Embora o frio intenso normalmente esteja restrito às regiões Sul e Sudeste do Brasil, no inverno, a temperatura também cai em outras áreas do país, especialmente em lugares mais altos. E o frio pode se tornar uma dor de cabeça para o motorista, principalmente na manutenção do veículo. Até os carros totalmente elétricos são atingidos pela mudança de temperatura, seja para cima, seja para baixo. O primeiro componente que necessita de cautela no frio é a bateria. Um dos itens mais importantes para o funcionamento de muitos equipamentos que trazem segurança e conforto dentro do automóvel, a bateria pode sofrer uma sobrecarga desencadeada pelo frio, comprometendo o desempenho do carro. A recomendação é evitar o uso de centrais multimídias, faróis e outros dispositivos enquanto o veículo estiver parado.
Outro ponto de atenção são as palhetas utilizadas para limpar o para-brisa. Elas podem ressecar em temperaturas baixas e perder a eficiência. “É interessante que a troca seja feita, para garantir a segurança da condução do veículo”, alerta Junior Ruciretta, CEO da Multifilmes, empresa especializada em aplicação de películas em automóveis e residências. A pintura também sofre bastante com o frio. Os ventos, as chuvas e as geadas são capazes de danificar a lataria, se exposta por muito tempo a essas condições. Nesses casos, o indicado é que se lave o carro a cada duas semanas.
Dicas para proteger o carro em tempo frio
Esquentar o carro no trajeto
Se carro tem injeção eletrônica – todos os novos –, o motorista não precisa ficar esquentando o motor antes de sair para que o propulsor atinja a temperatura ideal. A injeção eletrônica faz esse serviço durante o trajeto, economizando tempo e combustível. Nos primeiros momentos da “viagem”, é importante que o motorista dirija mais devagar, dando tempo para a injeção eletrônica fazer seu trabalho.
Superaquecimento do motor
Por mais contraditório que possa parecer, o superaquecimento do motor é um dos problemas mais comuns no frio, e pode estar relacionado com o sistema de lubrificação do carro. Com o frio, esse sistema pode ser incapaz de funcionar corretamente. Nesse caso, é aconselhável a verificação com regularidade do nível de óleo do propulsor, de outros líquidos importantes e também dos filtros.
Pneus e freios
O frio apresenta quase sempre um cenário de chuva, neblina ou, no caso de áreas da Região Sul, camadas de gelo no asfalto. Com isso, a verificação da pressão – seguindo o manual do proprietário – é fundamental. Com o pneu bem calibrado, o veículo ganha força e melhora na segurança e economia. É importante ainda evitar que o carro derrape no chão escorregadio, para não perder o controle da direção e para preservar os pneus e o sistema de freio.
Bateria
É o equipamento do carro que mais trabalha no frio. Para “poupar” a carga da bateria, é indicado que se evite de deixar som, luz e equipamentos ligados quando o carro estiver com o motor desativado.
Mangueiras do motor
As correias do motor com defeito ou com a vida útil vencida não resistem ao frio e se ressecam com muida rapidez.
Ar-condicionado
Os resíduos acumulados durante o ano se grudam ao filtro de ar. Quando o sistema de aquecimento é ligado no frio, eles se espalham por todo o carro. Por isso, é imperativo se fazer a troca do filtro do ar-condicionado.
Visibilidade
É um dos problemas mais comuns no inverno. Com o frio, há uma grande possibilidade de o para-brisa ficar embaçado ou carregado da geada da noite. O ar-condicionado não serve apenas para refrescar mas também para aquecer internamente, além de “limpar” o vidro por dentro. “Se as borrachas das palhetas permanecem muito tempo sem uso ou expostas ao sol e à poeira, elas acabam se ressecando e, consequentemente, embaçam os vidros, atrapalham na visibilidade e geram ruído. Por isso, devem ser substituídas para evitar danos aos vidros e garantir a segurança do motorista e dos passageiros”, alerta Plinio Fazol, gerente de Marketing e de Novos Produtos da Tecfil. A vida útil de uma palheta é de cerca de apenas um ano. Outro conselho é a colocação de uma solução anticongelante no reservatório do esguijo do para-brisa.
Lâmpadas
Quando o frio chega, normalmente, a luminosidade é reduzida. Assim, o motorista deve checar as condições de todas as lâmpadas (internas e externas) do veículo antes da saída. Se encontrar alguma luz com menor potência ou queimada, fazer sua substituição imediata. No inverno, é comum ter neblinas nas ruas e estradas. Portanto, observar se toda a parte de iluminação está funcionando corretamente, pois ela é indispensável para se enxergar a rodovia e alertar os outros motoristas sobre a presença do próprio carro. Luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis e luzes de condução sempre merecem atenção. E, no inverno, as noites são mais longas.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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