Em uma espécie de “prévia” da Lat.Bus & Transpúblico 2022 – o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, a ser realizado de 9 a 11 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista –, a Scania anunciou o lançamento no Brasil de sua nova geração de ônibus, que estreou há apenas três anos na Europa. A Nova Geração de Ônibus Scania contempla os modelos da Série K, com motor traseiro, desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente à lei europeia Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2023. “O lançamento vai atender às normas de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano. A nova linha chegará com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. A Nova Geração de ônibus oferecerá um custo total de operação imbatível”, comemora Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil. Os novos modelos começarão a ser produzidos e entregues a partir de janeiro de 2023.
Os rodoviários Scania atendem a clientes que atuam nos segmentos de fretamento, linhas intermunicipais e interestaduais (curtas, médias e longas distâncias) e de turismo. Já para a mobilidade urbana, a gama Scania tem modelos a partir de 12,5 metros até 28 metros de comprimento, com capacidade para transporte de 86 a 270 passageiros. As configurações são com piso baixo, normal, padron, articulados e biarticulados para corredores exclusivos de sistemas BRT. Na linha rodoviária, a Scania produz chassis de configurações de rodas 4×2, 6×2 e 8×2, enquanto na urbana são oferecidos chassis 4×2, 6×2/4 e 6×2/2. As motorizações, que podem ser abastecidas com diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de cinco e seis cilindros, com potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos para os modelos rodoviários e de 280 e 320 cavalos para os urbanos. O rodoviário K 500 8×2 passa a ser o ônibus mais potente do Brasil e os urbanos de 15 metros Euro 6 ganharam um novo eixo direcional com sistema eletro-hidráulico. Também há as versões movidas a gás (natural e/ou biometano) de 280 cavalos e agora de 340 cavalos (antes era de 320 cavalos). Os torques variam de 137,6 a 260 kgfm. Os ônibus a gás não requerem alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi, abaixo do assoalho, ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.
Os novos ônibus estarão disponíveis em uma ampla gama de trens de força. As principais novidades da Série K Scania são os motores com sistema de injeção múltipla XPI, atualizações das caixas de câmbio rodoviária Opticruise e urbana ZF EcoLife 2, novo eixo traseiro direcional do modelo urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8×2 com 500 cavalos (maior potência do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada. Outra novidade relevante é o Opticruise com o “lay shaft brake”, um sistema de freio no eixo secundário da caixa que torna as trocas de marchas 45% mais rápidas e suaves, aumentando consideravelmente a resposta do motor.
Para a Scania, seus motores Proconve P8/Euro 6 desenvolvem os mais altos torques do mercado e propiciam aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5. “Esse desempenho ocorre em virtude da introdução do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos”, salienta Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil. O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou redução catalítica seletiva), com o uso do reagente Arla 32, e que passa a ter um filtro de particulado para atender à lei Conama P8. Ainda de acordo com a engenharia da marca sueca, os novos ônibus proporcionarão até 8% de economia de combustível nos modelos rodoviários – sendo sete por cento por conta do motor XPI Euro 6 e um por cento pela caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo sete por cento pelo motor XPI Euro 6 e três por cento pela caixa automática ZF EcoLife 2. A linha F de motores dianteiros urbanos e o modelo biarticulado continuam disponíveis no portfólio, para atender a demandas específicas.
Apresentado na linha de caminhões da Scania em 2016, o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista) faz parte do pacote de segurança opcional da fabricante e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito. Nos ônibus da marca, a versão 2.0 do sistema de segurança autônoma permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente, mas incorpora novos sensores de ponto cego e de pedestres. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e monitora a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. E o ACC (controle de cruzeiro adaptativo) auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro. Outra tecnologia presente nos novos ônibus da Scania é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e descidas de maneira mais eficiente. E o Scania Zone permite controlar a velocidade dos ônibus em trechos críticos, como perto de escolas.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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