A volta do que (ainda) não foi
O mercado brasileiro de carros de passeio e comerciais leves teve 165.580 unidades vendidas em julho, com altas de 0,2% sobre o mesmo mês deste ano e de 2,1% ante igual período de 2021. Já de forma surpreendente em junho, quando apareceu em segundo lugar, o veteraníssimo Volkswagen Gol voltou a liderar o ranking nacional mensal após nove anos. O hatch compacto, que sairá de linha em 2022, comandou o mercado durante quase três décadas a partir do início dos anos 80. Agora, superou a líder no acumulado de mais de um ano, a Fiat Strada, em mais de mil unidades em julho, fechando o mês com 11.809 exemplares emplacados. A picape compacta da Fiat registrou 10.643 unidades, ficando à frente dos hatches compactos Chevrolet Onix (8.810) e Hyundai HB20 (8.136), do sedã compacto Onix Plus (8.060), dos SUVs compactos Tracker (5.973), Fiat Pulse (5.232), Nissan Kicks (5.216) e Nissan Creta (5.096) e do hatch compacto Fiat Argo (4.793). Entre as fabricantes com produção nacional, a Fiat manteve a liderança, com 34.031 unidades vendidas nos dois segmentos em julho e participação de mercado de 20,6%, seguida da General Motors (27.793 e 16,8%), da Volkswagen (27.353 e 16,5%), da Toyota (16. 688 e 10,1%), da Hyundai (14.259 e 8,6%), da Renault (11.103 e 6,7%), da Jeep (10.151 e 6,1%), da Nissan (6.302 e 3,8%), da Honda (3.959 e 2,4%) e da Peugeot (2.375 e 1,4%).
Retoques na líder
Veículo mais vendido do Brasil há mais de um ano ininterruptamente, a Fiat Strada chega à linha 2023 com mais itens de série e uma nova cor, a Cinza Strato, que estreou no SUV Pulse e agora completa a gama de tonalidades da picape compacta. No final do ano passado, a Strada ganhou a transmissão automática tipo CVT e, agora, toda a gama recebe uma atualização como parte do novo brand design: a inclusão da Fiat Flag nas etiquetas dos bancos (antes colocada apenas na Volcano e na Ranch). Equipada com motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire Evo, a Strada tem preços de R$ 95.290 na Endurance 1.4 manual (R$ 98.419 para o Estado de São Paulo), de R$ 101.990 na Freedom 1.3 manual, as duas primeiras com cabine plus, (R$ 105.339 para SP), de R$ 107.990 na Freedom 1.3 manual (R$ 111.536 para SP), de R$ 112.990 na Volcano 1.3 manual (R$ 116.700 para SP), de R$ 120.990 na Volcano 1.3 automática (R$ 124.963 para SP) e de 125.990 na Ranch 1.3 automática, todas com cabine dupla, (R$ 130.127 para SP).
A nova cara
Lançado em 1961, o Mini Cooper – pertencente ao BMW Group desde 2000 – terá a terceira mudança de estilo. Com o Mini Concept Aceman, a marca britânica apresenta pela primeira vez uma nova linguagem de design para o famoso “carrinho” e muitas inovações tecnológicas que moldarão as futuras gerações. O estudo de um primeiro modelo crossover para o segmento premium de veículos compactos reúne funcionamento puramente elétrico, linguagem de design mais clara e simples, a não utilização de elementos de couro e cromo e nova experiência digital em seu interior. “O Mini Concept Aceman oferece o vislumbre de um veículo completamente novo, preenchendo o espaço entre o Mini Cooper e o Countryman. Este carro-conceito reflete como a Mini se reinventa para seu futuro totalmente elétrico, estendendo a ‘go-kart feeling’ eletrificada, uma experiência digital imersiva e um forte foco em uma pegada ambiental mínima”, revela Stefanie Wurst, CEO da Mini.
Assinar para não ter de comprar
Poder dirigir um veículo sem se preocupar com pagamento de impostos, revisões, seguro e depreciação. Essa é a proposta do “Nissan Move”, o “all inclusive” da marca japonesa. Com o novo plano, o cliente pode fazer a assinatura mensal de qualquer modelo e versão zero-quilômetro vendido pela marca no Brasil e adquirir um serviço 100% online. Por exemplo, para contratar um Versa Sense CVT por 24 meses com até mil quilômetros rodados por mês, as parcelas são de R$ 2.409. Em uma primeira fase, o serviço estará disponível em nove cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro e Macaé (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Salvador (BA). A oferta será ampliada em breve para mais cidades e Estados. Toda a gama da Nissan no país (o SUV Kicks, a picape Frontier, o sedã compacto Versa e o 100% elétrico Leaf) está contemplada no novo plano. Os interessados podem fazer a assinatura em nissanmove.com.br ou nissan.com.br/move ou diretamente em uma concessionária.
Para “azular” o asfalto
O Porsche 911 GT3 ganhará uma versão ainda mais “temperada”. O 911 GT3 RS será o novo modelo topo de linha e fará sua estreia mundial em 17 de agosto. O desenvolvimento do carro esportivo de alto desempenho foi inspirado nos famosos modelos de competição 911 RSR e 911 GT3 R. “O novo 911 GT3 RS está ainda mais otimizado para as pistas se comparado aos seus antecessores. Seu motor boxer 4.0 de seis cilindros é capaz de girar em altas rotações e oferecer respostas instantâneas. Com aproximadamente 500 cavalos de potência, será um carro ideal para uso em ‘trackdays’ e eventos esportivos em clubes. É por isso que, durante o desenvolvimento do novo 911 GT3 RS, nosso foco principal foi melhorar a aerodinâmica e o chassi”, afirma Andreas Preuninger, diretor da Linha de Modelos GT da Porsche.
Estreia musical
Após quase dois anos de ausência devido à pandemia da Covid-19, o festival de música eletrônica “Tomorrowland” está de volta em parceria com a BMW. O festival será realizado de 15 a 17, de 22 a 24 e de 29 a 31 de julho (três finais de semana) na região campestre de Boom, na Bélgica. O tradicional evento será palco da primeira aparição pública mundial do novo BMW iX1, 100% elétrico. O modelo foi personalizado pelo DJ norte americano Steve Aoki, com várias mensagens motivacionais na carroceria e um visual bastante chamativo, tudo sem perder as características marcantes, como os acabamentos azulados na grade e no para-choque dianteiro. O iX1 terá até 438 quilômetros de autonomia pelo ciclo WLTP, interior com BMW Live Cockpit Professional – composto por duas telas curvadas com 12,3 e 14,9 polegadas – e um recheado pacote de equipamentos de série. Segundo a marca alemã, o iX1 chegará aos mercados mundiais ainda este ano.
Cuidados básicos
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Brasil tem mais de 78 milhões de motoristas, com quase 60 milhões de carros registrados. Se a questão é dirigir com responsabilidade – e realmente é –, todos devem se preocupar com as condições do carro e a documentação. Para isso, é essencial fazer check-lists periódicos da mecânica do veículo. Um item de extrema importância são os freios, com atenção às pastilhas e ao fluido. As pastilhas precisam ser trocadas a cada 20 mil quilômetros, enquanto o fluido com 10 mil quilômetros de uso ou após um ano. Outros componentes também devem ser trocados conforme as recomendações da fabricante, como óleo, filtros do motor e correia dentada, além da verificação o estado dos pneus e o alinhamento e balanceamento do carro. E manter a documentação em dia ajuda a evitar multas e até a apreensão do veículo. Para consultar a situação do carro, o proprietário pode recorrer à internet, por meio do site do Detran.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: