De quatro
A Mobyou, empresa paulistana de mobilidade, além das scooters elétricas homologadas, começa a comercializar quadriciclos elétricos. Com foco em passeio – nos condomínios, na praia, no campo e nos clubes – a ideia é oferecer uma locomoção segura e eficiente. “Estamos atuando na linha lifestyle e optamos pelo quadriciclo, porque é bem o conceito. Os quadris foram testados e validados em 2021, inclusive em alguns eventos como o surf treino Circuito Corinthians Surf Club e o Hang Loose Surf Atack. O desempenho foi surpreendente, o quadri chamou a atenção e várias pessoas se interessaram por ele”, revelou Ricardo Benetti, sócio da fabricante. O Mobyou Quadri já está disponível em revendas exclusivas e multimarcas, nas cores preta ou branca. Com velocidade média de 40 km/h, tem autonomia de 50 quilômetros. Esse tipo de veículo não pode andar em via pública. Entre as vantagens do quadriciclo elétrico estão a ausência de barulho e a comodidade de não precisar sair para comprar combustível para abastecê-lo. Na loja da marca, na capital paulista, o valor do Mobyou Quadri parte de R$ 30 mil.
Muito além dos 120
A Royal Enfield é a marca de motocicletas mais antiga em produção contínua no mundo, fabricando seus modelos desde 1901. Alcançar esse marco histórico recentemente é uma grande celebração e conquista mundial para toda a companhia. Para comemorar o momento, a Royal Enfield do Brasil apresenta duas motocicletas em versão especial comemorativa. A Continental GT e a Interceptor 650 chegam em série especial com muitos detalhes e novidades em seu design. As Twins de 120 anos celebram a história da marca, aliando um design retrô-clássico que remete a uma mescla entre passado, presente e do futuro. Ambas contam com acabamento exclusivo dos tanques em cromado, que é trivalente sustentável sobre um corpo preto, em sintonia com todos os outros acessórios da motocicleta. Já as riscas dos tanques são pintadas a mão homenageando os lendários Madras Stripes, que são uma marca registrada das tradições Royal Enfield. O emblema especial de aniversário foi feito artisticamente em latão, por uma família indiana de artesãos que criam há séculos efígies para os templos reverenciados na Índia. Como complemento ao esquema de cores escurecidas, as Twins edição 120 anos vêm com acessórios pré-instalados, como protetor de cárter e de calcanhar, telas de proteção. brace pad, barra e espelhos touring, assentos exclusivos e a numeração de produção no tanque.
Tarefa viscosa
Responsável pelo controle e redução do atrito, resfriamento das peças, limpeza e proteção, o lubrificante é essencial para evitar desgastes e assegurar a vida útil do propulsor das motocicletas. Ao manter o nível correto e fazer a manutenção periódica, o motociclista reduz o consumo de combustível e melhora a performance da moto. Segundo Marcelo Capanema, diretor de Tecnologia da Petronas Lubrificantes do Brasil, a primeira dica é se atentar à periodicidade de substituição. “O intervalo de troca do lubrificante deve, obrigatoriamente, seguir a indicação do manual do fabricante do modelo em questão. Respeitando essa periodicidade e seguindo as especificações do produto, a motocicleta permanecerá funcionando em boas condições. Ao não fazer a substituição no período adequado, a alta temperatura deixará o motor mais lento, em virtude do seu uso contínuo e intenso”, comenta. Aumento de barulho no motor, maior consumo de combustível, dificuldade de frenagem, superaquecimento do propulsor e baixa pressão de óleo podem estar intimamente ligados à necessidade de substituição do lubrificante, assim como o uso de uma especificação errada de produto. Com isso, é fundamental se levar em conta a mesma viscosidade e a norma JASO (padrão global para lubrificantes de motocicletas) vigente ao aplicar o produto.
Esportiva bem temperada
A “expertise” esportiva vindo das pistas está presente na nova família RC – Reparto Corse – da MV Agusta. A esportiva F3, a naked Dragster e a aventureira esportiva Turismo Veloce foram projetadas para oferecer alta performance, com detalhes únicos. Os três modelos terão série limitada: 200 unidades para o F3 RC e 300 para o Dragster e o Turismo Veloce, com seu número de produção na placa fixado na mesa do guidão e entregues com um certificado de autenticidade. Os modelos são equipados com motor de três cilindros de 800 cc e mais de cem cavalos de potência. A velocidade máxima ultrapassa 240 km/h. A F3 RC é o modelo mais esportivo da linha, com motor de 147 cavalos de potência. Os garfos dianteiros contam com revestimento em nitreto de titânio (TiN), que tem a função de reduzir o atrito, e rodas 10% mais leves, resultando em uma redução do momento de inércia de sete por cento. O kit de corrida inclui um escape de titânio Akrapovič, que combina com a unidade de controle com mapeamentos de competição e escudo térmico de proteção em fibra de carbono. Os manetes de embreagem e freio são de liga de alumínio usinadas em CNC. (colaborou o site “MinutoMotor”)
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: