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Cinco décadas nas cabeças

A Bieffe nasceu em 1972 em Lucca, na bela região da Toscana, Itália. Em 1993, chegou ao Brasil por meio de um acordo de produção e troca de tecnologia com a Starplast, localizada em Iracemápolis, no interior de São Paulo, que em 2015 a adquiriu permanentemente se tornando líder na produção de capacetes na América Latina. Para comemorar seus 50 anos, a marca italiana resolveu se posicionar de forma atemporal. Foi desenvolvido um grafismo de “50 anos”, exclusivo e em edição limitada, para o B12, capacete leve e compacto da Bieffe. Muitas ações estão previstas para acontecer nos próximos meses, além do estudo constante para o aumento do portfólio da marca, que ao longo de suas cinco décadas de existência foi referência nas principais competições mundiais, como Fórmula-1, MotoGP, Rally Paris Dakar e várias modalidades de enduro e motocross. 

Resultados finais do protótipo

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A Triumph anuncia a conclusão oficial do projeto de desenvolvimento elétrico TE-1, com a apresentação dos resultados finais dos testes de protótipo, que superaram os objetivos da parceria entre a Triumph Motorcycles, a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain Ltd e a WMG (Universidade de Warwick), financiada pelo Office for Zero Emission Vehicles por meio da agência governamental britânica Innovate UK. O protótipo superou a autonomia real das motocicletas elétricas equivalentes disponíveis atualmente no mundo, com um alcance de 161 quilômetros, com base em testes e projeções oficiais. A potência de pico é de 130 kW (176,7 cavalos), e o torque instantâneo de 11,1 kgfm permitiram levar o protótipo a acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. O tempo de carregamento (até 80%) é de 20 minutos. O modelo pesa 220 quilos, 25% mais leve do que motocicletas elétricas atuais. 

Já em pré-venda

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De novo visual, mais esportivo, a nova BMW K 1600 Bagger já está em pré-venda no Brasil, com preços de R$ 306.500, de R$ 313.500 e de R$ 326.500. A previsão de entrega é de até dois meses. Importada de Berlim, na Alemanha, a K 1600 Bagger é equipada com um motor de seis cilindros em linha de 1.649 cm³, quatro tempos, 24 válvulas com duplo comando e é capaz de entregar 160 cavalos de potência a 7.750rpm e 17,8 kgfm de torque a partir de 5.250 rpm. O conjunto motriz agrega, ainda, câmbio de 6 marchas e transmissão por eixo cardã. A lista de equipamentos de série engloba freios assistidos por ABS Pro, Controle de Tração Dinâmico (DTC), Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA), manoplas e banco aquecidos, farol xênon, lanterna e luzes indicadoras de direção em leds, controle eletrônico de velocidade, computador de bordo, modos de pilotagem, rádio, preparação para GPS e para-brisa com ajuste elétrico. A família K incorpora recursos tecnológicos semelhantes aos encontrados em automóveis premium, entre eles, farol direcional, Assistente de Partida em Ladeira (HSC), Controle de Pressão dos Pneus (RDC), partida sem chave (keyless), Assistente de Trocas de Marchas Pro, luzes adicionais em leds, interface Bluetooth, sistema de alarme antifurto e marcha a ré.

Nova ofensiva

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A Shineray se tornou a terceira maior montadora de motocicletas em vendas no país – só perdendo para a Honda e a Yamaha. Atualmente, a Shineray oferece um mix de 17 modelos, entre produtos a combustão e elétricos, incluindo ciclomotores, motocicletas, scooters e triciclos. No segundo semestre, a marca chinesa lançará a nova Jef 150s, que marca o retorno da montadora ao segmento de motocicletas de 150 cc. Com pegada street, o modelo tem a proposta de ser uma motocicleta leve, rápida e durável para os grandes centros urbanos. O motor monocilíndrico de quatro tempos, duas válvulas e OHC trabalha em conjunto com um câmbio de 5 marchas e partida elétrica. A velocidade máxima é de 120 km/h, com carga máxima de 150 quilos, incluindo o piloto. As cores disponíveis são vermelho e preto, e o preço sugerido é de R$ 12.290, mais impostos e taxas.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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