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A Fiat contabiliza cerca de 1,6 milhão de sedãs compactos emplacados no Brasil desde 1983, há quase 40 anos. Parte importante dessa trajetória, o Cronos – sedã derivado do hatch Argo e produzido na Argentina – é o três volumes mais vendido da América do Sul, com mais de 220 mil unidades, sendo 110 mil comercializadas no Brasil. Além disso, o Cronos é atualmente o carro de passeio mais vendido na Argentina, reunindo todos os segmentos oferecidos naquele país. A partir do início de agosto, desembarca nas concessionárias brasileiras a linha 2023 do Cronos, disponível com novos motor e câmbio automático tipo CVT e mudanças no design por dentro e por fora, especialmente na frente.

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O sedã compacto substituto do Grand Siena – finalmente, aposentado – passa a ter cinco versões, atuando no mercado de sedãs “B” e de olho nos taxistas, motoristas de aplicativos e veículos de frota – a exemplo de seu antecessor. São elas a 1.0, com preço de R$ 74.790, a Drive 1.0, a R$ 78.490, a Drive 1.3, a R$ 84.490, a Drive 1.3 com CVT, a R$ 88.790, e a topo de linha Precision 1.3 com CVT, a R$ 93.490. Os preços valem para todo o Brasil com exceção dos Estados de São Paulo e Paraíba e da Zona Franca de Manaus, que têm tributação própria. Na apresentação da nova linha, a Fiat adiantou que o motor 1.0 Turbo do SUV Pulse está no radar para o Argo e o Cronos. Segundo a marca italiana, porém, dois fatores pautaram o momento do sedã compacto: a introdução do câmbio CVT e a preocupação para não ultrapassar a casa de R$ 100 mil no preço do modelo, uma “carta na manga” importante na briga com os concorrentes.

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O Cronos 2023 traz como principal novidade o câmbio automático tipo CVT com 7 marchas simuladas, associado ao motor 1.3 Firefly de até 107 cavalos de potência. De acordo com a Fiat, a combinação proporciona maior suavidade na condução, melhor dirigibilidade e consumo mais baixo, com ciclo urbano de 13,4 km/l (com gasolina). Assim, o Cronos passa a ser o sedã compacto automático mais econômico do Brasil. A transmissão CVT oferece três modos de condução: “Automático”, “Manual” e “Sport”, este voltado para quem busca uma direção mais ágil. A marca italiana afirma que a central eletrônica do novo câmbio promove uma série de ajustes para tornar o veículo mais responsivo, com as trocas feitas em rotações mais altas. A linha 2023 do sedã conta ainda com o motor 1.0 Firefly, apontado pela marca como tendo o maior torque da categoria e um bom índice de consumo, sendo ideal para clientes que buscam mais racionalidade. As versões com o motor 1.0 tem uma média de consumo urbano de 14 km/l.

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Reconhecido pelo visual inspirado no design italiano, o Cronos está renovado na linha 2023 nesse quesito. Ele traz agora mudanças na grade frontal com tipo colmeia na parte interna, dois frisos horizontais e novas opções de rodas e calotas para todas as versões. Por dentro, a “top” tem um novo interior em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas. O volante também passou por atualizações em todas as versões, seguindo a linha adotada em outros modelos da marca, tendo a base achatada.

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Entre os itens de série, a versão de entrada tem ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, rodas em aço de 14 polegadas, iTPMS (indicação individual do pneu com baixa pressão), ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio. Imediatamente acima, a Drive 1.0 – as duas têm câmbio manual de 5 marchas – acrescenta central multimídia de 7 polegadas, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento, todos os vidros com acionamento elétrico, assinatura em led nos faróis e rodas em aço de 15 polegadas. A Drive 1.3 com câmbio manual vem de série com todos os equipamentos da Drive 1.0. Como opcional, tem o pack que traz o conceito italiano S-Design, com um um visual mais esportivo. A Drive 1.3 com CVT soma controle de estabilidade e de tração, piloto automático, Hill Holder e modo “Sport”.Já a topo de linha Precision adiciona à versão Drive rodas de liga leve de 16 polegadas, chave presencial keyless, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com função cornering, espelho elétrico, repetidor lateral de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, “paddles shifts” no volante para trocas ao comando do motorista, apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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