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A Volkswagen promoveu a estreia mundial da nova Amarok, projetada e concebida na Alemanha e na Austrália, com produção na África do Sul. Apesar de a marca alemã ter anunciado que a nova geração da picape média, com base na Ford Ranger, viria para o mercado brasileiro, por enquanto, isso está muito longe de acontecer. Para o Brasil e o restante da América do Sul, continuará a vir da Argentina a primeira geração da Amarok, surgida em 2010, com reestilização e atualizações no interior. A nova picape média será destinada à Europa, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e ao Oriente Médio. A filial norte-americana já garantiu a patente da nova geração, mas os Estados Unidos ainda não anunciaram uma data para sua estreia. A segunda geração da Amarok tem 20 novos sistemas de assistência ao motorista, serviços móveis online, motores mais eficientes e de alto torque e duas tecnologias de tração integral. Nos mercados eleitos pela marca alemã, a nova picape chegará a partir do final deste ano. 

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Na segunda geração da Amarok, tudo é novo. No entanto, a Volkswagen fez questão de preservar aspectos do design da versão anterior, a tornando um veículo maior, mais poderoso, mais atlético e mais carismático, segundo o entender da marca alemã. “Para a nova geração, modificamos significativamente o design arquetípico da Amarok. Agora, é inequivocamente mais expressivo e ainda mais impressionante”, afirma Albert Kirzinger, chefe de design da Volkswagen Commercial Vehicles. A nova Amarok está sendo lançada nas versões Life e Style e nas topo de linha PanAmericana (mais off-road) e Aventura (com estilo exclusivo). O capô reto é muito vertical, com jeito característico da marca alemã. O mesmo se aplica às barras que percorrem horizontalmente a grade do radiador com os faróis de leds integrados, padrão em todas as versões. Abaixo das barras transversais, a grade se funde com a carroceria, dependendo da configuração, em um nível mais horizontal da seção dianteira ou – no caso da PanAmericana e da Aventura – em um design em forma de “X”. Em relevo, acima do suporte da placa, está a palavra “Amarok”. A nova geração está sendo lançada com cabine dupla de quatro portas (DoubleCab) e simples de duas portas (SingleCab). Em contraste com outras picapes, a extremidade superior dos arcos das rodas forma na Amarok uma linha praticamente reta em vez de circular. As “asas” acima das rodas de liga leve de até 21 polegadas têm uma aparência mais marcante e são revestidas com plástico robusto. A nova Amarok chama a atenção também na traseira. Abaixo do grande logotipo “VW”, o nome da picape está gravado ocupando quase toda a largura da tampa da caçamba.

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Com 5,35 metros de comprimento, a nova Amarok é 9,6 centímetros mais longa que sua antecessora. A distância de entre-eixos cresceu 17,3 centímetros, chegando a 3,27 metros, oferecendo mais espaço especialmente na segunda fila de assentos da cabine dupla. As capacidades off-road com tração nas quatro rodas como padrão em muitos mercados, também foram aprimoradas com o aumento do vão de submersão, atingindo 80 centímetros. Uma caçamba de carga com 1,54 metro de comprimento e 1,22 metro de largura se abre atrás da versão cabine dupla, enquanto na cabine simples o comprimento é de 2,30 metros. Paletes e outros objetos podem ser fixados na caçamba por meio de anéis de amarração, com cada um podendo suportar uma carga de até 500 quilos. A capacidade máxima de carga da nova Amarok é de 1,16 tonelada.

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Quatro motores turbodiesel (TDI) e um turbo a gasolina (TSI) foram desenvolvidos para a nova Amarok. Para o mercado sul-africano, por exemplo, é o motor de especificação básica que está será utilizado, um 2,0 litros TDI de quatro cilindros com 110 kW (150 cavalos). Em termos de potência, o propulsor a ser usado na maioria nos países será um TDI de 125 kW (170 cavalos). Como terceira opção nos motores a diesel, a Volkswagen Veículos Comerciais oferecerá um 2.0 TDI de quatro cilindros biturbo, com 150 kW (204 cavalos) ou 154 kW (209 cavalos). O propulsor principal será um 3,0 litros TDI V6 com 177 kW (241 cavalos) ou 184 kW (250 cavalos). A partir da potência de 154 kW, todas as versões da nova Amarok terão uma transmissão automática de 10 velocidades servida por um e-shifter (por cabo). Para a variante de 150 kW, essa transmissão estará disponível como opção, tendo de série câmbio automático de 6 marchas ou manual de 5 ou 6 velocidades. Até seis modos de condução – “Normal”, “Eco”, “Escorregadio”, “Neve/Areia”, “Lama” e “Reboque/Transporte” – estarão na nova Amarok. De acordo com a engenharia da Volkswagen, a condução da picape de segunda geração é facilitada pelos mais de 20 sistemas de assistência, como o ACC+ Adaptive Cruise Control, incorporando sinais de trânsito no controle automático de velocidade por meio de varreduras de câmeras.

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Com displays digitais e autoexplicativos, o interior foi configurado pela equipe de design da Volkswagen Commercial Vehicles de forma funcional e de alta qualidade. Os sistemas de painel e de multimídia são compostos por instrumentos digitais de 8 polegadas (Digital Cockpit, com 12 polegadas a partir da variante Style) e uma tela sensível ao toque em formato de tablet com 10 polegadas na Style e de 12 polegadas nas demais para o sistema de infoentretenimento. Foi implementada ainda uma combinação de funções digitais e botões ou interruptores de pressão e rotações ergonomicamente configurados para serem mais intuitivos. O volume do infoentretenimento e as configurações do sistema de tração integral são controlados por essas teclas. Outros recursos como o sistema de som da Harman Kardon – de série na PanAmericana e na Ventura e disponível como opção para as outras configurações – se encaixam nesse cenário de detalhes de alta qualidade. 

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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