém, a partir de 2026, a perua terá tecnologia híbrida plug-in, ou seja, que pode também ser carregada em uma tomada, além da recuperação de energia nas frenagens. “Este é o nosso caminho para carros totalmente elétricos. A RS 6 híbrida apenas fará a ponte para a sua eletrificação total”, revelou Stephan Reil, ex-comandante da Audi Sport e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Audi. Atualmente, a RS 6 Avant tem preço de R$ 1,12 milhão no Brasil.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: